Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de som residencial: dicas e tendências para 2023

projeto de som residencial

O interesse dos brasileiros por ter casas mais inteligentes e conectadas, como mostrou o Censo Moradia Quinto Andar, realizado em março de 2022 pelo Datafolha, tem fomentado as novas tecnologias para a criação de um projeto de som residencial.

 

Para que o sistema de sonorização integre soluções inteligentes à infraestrutura da casa, é necessário que o planejamento seja feito sob medida e desenvolvido de acordo com as necessidades de cada usuário. 

 

O rápido avanço das inovações tem impactado os projetistas de automação residencial e exigido que estejam aptos na escolha das tecnologias mais pertinentes com a residência atendida.

Neste artigo, vamos listar as principais tendências e dicas de sonorização residencial para o próximo ano.

 

Projeto de som residencial: tendências para 2023

 

Para os próximos anos, as principais tendências de sonorização contemplam dispositivos de smart home que melhoram a interação e a conectividade dentro de casa, em especial com a implementação do 5G no país. Confira algumas das principais:

 

Assistentes de voz e alto-falantes

 

A evolução dos alto-falantes, como Amazon Echo e Google Home, que se conectam às assistentes de voz, está no centro dessas tendências. É o que  mostra o relatório da Juniper Research e a previsão de que, até 2024, consumidores irão interagir por comandos de voz em mais de 8,4 bilhões de dispositivos.

 

Na prática, o morador que, por exemplo, está saindo do trabalho, pode preparar à distância a casa para sua chegada. E a lista de tarefas destes alto-falantes inteligentes está se expandindo. 

 

Entre as funções que eles podem exercer atualmente estão:

 

  • controlar a iluminação dos ambientes;
  • definir lembretes e fazer chamadas;
  • definição da temperatura;
  • tocar músicas com o controle de ligar os eletrodomésticos;
  • acionar à distância o sistema de segurança da casa;
  • fazer compras de forma remota.

Saiba mais: Crie um sistema de som inteligente conectado ao Smart Home Alexa

Ao projetar um espaço, saber como integrar as assistentes de voz aos alto-falantes com um amplo alcance é essencial para o sucesso da integração do som em toda residência.

 

Sala de cinema em casa

 

Com a diversidade de serviços de streaming disponíveis, transformar a sala de casa em um cinema é cada vez mais usual e possível por meio da sonorização. Equipamentos de som combinados a recursos de vídeo e posicionamento das caixas podem proporcionar uma experiência sonora semelhante à tela grande. 

O estilo sonoro que será transmitido fica a critério do usuário do ambiente, que pode combinar conexão Bluetooth ou Wireless por meio do sistema de som e um dispositivo como notebook ou smartphone, que conversam entre si.

 

Sonorização IoT

 

Que Alexa, Siri e Google são assistentes de voz que auxiliam na realização de diferentes tarefas todos já sabem, mas elas têm ido além das funcionalidades básicas. 

Com recursos cada vez mais avançados, elas podem controlar dispositivos domésticos acessíveis à Internet, como televisores e geladeiras, a partir de qualquer cômodo da casa, por meio da tecnologia IoT de interconexão digital de objetos cotidianos.

 

IA em equipamentos de sonorização

 

Com a sonorização combinada a recursos de Inteligência Artificial, por meio do reconhecimento de voz, dispositivos interconectados à internet, como eletroeletrônicos e assistentes de voz, passam a oferecer produtos e serviços personalizados e baseados em IA.

Na prática, quando alguém utiliza um equipamento com Inteligência Artificial e começa a falar sobre um tipo de comida, por exemplo, a tecnologia pode apresentar restaurantes próximos com indicações de cardápios e deslocamento até o local. 

 

Inovação em design

 

Design inovador e conforto estético estão dentro do escopo dos dispositivos de som para além do que eles podem oferecer quanto à funcionalidade de áudio. Os principais fabricantes têm investido para que os equipamentos de sonorização tenham o objetivo de decorar o ambiente.

A tendência busca atender a quem busca uma tecnologia do som de última geração, mas que não abre mão do apelo estético. 

 

4 dicas para criar projetos de som residencial modernos e tecnológicos

 

1- Arquitetura do ambiente

 

Considerar a infraestrutura do ambiente em um projeto de som residencial é ideal desde o desenho do arquiteto e do design de interiores, porém, também é possível desenvolvê-lo já com a residência pronta.

Nem sempre o cliente está construindo ou reformando, mas se ele estiver pensando em um equipamento para o imóvel novo é importante ter essa informação.

O ideal é que o projeto de som seja incluído no desenho do arquiteto, pois ele vai pensar no layout do imóvel contando que haverá equipamentos de som naquele local. Assim, pode desenvolver uma planta que converse com todos os equipamentos. 

 

2- Personalização 

 

Um projeto de som deve ser personalizado para atender às necessidades e expectativas do cliente. Um equipamento de som, por mais potente que seja, pode não ser a melhor opção para determinado ambiente e tipo de uso. 

O ideal é desenvolver um projeto personalizado, ainda que o cliente tenha decidido por um kit e está prestes a comprá-lo. Em geral, os kits são formados por recursos genéricos, que nem sempre tem a melhor qualidade e eficiência.

Cabe ao projetista orientar sobre possíveis problemas e os benefícios da montagem de forma personalizada. 

 

3- Conectividade 

 

Para que a automação sonora seja possível, os equipamentos devem contar com recursos de conectividade, como Bluetooth e Wi-Fi, mas não só nesses casos. 

A conectividade, de forma geral, proporciona maior conforto para o usuário, permitindo que ele possa controlar o sistema à distância e consiga conectá-lo ao smartphone ou dispositivos wearables.

 

4- Visita técnica 

 

Montar um projeto de som sem ir até o imóvel fazer uma avaliação é o caminho para o fracasso. O projeto de som personalizado deve considerar as características do ambiente, o que influencia na escolha dos equipamentos.

A acústica do ambiente, o dimensionamento do local, a identificação dos pontos de instalação, entre outros aspectos técnicos, garantem que a consistência das escolhas de sonorização serão condizentes com os desejos do usuário.

Aparelhos Frahm: expertise em qualidade

 

A Frahm desenvolve produtos de sonorização com tecnologia de ponta para projetos de automação residencial. Por meio da parceria sólida com instaladores, investe na evolução profissional por meio do apoio técnico e comercial.   

Se sua empresa ainda não desenvolve projetos de sonorização, mas não quer perder clientes por isso, conte com a nossa equipe.

Entre em contato no link e solicite o projeto do seu cliente.

 

Projeto pronto

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente