Dicas para sonorização de ambientes em condomínios

Quem é arquiteto sabe que projetos de sonorização de ambiente são sempre um enorme desafio. Isso porque, há equipamentos e regras que precisam ser atendidas.  Ou seja, se para projetos residenciais a atenção precisa ser intensa, imagina então quando o assunto é a sonorização de ambientes em condomínios?

Para lidar bem com essas demandas que vêm ocorrendo cada vez mais, você precisa estar familiarizado com o que há de mais moderno e útil no segmento. Tal atitude, será um diferencial e lhe fará ganhar autoridade perante ao seu mercado.

A Frahm, líder nesse setor, pode te ajudar com dicas práticas para atender esse tipo de demanda. Confira!

Quais as vantagens de sonorizar o ambiente em condomínios?

A sonorização de ambiente em condomínios é algo, relativamente, recente, onde as construtoras passaram a visualizar as vantagens de oferecer esse diferencial aos futuros moradores ou trabalhadores do local.

Seja nos espaços compartilhados, como salão de jogos, de festas, churrasqueiras ou mesmo, um tipo de sonorização para atender a parte de funcionários, é importante viabilizar essa questão ainda na prancha de projetos.

A lista de vantagens só cresce, ano após ano, mas o que é possível concluir é que a satisfação dos utilizadores é garantida!

Sabendo das vantagens, agora é aplicar!

# Dica 1 – Iniciar o ambiente para ter a sonorização

Em sonorização de condomínios é muito importante que o ambiente em si seja convidativo para isso, afinal não adianta nada ter música ambiente, se o local não é agradável.

No entanto, nisso tudo há um outro lado: é preciso dimensionar a amplitude do som para que ele não exceda o limite do sossego dentro dos ambientes privados. Fazendo com que o que era para ser divertido, se torne uma briga de vizinhos.

Tendo essa ciência, a Frahm recomenda:

  • Em salões de festa, sala de reuniões, academia ou área comum, a instalação de um revestimento acústico que impeça a propagação do som. De preferência com materiais que seja absorvente, assim o som não irá sofrer reflexão, logo as pessoas que estão dentro não precisarão elevar o tom de voz para conversar;
  • Janelas e portas com a espessura adequada para evitar que o som saia ou sons externos entrem;
  • Já se a sonorização for acontecer em um local aberto, seja uma quadra esportiva interna ou na churrasqueira, é importante mensurar a potência e a distância da área residencial ou comercial, evitando que o volume atrapalhe outros.

#Dica 2 – Qualidade é fundamental

Para garantir que a sonorização de condomínios seja executada na máxima qualidade, é seu papel, como arquiteto:

  1. Conferir e verificar que as caixas estão dimensionadas adequadamente. Recomendamos que elas fiquem entre 4 a 8 metros de distância.

 

  1. Verificar se as inclinações das caixas estão corretas, formando um ângulo de 30 a 45 graus em relação a parede que for colocada;

 

  1. Modelos das caixas se adequam ao ambiente. Normalmente, é recomendado que quanto mais alta a caixa for instalada, haja uma rejeição em modelos quadrados.

 

  1. Por fim, caixas instaladas são apenas uma etapa do processo. Como você bem sabe, é preciso criar um ambiente que dê qualidade e, ao mesmo tempo, absorva o som. Então, tapetes, cortinas, painéis e até mesmo plantas podem e devem ser usadas.

Percebeu como a sonorização em ambientes de condôminos precisam de atenção especial?

Nós, aqui da Frahm, temos diferentes tipos de modelos e marcas que irão se adequar a sua necessidade. Venha conhecer nossa linha de produtos.

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente