Dia do cinema brasileiro: aprecie esta cultura com equipamentos de som de qualidade!


14 de junho de 2021


Dia do cinema brasileiro: aprecie esta cultura com equipamentos de som de qualidade!

O Dia do Cinema Brasileiro é uma data importante para a cultura e história do nosso país. Comemorado oficialmente no dia 19 de junho, a data foi escolhida por causa de um fato histórico: o registro das primeiras imagens do Brasil feitas com um cinematógrafo. No entanto, muitas pessoas comemoram a data no dia 05 de novembro.

 

Para conhecer melhor a história da data e saber porque é comemorada em dois dias diferentes, continue lendo este artigo. Nele, você vai aprender mais sobre a cultura do cinema brasileiro e muito mais. Aproveite a leitura!

 

Quando o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado?

 

No dia 19 de junho de 1898, o italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens do Brasil, a bordo de um navio com cinematógrafo. O equipamento era, na época, uma tecnologia de fotografia e projeção, que capturava de forma rápida e sequencial, uma série de imagens de objetos, e era capaz de projetá-las com a mesma rapidez e de forma intermitente. Essa sequência causava uma ilusão de que as imagens estavam em movimento.

 

Devido a esse fato histórico, a data ficou oficialmente marcada. No entanto, o Cinema também é celebrado no Brasil no dia 05 de novembro, de forma não oficial, e isso se deve a outros acontecimentos que marcaram a história do cinema brasileiro. Um deles foi o nascimento do cineasta César Saraceni, em 1933, deste mesmo dia, ou a morte de Humberto Mauro, um dos precursores do cinema no Brasil, em 1983. A escolha da data seria uma homenagem para ambos.

 

A importância do cinema brasileiro

 

O dia do cinema brasileiro está aí para nos fazer lembrar com mais dedicação desta arte que faz parte da cultura do país. Além de retratar a história do Brasil e dos brasileiros, por muitos anos revelou o talento de grandes nomes da indústria cinematográfica. Desde a sua origem, o cinema brasileiro passou por muitas transformações e descobertas.

 

No entanto, o cinema brasileiro ainda não é muito valorizado no próprio país. A falta de investimento impede que as produções sejam realizadas com o nível de qualidade e profissionalismo que os enredos exigem. Isso faz com que as próprias equipes tenham que investir no projeto e muitas vezes fazer adaptações para que a obra seja produzida. 

 

Além dos investimentos em cenário, contratação de atores, mão de obra e outros recursos fundamentais para produção, um bom filme também deve ter uma boa trilha sonora, transmitida por um sistema de som de qualidade.

 

A trilha faz toda diferença, pois influencia na emoção, estimulando sentimentos e sensações. O som é um agente estético fundamental para qualquer produção cinematográfica. Prova disso é que o maior prêmio de produções cinematográficas em todo o mundo tem categorias específicas para música. 

 

Confira nossa lista de filmes para assistir na quarentena!

 

Sound design em obras cinematográficas

 

Neste ano, queremos trazer um assunto diferente para o seu dia do cinema brasileiro. Queremos falar sobre sound design e sua importância na concepção das obras cinematográficas. 

 

Sound design é a função estética que uma música ou tipo de som atribui a um filme. O termo foi criado pelo montador norte-americano Walter Murch nos créditos do filme Apocalipse Now, de 1979, e passou a ser usado para representar a evolução da tecnologia musical e os processos de manipulação de áudio em produções de cinema.

 

Antes disso, o som não era considerado tão importante quanto a imagem em um filme. Porém, sempre houve a necessidade de estimular o público por meio do som. A passagem do cinema mudo para o cinema com diálogos, por exemplo, foi marcante para a história da sétima arte.

 

A partir desse momento, o som passou a ser parte fundamental das obras produzidas, e novas tecnologias foram desenvolvidas para tornar a experiência do telespectador cada vez mais interessante. 

 

O termo “surround” utilizado na sonorização vem de “to sorround”, verbo que significa cercar ou abraçar, ou seja, a capacidade de envolver o ouvinte.  No cinema, o “surround”, faz com que o espectador entre no estado de imersão total, prendendo sua atenção e levando-o a reagir de acordo com o que acontece na tela.

 

Com isso, o som deixou de ser apenas mais um elemento da produção e passou a ser pensado de forma estratégica e em conjunto com o roteiro para garantir que o público terá a reação desejada pela produção do filme. 

 

A ideia é que esse conjunto seja impactante a ponto do filme bater recordes de bilheteria e receber prêmios importantes, como o Oscar, que tem uma categorias específicas para premiar os filmes com as melhores músicas.

 

O Oscar de 2021 premiou três filmes com categorias exclusivas relacionadas à música:

 

  • Música (partitura original): “Alma”;
  • Música (canção original): “Fight for You” de “Judas and the Black Messiah” ;
  • e Som: “Som do Metal”.

Para conferir porque esses filmes foram os premiados, você também precisa contar com um bom equipamento de som. Do contrário, você não terá a mesma experiência de um som de cinema. E aí, pronto para celebrar o dia do cinema brasileiro assistindo a bons filmes?

 

O impacto da música nas emoções humanas

Comentários