Dicas de canto: o que você precisa saber para ter sucesso nesta atividade


30 de setembro de 2021


Dicas de canto: o que você precisa saber para ter sucesso nesta atividade

Há quem diga que cantar é um dom e as pessoas nascem com ele ou não, mas há também aqueles que acreditam que qualquer um pode cantar. De fato, seguindo algumas dicas de canto e aprendendo técnicas é possível desenvolver estratégias para cantar.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a cantar melhor. Continue lendo, aproveite as dicas de canto a seguir e coloque-as em prática!

 

Aspectos fundamentais sobre o canto

 

Música, assim como outras atividades na vida, é uma questão de prática. Quanto mais você pratica, mais aprimora a sua voz e a sua técnica. Antes de começar, é importante pesquisar sobre canto, entender mais sobre os timbres de voz, como eles influenciam no aprendizado e até identificar qual é o seu tipo.

 

Existem três fundamentos básicos para quem quer começar a cantar, que estão relacionados com:

 

  • fluxo respiratório;
  • colocação de voz;
  • postura ao cantar.

 

O canto nada mais é do que o sopro do ar que vem dos pulmões e vai até nossas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. Essa vibração precisa ser uniforme para manter a estabilidade do som que emitimos. Por isso, treinar a respiração é uma das principais atividades dos cantores.

 

A colocação da voz, encaixe ou impostação vocal, como também é conhecida, consiste em manter a voz nas vibrações que podemos controlar. Uma forma de fazer isso é reparando se você sente que está fazendo mais força do que deveria para cantar ou se sua garganta está arranhando enquanto canta. Se isso acontece, é porque a sua voz está saindo do lugar, perdendo o encaixe vocal.

A postura também é importante, mantendo uma posição enquanto canta vai te ajudar a ter mais controle sobre a sua voz, pelo menos no início, até dominá-la de vez. Veja a seguir, algumas dicas de canto que vão te ajudar.

 

9 dicas de canto para colocar em prática

 

Para começar a cantar, você pode colocar algumas dicas de canto em prática que vão te ajudar no início. No entanto, lembre-se de que é fundamental contar com um professor ou uma escola de canto. Eles vão te orientar com dicas personalizadas, além de entender melhor o seu perfil. Enquanto isso, siga as dicas de canto abaixo para ir treinando:

 

#1 Cante em pé e com a coluna ereta

Cantar em pé ajuda a respiração diafragmática. Isso quer dizer que você terá mais ar para alcançar as notas que precisa e fôlego para sustentá-las por mais tempo. Manter a coluna ereta, no entanto, não quer dizer que você precisa ficar com seu corpo travado, mas sim alinhado. Muitos professores chamam de postura confiante.

 

#2 Mantenha a musculatura do corpo relaxada

Embora a postura ereta seja fundamental, o corpo não pode ficar travado. A flexibilidade é importante, pois facilita a agilidade da musculatura e permite que você se expresse adequadamente. Ou seja, para soltar a sua voz, solte também o seu corpo.

 

#3 Aqueça a sua voz

Continuando com as nossas dicas de canto, trazemos a importância do aquecimento vocal. Essa prática envolve uma série de exercícios técnicos que ajudam a fortalecer a voz e a melhorar a performance do canto. Existem diversos exercícios e você pode fazer alguns antes e depois de cantar. Além  de manter a voz aquecida, você evita lesões em suas cordas vocais. Mas não exagere!

 

#4 Faça desaquecimento e repouso vocal

Assim como o aquecimento é importante, o desaquecimento e o repouso também são fundamentais. O desaquecimento é uma prática que usa exercícios semelhantes ao de aquecimento, mas com menor intensidade e com outro objetivo, o de relaxar a musculatura.

 

Depois que fizer esses exercícios, fique alguns minutos em silêncio e sem falar. Isso vai te ajudar a preservar a sua voz por muito mais tempo.

 

#5 Hidrate-se bem

A hidratação da mucosa é fundamental dentre as nossas dicas de canto deste conteúdo. Por isso, o indicado é ingerir ao menos dois litros de água por dia e manter a garganta bem hidratada sempre que estiver fazendo exercícios vocais ou estiver cantando.

 

#6 Evite a ingestão de alimentos e bebidas muito quentes ou frios

O consumo de bebidas e alimentos muito quentes ou frios prejudicam as cordas vocais. O recomendado é sempre consumir alimentos e bebidas em temperatura ambienteou mais mornos. Principalmente em dias que antecedem os momentos em que você vai precisar cantar.

 

#7 Ouça a sua voz

Grave a sua voz enquanto estiver cantando e ouça sempre que puder. Isso vai te ajudar a reconhecer a sua voz, seus timbres, tessituras, partes ressonantes da máscara facial etc. Ao monitorar a sua voz constantemente, você consegue identificar falhas e o que precisa ser melhorado.

 

#8 Aprenda a configurar o microfone para sua voz

Se você treina com microfone, é importante aprender a configurá-lo corretamente. Seu tom e timbre de voz podem ser prejudicados se o microfone não estiver bem configurado. Isso pode fazer com que você não consiga identificar e corrigir falhas.

 

#9 Reproduza a música em caixas de boa qualidade

Grave enquanto canta e depois reproduza o som gravado em uma caixa de som de boa qualidade. Dessa forma, você vai poder identificar pontos que precisam ser melhorados enquanto canta, além de ver onde está evoluindo.

Quer aprender mais sobre música e colocar em prática as dicas de canto aprendidas hoje? Entenda como a ciência por trás do som funciona baixando nosso conteúdo!

Comentários