Ideias de música para celebrar o Dia Mundial do Rock!


13 de julho de 2021


Ideias de música para celebrar o Dia Mundial do Rock!

O Dia Mundial do Rock é comemorado no mês de julho, mais precisamente, no dia 13. Antes da pandemia, diversos eventos aconteciam em todo o país para celebrar a data. Mas nem o isolamento social é capaz de impedir quem quer comemorar este dia. Com algumas ideias de música, você pode aproveitar o Dia Mundial do Rock sem sair da sua casa!

 

Que tal montar uma playlist diferente? Neste artigo, além de conferir algumas ideias de música para celebrar a data, você vai conhecer a história da data e algumas curiosidades sobre a comemoração. Continue lendo o artigo e confira!

 

Como surgiu o Dia Mundial do Rock?

 

Embora seja uma data conhecida como mundial, apenas o Brasil comemora o dia do Rock. Você sabia? É isso mesmo. A data foi criada por Phil Collins, que sugeriu, durante o Live Aid, que a partir daquele ano (1985), todo dia 13 de julho fosse comemorado o Dia Mundial do Rock. 

 

O mega evento, que foi realizado com o objetivo de levantar dinheiro para o combate à fome na Etiópia, foi um sucesso, visto por aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo. O Live Aid reuniu nomes como Queen, Paul McCartney, David Bowie, U2, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, The Who, Madonna, Led Zeppelin, entre outros.

 

—> Veja como a música impacta as emoções humanas

 

Apesar do sucesso do evento, a ideia de criar um Dia Mundial do Rock não foi bem aceita em todos os países, apenas no Brasil. Duas rádios roqueiras da cidade de São Paulo, a 89 FM e a 97 FM, promoveram a data e fizeram com que ela passasse a ser comemorada todos os anos.

 

Em outros países, a comemoração acontece em outras datas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia do Rock é comemorado no dia 9 de julho.

 

A história do Rock

 

O rock é um dos estilos musicais mais populares e amados em todo o mundo. Sua história começa nos Estados Unidos, entre as décadas de 1940 e 1950. O estilo foi criado a partir da influência afro-americana, devido à mistura do jazz e do rhythm and blues (R&B). Outros estilos, como o country and western, também influenciaram a criação do rock.

 

Para alguns especialistas, um marco no surgimento do estilo musical é a canção Rocket 88, de Ike Turner e Jackie Brenston, que foi gravada em março de 1951. A música seria a primeira composição de rock ‘n roll da história

 

Porém, outros estudiosos alegam que não é possível determinar um marco para a criação do rock, esses especialistas defendem que o estilo surgiu a partir de uma evolução não linear. 

 

Outra teoria, que muitas pessoas refutam, é a de que Elvis Presley foi o “pai do rock”.  Presley não criou o estilo, mas por ter se tornado mundialmente famoso, ajudou a popularizar o rock. 

 

—> Quer saber mais sobre a história da música de forma geral? Baixe o e-Book e confira!

 

e-book história da música

 

6 ideias de música para celebrar o Dia Mundial do Rock

 

O rock faz parte da história e da cultura ao redor do mundo. Diversas famílias incluem a data em suas comemorações e festividades. Nessas ocasiões, são promovidas festas e encontros, com muita música, decoração temática e conversas sobre os melhores cantores, álbuns, músicas etc. 

 

Se você quer comemorar o Dia Mundial do Rock de uma forma diferente este ano, aproveite nossas ideias de música para celebrar a data. A seguir, você vai ver a lista que preparamos, com os maiores clássicos do rock. Vamos lá?

 

We Will Rock You — Queen

 

Até quem não é fã de rock conhece essa música. Um dos maiores clássicos da história do rock e da banda Queen, We Will Rock You já foi reproduzida milhares de vezes em filmes, séries, programas de TV, publicidade etc. É um ícone, por isso não pode faltar em nenhuma lista!

 

It’s Only Rock ‘N’ Roll (But I Like It) — Rolling Stones

 

Essa música tem uma curiosidade. Apesar de ter sido lançada em 1974, a música dos Rolling Stones ficou mundialmente famosa apenas em 1999, ou seja, 20 anos depois. It’s Only Rock ‘N’ Roll, foi regravada por vários artistas, anos após o seu lançamento, para compor uma campanha. O objetivo da ação era arrecadar fundos para uma instituição que atendia crianças com câncer. Inclua essa música na sua lista e aproveite!

 

My Generation — The Who

 

Uma das principais características do rock é que muitas letras têm cunho político e social, falam de assuntos que indignaram a população. Talvez, essa fosse uma característica do perfil de músicos que faziam rock: jovens que queriam mudanças na sociedade. Esse pensamento é bem representado pela letra e som da música My Generation, da banda The Who. Um clássico do rock digno de constar na sua playlist entre as ideias de música!

 

Stairway To Heaven — Led Zeppelin

 

Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, é outro clássico que até os “não roqueiros” reconhecem quando ouvem. A música marcou gerações e também foi trilha de filmes, novelas e roteiros publicitários. A música é icônica, pois reúne diferentes gêneros musicais em um único solo de violão, acompanhado por três flautas.

 

Enter Sandman — Metallica

 

Essa é uma das músicas mais famosas do Metallica e foi a responsável por colocar a banda como uma das referências em rock da história. A letra de Enter Sandman conta a história de um personagem do folclore europeu que coloca areia nos olhos das crianças para deixá-las com sono. Na história, apenas as crianças boas terão sonhos bons, e aquelas que não eram obedientes enfrentariam terríveis pesadelos. Curioso, né? Adicione na sua playlist e confira mais sobre essa história!

 

Highway Tune — Greta Van Fleet

 

De autoria da banda Greta Van Fleet, fundada em 2012, a música Highway Tune foi a composição que lançou os músicos nas paradas de sucesso do Rock. A música foi lançada em 31 de março de 2017 como single, de modo que encerramos nossa lista de ideias de música com uma composição super recente. Se você ainda não conhece, não perca essa oportunidade!

E aí, gostou das ideias de música para comemorar o Dia Mundial do Rock? Quais outras músicas você incluiria nesta lista? Deixe suas ideias de música nos comentários e continue acompanhando os posts no blog da Frahm para aprender ainda mais sobre música! Feliz Dia do Rock!

Comentários