Anavitória


9 de fevereiro de 2018


Anavitória

Olhando assim, o nome pode soar estranho. Ao ler, certamente o pensamento que virá à mente é de que se trata de uma dupla sertaneja. Mas Anavitória trata-se de uma dupla formada por Ana Clara Caetano Costa e Vitória Fernandes Falcão.

Não poderia deixar de ser do ramo da música, visto os nomes que carregam: tanto Caetano quanto Falcão, guardadas as devidas proporções, são renomados no mundo musical.

Elas passaram a ser reconhecidas em 2016, quando gravaram um disco e emplacaram músicas em novelas da Globo, como “Agora eu quero ir”, que foi parar em Malhação e “Dengo”, na novela Pega Pega.

 

Anavitória e como tudo começou

Tanto a Ana quanto a Vitória eram estudantes e cursavam suas respectivas faculdades, medicina e veterinária, respectivamente. Mesmo com os estudos, encontravam tempo para se dedicarem à música, fazendo vídeos com interpretações das músicas de seus artistas favoritos.

Como a internet é um caminho sem volta, público e todos veem tudo, um produto viu uma das publicações feitas e gostou e quis saber um pouco mais sobre as duas cantoras. Coincidentemente, esse produtor é empresário do também cantor Tiago Iorc, que foi o autor da música que Anavitória cantou e que encantou o empresário: “Um dia após o outro”. E justamente, um dia após o outro, os caminhos se encontraram elas foram convidadas para gravar um EP, produzido pelo Iorc.

Contendo apenas quatro músicas, sendo duas autorais e duas regravações, o EP foi lançado juntamente com o vídeo ao vivo de uma das músicas do disco, “Singular”. Foi o início da meteórica carreira das duas.

Com o sucesso nas vendas do EP, as duas cantoras estrearam o seu CD, Anavitória, distribuído pela gravadora Universal Music.

Com algumas parcerias com outros cantores, Anavitória foi emplacando, ganhando visibilidade e renovando a MPB. Vencedoras de um disco de ouro, venderam mais de 40 mil discos.

 

Particularidades musicais da dupla, ou duo, melhor dizendo

O nome artístico foi criado pelo empresário Felipe Simas, que não queria que elas fossem confundidas com uma dupla sertaneja. Com isso, pensou na junção dos nomes, fazendo um nome só.

Com um estilo próprio, elas mesclam e passeiam por entre o pop, o folk, visitando a MPB e se intitulando “Pop Rural”, numa junção do popular, a música, com o que elas cresceram ouvindo, resultando em músicas voltadas para o relaxamento, a reflexão, para curtir em um ambiente calmo, suave.

Da dupla, a Ana assume o violão e é a grande compositora das duas. Sofrendo forte influência da mãe e do irmão, ao aprender a melodia que começou a desenvolver as letras das músicas, ora por situações vividas, ora por imaginar determinadas situações.

Já a Vitória é cantora desde pequena, onde, aos 12 anos, já cantava no coral da igreja. Além de cantar para toda a família.

 

Prêmio e indicações do duo

No ano de 2017, o duo Anavitória foi indicado para alguns prêmios, com destaque para o Prêmio Multishow e o Grammy Latino.

Conseguiram sair vencedoras no Meus Prêmios Nick, como revelação musical e no Grammy Latino, como “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.

Comentários