A carreira de Lady Gaga


31 de outubro de 2018


A carreira de Lady Gaga

Se te perguntarem se você conhece a cantora Stefani Joanne Angelina Germanotta, provavelmente você não saberá de quem se trata. Agora, caso o nome citado seja Lady Gaga, a legião de fãs se mostrará eufórica. Está certo que muitas pessoas reconhecerão o primeiro nome escrito no texto, mas a grande maioria reconhece mesmo o nome artístico da cantora.

Além de cantora, Lady Gaga é atriz, compositora, produtora musical, modelo, ativista e dançarina. Nascida em Manhattan, nos Estados Unidos, no dia 28 de março de 1986, começou a se apresentar no mundo da música no Lower East Side, no ano de 2003. Voltada para o mundo do rock, pouco tempo depois se matriculou na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque.

Chega o ano de 2007 e ela consegue assinar um contrato com a Streamline Records, que é um selo da editora de discos Interscope Records. Durante o período em que este na Interscope, compôs diversas músicas para vários artistas, fato que fez com que chamasse a atenção do produtor Akon que, percebendo a habilidade vocal da menina, fez questão de levá-la para a sua própria gravadora, a Kon Live Distribuition.

Mostrando que estava fadada ao sucesso, logo no seu disco de estreia, chamado The Fame, em 2008, ganhou destaque e uma legião de fãs. O disco fez tanto sucesso que ela conseguiu figurar entre as rádios mais tocadas no mundo inteiro, ganhando destaque em países como a Alemanha, a Áustria, o Canadá, a Inglaterra e a Irlanda. Claro, no seu país, como não poderia deixar de ser, alcançou a primeira colocação na Billboar 200.

Músicas como “Just dance” e “Poker Face” que foram escritas em conjunto com RedOne, que as produziu também, tornaram-se sucessos internacionais, chegando ao topo da Billboard Hot 100, não só nos Estados Unidos, como em diversos outros países.

Tempos depois, esse mesmo disco conseguiu sete indicações ao Grammy Awards, saindo vencedor em duas categorias.

Influência

Tendo como inspiração artistas consagrados como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, Lady Gaga herdou desses mitos a extravagância, contribuindo com artes diferentes, exageradas, diferentemente de como estava se portando, até então, o mercado musical.

Essa particularidade dela que fez com que se tornasse uma artista reconhecida no mundo inteiro, alcançando a marca de 27 milhões de álbuns vendidos e 66 milhões de singles pelo mundo. Até hoje, é uma das recordistas de vendas de disco no mundo.

Coroando a sua carreira de sucesso, suas conquistas também foram 6 Grammys Awards e 13 MTV Video Music Awards. De forma consecutiva, apareceu na lista dos “Artistas do Ano” da revista Billboard, conseguiu vencer o prêmio no ano de 2010. Além disso, ficou entre as quatro primeiras colocadas na lista das “100 Maiores Mulheres na Música”, do VH1.

Constantemente é destaca nas listas elaboradas pela revista Forbies e, numa dessas foi considerada uma das pessoas mais influenciadoras do mundo. No ano de 2012, Lady Gaga ficou na quarta posição na lista das “15 mulheres mais bem sucedidas do entretenimento”, da Billboard, tendo como faturamento mais de 25 milhões de dólares.

Comentários