O que é subwoofer? Conheça mais sobre a tecnologia

A reprodução de áudio com frequências baixas com qualidade, ou seja, de sons graves, só é possível com a utilização de um equipamento específico: o subwoofer. Esse aparelho é fundamental para ouvir determinados tipos de sons com mais nitidez.

 

Um projeto de som é desenvolvido com diferentes objetivos, por isso, é importante entender melhor sobre os equipamentos que são utilizados em sua formação. Esse conhecimento vai permitir que você escolha os recursos necessários para atingir o objetivo desejado. 

 

Para explicar  melhor o que é um subwoofer, como ele funciona e os benefícios que oferece para seus usuários, preparamos este artigo. Confira!

 

O que é subwoofer?

 

Subwoofer é um alto-falante específico para reproduzir frequências baixas, responsáveis pelos sons mais graves nas músicas e áudio em geral. O equipamento cobre frequências que vão de 20 a 200Hz e foi desenvolvido para potencializar uma faixa específica do espectro de som. 

 

Sons de baixa frequência são mais difíceis de serem alcançados pelos alto-falantes. O subwoofer resolve esse problema, proporcionando maior potência. Eles são encontrados em diferentes níveis, mas o objetivo de uso é sempre o mesmo.

 

Eles são divididos em dois tipos.

 

Subwoofer ativo

 

No modelo ativo, o subwoofer conta com alto-falante independente e amplificador. Os dois recursos trabalham em conjunto para proporcionar o desempenho ideal ao aparelho. Com isso, uma alta carga de energia é disparada, permitindo que o aparelho reproduza o som com maior potência.

 

Subwoofer passivo

 

No modelo passivo, o equipamento precisa ser alimentado por amplificador externo ou por receptores de áudio e vídeo (A/V), e se assemelha a alto-falantes tradicionais. Outra característica do subwoofer passivo é que precisa de mais energia para reproduzir sons de baixa frequência. O amplificador precisa ter capacidade energética para reproduzir os efeitos dos sons graves.

 

O que é woofer e qual a diferença entre subwoofer?

 

O woofer é um tipo de alto-falante em formato de cone que move o ar e emite as ondas sonoras. O movimento é provocado por um eletroímã, que faz a película se mover, gerando o som. O aparelho cobre frequências entre 50 Hz e 4.500 Hz, dependendo do seu diâmetro, e é mais indicado para a reprodução de sons graves e de menor frequência.  

 

A principal diferença entre o subwoofer e o woofer é que o primeiro foi criado para atender uma faixa específica do espectro sonoro. Isso porque o equipamento reproduz sons de curta amplitude e frequências menores, assim o deslocamento de ar é maior. 

 

Por compreender um espectro sonoro maior, o woofer não reproduz bem frequências de ambas extremidades, como agudos e graves. Quando é usado para reproduzir frequências mais graves, o som fica comprometido, perde qualidade e prejudica os estímulos que costuma causar nos ouvintes. Por isso, nesses e em outros casos, os subwoofer são a melhor alternativa. 

 

Os woofers, por outro lado,  são indicados para reprodução de sons graves e médio-graves, como sons instrumentais de bumbo, tambor, algumas áreas do piano ou da guitarra etc. 

 

Por que um subwoofer é importante para os projetos de sonorização?

 

Subwoofer é responsável por fazer você sentir a emoção do som, seja na música ou no áudio de um filme. Por exemplo, quando você está vendo uma cena de suspense, a trilha sonora é fundamental para fazer o seu corpo arrepiar de medo, mas isso só é possível porque o subwoofer está potencializando os graves do áudio. 

 

Aquelas cenas de ação com helicópteros, explosões e barulhos que fazem tremer toda a sala acontecem porque o conjunto de som conta com um subwoofer. Por isso, é um recurso fundamental em salas de cinema e equipamentos de home theater. 

 

Apesar de ser tão necessário para qualquer projeto de sonorização, a maior parte das pessoas sequer sabem de sua existência. Percebem apenas quando o projeto não tem um subwoofer, pois sentem o som “mais fraco”, sem aproveitar todo o potencial da música ou de efeitos sonoros. 

 

Como escolher um subwoofer para projetos de sonorização de ambientes?

 

Alguns pontos que você deve avaliar na hora de escolher o equipamento ideal são os tipos de subwoofer e suas caixas. 

 

 

Tipos de subwoofer

 

Os subwoofers ativos, por exemplo, são mais recomendados no mercado, em geral, pois contam com seu próprio sistema de amplificação. Esses modelos também são mais comuns e contam com maior variedade. O equipamento pode ser encontrado em versões com ou sem fio, facilitando o uso e a mobilidade.  

 

Os modelos passivos não contam com amplificação própria, por isso, são dependentes de elementos externos. O funcionamento depende da conexão com outros aparelhos ou por cabo A/V, pois não contam com fonte de alimentação de energia.

 

Tipos de caixa subwoofer

 

Em relação às caixas de subwoofer, existem dois tipos: a Bass Reflex e a Selada. 

 

A caixa Bass Reflex é o modelo mais usado, tem saída de ar externa, exige menos potência para reproduzir os graves, proporciona uma experiência melhor com baixas frequências e está disponível em mais opções.

 

A caixa Selada não tem nenhuma abertura, tem uma resposta mais uniforme e não distorce o volume do som. Além disso, apresenta boa resposta temporal, mas sua curva de atenuação de som não é muito pronunciada. 

 

Finalidade do subwoofer 

Outro ponto importante para avaliar é o objetivo de uso do equipamento. O projeto de som é para área interna ou externa? Salas de TV não exigem tanta potência do subwoofer, diferentemente de ambientes abertos. 

 

Além disso, projetos residenciais e de lazer não exigem um grande investimento. O subwoofer pode ser encontrado em diversos preços, que vão variar de acordo com:

 

  • tamanho da caixa, 
  • frequência,
  • potência. 

 

Leve em consideração que você terá que investir em outros equipamentos. Priorize sempre a qualidade do seu som. Na dúvida, contrate um especialista para te ajudar. Aparelhos mais específicos, como é o caso do subwoofer, exigem uma orientação técnica para evitar falhas e frustração. 

 

Quer aprender como indicar o subwoofer certo para seus clientes? Confira o Guia Completo sobre Subwoofer!

 

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente