Equipamentos de som: como vender no Natal


18 de dezembro de 2020


Equipamentos de som: como vender no Natal

O final do ano pode ser uma das melhores épocas para as lojas de equipamentos de som. Os consumidores estão procurando por presentes e itens para suas festas em família. No entanto, para vender no Natal ou no Ano Novo a loja precisa ter uma estratégia direcionada para o perfil de público que utiliza essa época do ano para fazer compras. 

 

Um bom planejamento, uma equipe estruturada e bem capacitada são alguns fatores que as lojas devem ter atenção para vender no Natal. Neste artigo, você vai ver algumas dicas que vão te ajudar a vender equipamento de som nessa época do ano. Confira!

 

Natal é a principal data de vendas para o varejo

 

O Natal é a data comercial mais democrática do ano, pois abrange todos os perfis de clientes. Nesta época, as pessoas compram presentes umas para as outras e todo mundo é presenteado. Por isso, é um ótimo período para a venda de equipamentos de som. No entanto, embora seja um período propício para as lojas, vender no Natal não é tão fácil. 

 

As lojas precisam investir na formação de seus profissionais, tornando-os altamente capacitados para entender as necessidades dos clientes e conseguir atender suas expectativas. Os vendedores precisam conhecer de forma aprofundada sobre os equipamentos, suas características, como funcionam etc.,  para fazer vendas de sucesso. 

 

A seguir, veja as dicas e descubra o que o seu time precisa saber para vender no Natal. 

 

Equipamentos de som: 4 dicas para vender no Natal

 

Orçamento

 

O primeiro ponto de uma venda é o orçamento. Oriente sua equipe de vendas a perguntar ao cliente sobre o orçamento estimado para a compra do equipamento de som. Assim, é possível oferecer um produto de qualidade, dentro das características desejadas e possibilidades de investimento do cliente.

 

Características de cada equipamento

 

Lojas de departamento, geralmente, trabalham com produtos de diversas marcas, o que engloba uma variedade de itens e características. Conhecer todas profundamente é uma meta difícil de ser alcançada, principalmente por vendedores que acabaram de ser contratados.

 

Oferecer um treinamento prévio sobre cada equipamento é fundamental para que o vendedor conheça pelo menos o básico de cada produto. Com o tempo e a necessidade de atendimento ao cliente, os vendedores vão se aperfeiçoando cada vez mais. 

 

Durante o treinamento, destaque quais são as principais diferenças entre os produtos e as marcas. Isso vai ajudar o vendedor a orientar o cliente sobre as melhores alternativas. Por exemplo, alguns clientes costumam valorizar mais as marcas importadas, mas não se dão conta de que, em caso de problema com o equipamento, terão mais transtornos para solicitar uma troca ou devolução do item. Dessa forma, um produto nacional é mais vantajoso

 

Potência e impedância

 

Essas duas características costumam  causar muita confusão entre os clientes, pois, em geral, eles acreditam que um som alto é sinônimo de potência. No entanto, esses dois pontos não estão diretamente relacionados. 

 

A potência está relacionada com o alcance do som. Ao sonorizar um ambiente pequeno, por exemplo, o cliente não precisa de muita potência, pois o alcance do som será menor do que em um auditório, por exemplo. 

 

Nesse caso, o que deve ser priorizado é a impedância do aparelho. A medida é a capacidade de resposta de um circuito elétrico percorrido por uma corrente alternada. Ou seja, quanto tempo o som leva para percorrer uma rede sonorizada. 

 

O vendedor deve ter essas informações claras em mente para conseguir explicar e orientar o cliente sobre as melhores alternativas para o seu tipo de necessidade e, assim, vender no Natal e em qualquer outra ocasião ou período do ano.

 

Reverberação sonora

 

A reverberação sonora acontece quando o som é refletido, assim como um eco, porém, sua resposta é mais rápida e curta, por isso é considerada como discreta. Ainda assim, é bastante prejudicial para a sonorização como um todo.

 

A temperatura e a densidade do ambiente, por exemplo, são aspectos que podem favorecer a reverberação sonora. Por isso, além do conhecimento sobre os equipamentos, é importante entender melhor sobre ambientes, tipos e características.

 

Esses são os principais pontos que devem fazer parte de um treinamento para vendedores. Inclua também informações sobre a sua loja, tipos de garantia que o cliente tem por parte do fabricante e da loja e uma apresentação sobre os fabricantes. Conhecer sobre quem fabrica os produtos, seus processos e reputação, ajuda a aumentar a confiança dos clientes. 

 

A Frahm é uma indústria brasileira que está há anos no mercado entregando produtos com design moderno, tecnologia avançada e qualidade. Você, seus vendedores e clientes têm todo o suporte da equipe técnica da empresa para o que precisar. Conheça todas as vantagens de comprar equipamentos Frahm para vender no Natal.

 

vender equipamentos frahm

Comentários