Tecnologia Wifi: conheça essas e outras tendências de mercado no mundo da música


5 de junho de 2018


Tecnologia Wifi: conheça essas e outras tendências de mercado no mundo da música

Uma nova maneira de ouvir música

A forma de se ouvir música tem mudado muito ao longo dos anos. Há apenas vinte anos atrás, a internet não era difundida no mundo e todos ouviam suas musicas através de CDs e DVDs, objetos físicos que eram compartilhados pessoalmente entre familiares e amigos. Atualmente, tudo está completamente diferente, os serviços de streaming dominaram totalmente o mercado, oferecendo uma enorme gama de músicas a apenas um clique de distância. A era tecnológica anda a passos largos e coisas novas surgem constantemente.

Hoje em dia, se preza pela facilidade e comodidade na hora de ouvir músicas. Melhor ainda se não houver a necessidade de tomadas e vários acessórios. O objetivo é que o simples fato de ouvir música seja uma experiência única e principalmente, prática e fácil. Aliás, a praticidade é uma das exigências do novo usuário: o cara conectado. Essa tendência pode ser comprovada pelo avanço rápido do comportamento do consumidor que hoje prioriza entre outros itens de consumo o smartphone. De acordo com especialistas, para este ano, há a previsão de que o número total de usuários de smartphones chegue a 2,32 bilhões em todo o mundo, um aumento de 70% em relação aos dois anos anteriores.

Se antes precisávamos ir até uma loja física escolher um novo CD, agora uma variedade infinita de músicas é ofertada em aplicativos e serviços de streaming. O surgimento do streaming, com sua alta capacidade de distribuir conteúdo, representou mudanças significativas, tanto para plataformas quanto para consumidores. O relatório anual da Pró-Música Brasil constatou que serviços como Spotify, Apple Music e YouTube tiveram receita 52% maior no Brasil em 2016 e já rendem o triplo de mídias físicas como CD e DVD. O estudo considera um cenário em que, até 2020, 6 bilhões de pessoas estarão conectadas.

Tecnologia Wifi: uma inovação da marca FRAHM no Brasil

A Frahm está em constante atualização de pesquisas e tecnologias para acompanhar este mercado que muda rapidamente e sempre possui novas necessidades. Ela tem sido pioneira na aplicação de tecnologias de conectividade em suas linhas de produtos e tem investido no aprimoramento de suas caixas permitindo que tanto músicos profissionais, quanto ouvintes de música possam ter o melhor em suas mãos. A inovação é constante e novos produtos são lançados periodicamente para apresentar ao mercado soluções completas e eficientes independentes do uso final. Agora, ela é a primeira empresa do país a investir em amplificadores que funcionam com tecnologia Wireless.

Eles possuem o sistema Multiroom que utiliza a internet residencial – Wifi – para gerenciar produtos Frahm em ambientes distintos de sua casa. Este sistema permite renomear os produtos Frahm e assim, em cada cômodo você consegue ouvir suas músicas ou playlist favoritas através do aplicativo Muzo. Tudo isso sem precisar se utilizar de senhas ou pareamento de telefones celulares.

O aparelho sonoriza até quatro ambientes e possui também conexão óptica digital e RCA para conectar em qualquer aparelho analógico ou digital, além das conexões Bluetooth, USB e Rádio FM.

Como funciona o aparelho

Ele funciona através da famosa rede Wifi, que é uma rede sem fio (também chamada de wireless) na qual é possível acessar a internet apenas por sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, não sendo necessária a utilização de fios conectores. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas utilizadas pelas emissoras de rádio.

Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e, em virtude disso, emitem ondas de rádio, as quais transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wifi, utilizadas para fornecer acesso sem fio à internet, operam de forma análoga: um adaptador (sem fio) capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, as quais são transmitidos com o auxílio de uma antena.

O roteador (também sem fio), cuja função é realizar a distribuição dos sinais da rede, além de “escolher” o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados, é quem recebe o sinal e o decodifica. É ele quem envia as informações para a internet usando uma conexão (com fios), a Ethernet, responsável pela interconexão de redes locais.

Para que o amplificador funcione, o sinal dessa rede Wifi deve estar ao alcance do aparelho, com ambos devidamente ligados. Para utiliza-lo, deve-se baixar o aplicativo Muzo e conectá-lo com a rede da casa. Após realizar as configurações necessárias no aplicativo, a experiência de ouvir musica fica ainda mais fácil e mais rápida, otimizando-a. É a tecnologia sendo benéfica e trazendo mais praticidade e comodidade.

Comentários