A carreira de sucesso de Djavan


21 de dezembro de 2018


A carreira de sucesso de Djavan

 

Um dos nomes mais completos da Música Popular Brasileira, Djavan Caetano Viana é um cantor, compositor, produtor musical e violonista. Com um estilo próprio para compor as suas canções, que retratam a riqueza das cores do dia a dia, fazendo uso de construções metafóricas totalmente diferentes de qualquer outro compositor.

As suas músicas são amplas, confortáveis e possuem um requinte de luxo que todos podem ter acesso a elas. É um artista que mantém acesa a sua veia musical, respeitando a sua forma de pensamento, de montagem de texto, a sua tradição e ritmo de música cantada.

Enumerar todas as suas obras-primas seria extremamente prazeroso, mas faltaria espaço para colocá-las aqui. Mas, vamos agora conhecer um pouco mais sobre sua vida e a sua carreira.

Carreira

Djavan é filho de uma lavadeira e de um vendedor ambulante. Teve forte influência na sua mãe, que cantava músicas da Ângela Maria e do Nelson Gonçalves. Com 11, 12 anos, dividia sua vida por duas paixões: o futebol e a música. No futebol, jogava na Várzea de Maceió, já na música, o equipamento de som quadrafônico da casa do pai de um amigo o encantava.

Preferiu a música e tentou a sorte, aos 23 anos de idade, quando chegou ao Rio de Janeiro. Começou sendo crooner de boates famosas, como a Number One e 706. Teve ajuda de Edson Mauro, grande radialista e conterrâneo de Djavan, que o apresentou a João Araújo, presidente da Som Livre, que o levou para a TV Globo.

Com isso, passou a cantar as trilhas sonoras das novelas, onde gravou músicas de compositores consagrados, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Moraes.

Após três anos na cidade do Rio de Janeiro, utilizando-se das horas vagas, Djavan compõe mais de 60 músicas, com diferentes tipos de gêneros. Um delas, “Fato Consumado”, consegue o segundo lugar no Festival Abertura, feito pela Rede Globo e, assim, chega aos estúdios da Som Livre.

Com isso, gravou o seu primeiro disco, A voz, o violão e a música de Djavan, de 1976. Sendo um disco de samba sacudido, sincopado e diferente de tudo o que era feito na época. Esse disco marcou o início da carreira de Djavan, tendo apresentado outro grande sucesso, Flor de Lis.

Ao longo dos anos, foi compondo canções que marcaram épocas, entrando no hall dos grandes nomes da Música Popular Brasileira. Djavan é perfeito em tudo o que faz, sendo um dos mais consagrados nomes da música no Brasil, é um artista reconhecido no exterior e, a cada ano que passa, o seu trabalho vai sendo realizado de forma ainda mais perfeita, mais pura, melhor.

Seu nome “Djavan” foi dado pela sua mãe, que viu um navio onde esse nome estava escrito nele e resolveu batizá-lo com esse nome.

Se antes disso ninguém se chamava Djavan, hoje em dia são vários aqueles que resolveram homenagear o cantor dando aos seus filhos o nome Djavan.

Só temos que agradecer por Djavan existir!

 

Comentários