7 dicas para você fazer uma live musical de sucesso


29 de outubro de 2020


7 dicas para você fazer uma live musical de sucesso

A live musical virou uma opção de negócio para músicos que precisavam se manter durante a quarentena. Mais do que uma forma de monetização, pois nem todos conseguem levantar recursos com essas apresentações, essas lives se tornaram um meio de divulgação do trabalho.

 

Uma live musical na internet tem potencial para que o músico alcance um público muito maior do que o que seria atingido presencialmente, e também que seja conhecido por novas pessoas. Se você ainda não fez a sua live ou quer fazer uma apresentação mais profissional, confira nossas 7 dicas para fazer uma live musical de sucesso. 

 

O novo mercado de live musical 

 

As lives de música tiveram um pico no início da pandemia. A pedido dos fãs, diversos artistas famosos começaram a se apresentar na internet. Os músicos menores também viram nesse recurso uma forma de conversar com o seu público, promover seu trabalho e serem vistos por mais pessoas. 

 

Um levantamento realizado pela Google, dona do YouTube, revelou que mais de 85 milhões de pessoas no Brasil viram lives de música durante a pandemia. A febre foi maior no início do isolamento social, depois foi perdendo força, mas ainda é possível aproveitar deste recurso de divulgação

 

Agora que as apresentações dos grandes artistas diminuíram, pode ser uma oportunidade para quem quer viralizar na internet com uma boa live musical. Para promover uma live de sucesso, no entanto, é preciso investir tempo, dedicação e utilizar os equipamentos certos. Veja a seguir quais são os recursos que podem te ajudar e a quais pontos você deve se atentar.

 

Como fazer uma live musical de sucesso?

 

1. Escolha a plataforma certa

 

Além de lives musicais, outros tipos de conteúdo foram produzidos durante a quarentena no formato ao vivo. As plataformas mais utilizadas para isso têm sido o Instagram e o YouTube, mas existem outras opções na internet.

 

Antes de definir a sua, procure por lives musicais nessas plataformas e assista. Veja os pontos positivos e negativos de cada uma, analise suas necessidades e faça a sua escolha. A mais utilizada pelos músicos tem sido o YouTube pois a plataforma permite a transmissão por meio de smartphone ou câmeras e o músico pode compartilhar o link em suas redes.

 

2. Defina o repertório

 

A escolha do repertório vai influenciar no público que você vai atrair. É importante que você siga o mesmo estilo de música que está acostumado a apresentar. Assim, terá mais segurança e conseguirá garantir a audiência das pessoas que conhecem o seu trabalho.

 

Faça uma lista com as músicas que o seu público mais gosta e, se achar válido, adicione algumas novidades para tornar a apresentação mais especial e inovadora.

 

3. Prepare os equipamentos para a gravação

 

Quais equipamentos você vai precisar para a gravação? Câmeras, tripés, iluminação, cabos, microfones etc. Faça uma lista com todos os recursos necessários e também se vai precisar de pessoas para te ajudar durante a transmissão. 

 

Se possível, monte a estrutura em casa e faça alguns testes antes da live, para ter certeza de que tudo vai funcionar na hora da apresentação. Isso também vai evitar que você esqueça de algum equipamento. 

 

4. Comece a ensaiar

 

Aproveite os equipamentos que vai utilizar na apresentação e grave os seus ensaios. Depois assista as apresentações e veja o que precisa ser corrigido ou melhorado. É importante que você ensaie exatamente o repertório que vai usar na live musical. 

 

Conte com a ajuda dos amigos ou da sua família nesse momento, eles podem dar direcionamentos e dicas de melhorias para a hora do show. Comece a ensaiar com um certo tempo de antecedência para garantir que tudo sairá da melhor forma possível.

 

5. Divulgue a sua live musical

 

A divulgação é fundamental para atrair uma boa audiência para a sua live musical. Use as suas redes sociais para divulgar a live e peça a amigos, familiares e conhecidos que também ajudem a divulgar. Quanto mais você fizer isso, mais chances terá de atrair muitos telespectadores.

 

Aproveite alguns recursos que as redes sociais oferecem, como a opção de criar evento no Facebook e a contagem regressiva no Instagram. Essas duas funcionalidades oferecem um sistema de lembrete ao usuário que pode ser bem interessante no caso de lives musicais.

 

6. Invista em bons equipamentos de som

 

Caixas de som, uma mesa de som, amplificadores, cabos e microfones são alguns dos recursos que você vai precisar em sua live. Esses equipamentos vão garantir uma transmissão de qualidade.

 

Teste esses equipamentos junto com as câmeras. Assim, você consegue ver se haverá interferências, falhas ou até se as câmeras estão capturando o áudio com a potência e qualidade que deveriam. 

 

Investir em bons equipamentos é uma forma de garantir que você não terá problemas nos ensaios ou na hora da apresentação. Por isso, busque um fabricante de confiança e que ofereça garantia e suporte sobre seus equipamentos. 

 

7. Prepare-se para o dia da live musical 

 

Antes da live, certifique-se de que a internet está funcionando adequadamente, afine os instrumentos, conecte todos os equipamentos e teste tudo. Faça alguns ensaios antes de se conectar para ir se soltando e se livrar do nervosismo. 

Agora que você já sabe tudo que precisa para fazer uma live musical de sucesso, comece a organizar a sua e marque as redes sociais da Frahm na apresentação. Queremos assistir!

 

Ciência por trás do som: como a mágica acontece

Comentários