Sonorização de ambientes é a aplicação de conhecimentos físicos, teóricos e práticos, no desenvolvimento de um projeto que permita escolher os equipamentos mais adequados e a melhor disposição deles dentro de um espaço frequentado por pessoas, de modo que elas recebam a mesma mensagem sonora (músicas ou voz) da forma mais confortável, inteligível e eficiente possível.
Por mais que o senso comum acredite que para obter resultados satisfatórios é preciso apenas distribuir fios elétricos, alto-falantes e amplificadores dentro de uma sala para que o trabalho tenha sido feito com qualidade, essa é só uma parte do processo. Antes, é preciso compreender qual é a proposta da sonorização naquele ambiente e a qual finalidade esse recurso se destina.
Além disso, qualquer interessado nesta área deve saber que a propagação de conteúdo por meio de ondas sonoras pode impactar positiva ou negativamente um público: quando usada de forma consciente e planejada, consegue até aumentar as vendas de um estabelecimento comercial; se improvisada ou ignorando conceitos fundamentais, irrita e leva o ouvinte a casos extremos de alteração de sono, perda auditiva e até doenças cardiovasculares e dificuldades de aprendizado. Se esses efeitos adversos ocorrerem frequentemente, os danos podem ser irreversíveis e muito mais caros do que o investimento em um sistema adequado e bem estruturado.
Imagine a situação de um shopping center, que além dos visitantes esporádicos tem frequentadores que passam até oito horas diárias no seu interior, como os funcionários das lojas. O cuidado com o planejamento do sistema deve ser feito com muita cautela, de forma a impedir o desconforto e minimizar a inutilização dos equipamentos de forma precoce.
Essa última atitude costuma ser adotada em casos em que o dimensionamento do som ambiente é feito de forma errada e os resultados são ruins, fazendo com que as pessoas dentro do mesmo espaço tenham percepções diversas — em determinadas áreas o volume é muito mais alto enquanto em outras é quase inaudível — ou tenham que gritar quando conversam umas com as outras, dada a potência sonora desigual e mal planejada.
Ainda que em sua maioria, a sonorização de ambientes seja feita em espaços comerciais, o processo também pode ser feito em residências. Para alcançar o efeito desejado, é necessário um bom projeto, buscando analisar cada necessidade do usuário e as ações para que o resultado seja satisfatório.
Sonorização deixa o ambiente mais confortável
Alimentos, atividades físicas, hábitos culturais, hobbies… São muitos os gatilhos para os hormônios do prazer nas pessoas. É por isso que alguns itens são buscados pelos consumidores em quaisquer circunstâncias, não importando se o momento econômico é favorável ou não. O mesmo acontece com a música.
Os sons podem oferecer vantagens à saúde humana: conforme a escolha, ela pode ajudar a relaxar, acalmar, estimular a memória e até aliviar dores. A musicoterapia é estudada por especialistas há muito tempo e já se sabe, por meio de comprovações científicas, que ela tem a capacidade de ativar o centro de prazer do cérebro — assim como os itens citados acima. Da mesma forma como ela é capaz de liberar a dopamina, pode incentivar o consumo e proporcionar boas sensações em um ambiente.
Usando esse conhecimento, diversas lojas e centros comerciais têm investido em sistemas de sonorização de ambientes e obtido bons resultados. O que acontece é que um lugar agradável tende a reter os frequentadores, que, mais relaxados, podem consumir mais.
Além disso, pessoas que desejam realizar a sonorização de ambiente em casa, buscam por um espaço mais tranquilo e com a comodidade de ter um som uniforme em todos os ambientes da casa. Ao dar uma festa, por exemplo, não é necessário deixar o volume muito alto para que todos ouçam a música. Pessoas em diferentes cômodos da casa podem ouvir a mesma música em um volume agradável aos ouvidos.
A sonorização também permite que pessoas em um espaço possam ouvir um tipo de música, enquanto outras em cômodos diferentes, ouvem outro. Esse tipo de facilidade pode ser um grande diferencial para quem busca esse recurso em casa, levando comodidade e conforto para toda a família.
Para aqueles que trabalham em home office, essa também pode ser uma boa opção em casa. A sonorização de ambientes ajuda a aumentar a produtividade no trabalho remoto. Isso porque a música pode contribuir com a concentração nas atividades, diminuir as distrações e aumentar o foco do indivíduo em determinadas tarefas no dia.
Outro benefício nesse caso, é a melhora na qualidade do sono. A música pode ajudar a relaxar e a criar um ambiente mais confortável no momento de dormir. As ondas sonoras antes de dormir, podem ajudar a pegar no sono mais rapidamente e a ter um sono mais profundo.
São muitas as vantagens de realizar uma sonorização de ambientes, seja em âmbito profissional ou pessoal. Os benefícios que esse tipo de recurso pode promover na vida das pessoas são inúmeros, auxiliando também na melhora da qualidade de vida desses usuários.
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Som alto é diferente de qualidade
Para que os resultados de fatores como a música e a propagação de mensagens por voz sejam alcançados, é fundamental que as especificações técnicas de um projeto de sonorização de ambientes sejam determinadas por um profissional. Ele deve levar em consideração uma série de fatores que, se corretamente combinados, vão proporcionar a melhor resposta sonora em um espaço físico.
Por isso é importante ter em mente: volume alto não é som de qualidade. Especialmente nesta área, é relevante considerar que a distribuição das caixas acústicas deve ser uniforme. Para isso, lembre-se de instalar mais caixas, aplicando menos potência em cada uma.
Além disso, procure configurar o sistema da seguinte maneira:
- Os alto-falantes devem receber entre 2 e 5 Watts de potência (média);
- A boa inteligibilidade (entendimento das mensagens) deve ser priorizada;
- A faixa de frequência da voz humana (tons médios) é que deve ser valorizada;
- Caixas de som de embutir e caixas acústicas projetadas especialmente para sistemas de sonorização de ambientes são os equipamentos mais adequados. Deve-se evitar adaptações com equipamentos domésticos ou caixas de mini/micro-systems que já não estão mais em utilização.
Escolher o equipamento ideal, garante o equilíbrio entre graves e agudos, um som harmônico no ambiente e a distribuição correta do volume e da potência em todos os espaços. Desta forma, as músicas podem ser ouvidas sem ruídos, travamentos de som ou ausência de graves.
Além de escolher o equipamento ideal em cada situação, é fundamental que o usuário se atente a outras questões importantes como o ambiente em que acontecerá a sonorização e a finalidade do uso do material.
Com a ajuda de um profissional, o serviço pode ser melhor aproveitado, uma vez que eles são responsáveis por realizar cálculos necessários e ajudar na escolha dos equipamentos mais indicados. Assim, o resultado pode ser satisfatório e o ambiente, seja profissional ou pessoal, pode ficar mais aconchegante e moderno.
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Um som para cada tipo de ambiente
Ainda que o conceito de sonorização de ambientes seja um só e possa ser aplicado a diversas configurações de imóveis, a resposta fônica é muito diferente entre eles. É por isso que o bom projeto precisa, obrigatoriamente, considerar uma série de fatores para oferecer a melhor qualidade e a mais alta taxa de inteligibilidade aos ocupantes do espaço.
Essencialmente, há alguns tipos de ambiente mais comuns: lojas, supermercados, centros de convenções, clubes recreativos, ginásios, bares, boates, escolas, igrejas, restaurantes com música ao vivo, academias, auditórios, salas de palestras, clínicas, consultórios, escritórios e residências. Conforme o tamanho e o material da construção, o projeto exigirá intervenções específicas.
Por exemplo: uma loja com forro de gesso ou PVC poderá implantar um sistema de sonorização de ambientes cujos alto-falantes estejam dentro de caixas de som de embutir ou caixas acústicas fixadas no teto. Já as lojas que têm forro de concreto só poderão ser sonorizadas com caixas fixadas nas paredes.
Conhecer o espaço em que ocorrerá a instalação é fundamental, pois muitos detalhes no ambiente podem fazer a diferença na hora de escolher os equipamentos necessários e determinar a melhor localização para cada um deles.
A altura do pé direito, a metragem do ambiente, se é dividido em um ou mais espaços, a acústica do local, entre outros aspectos, são pontos importantes a serem levados em consideração ao montar um projeto de sonorização de ambientes.
A acústica também pode ser afetada pela disposição dos móveis e objetos no local, por isso, antes de instalar os equipamentos, todos os objetos presentes devem ser analisados.
A potência do aparelho a ser utilizado também é um fator essencial nesses casos. Em ambientes fechados, os resultados são mais satisfatórios quando existe mais pressão sonora e menos potência. É essencial que essa pressão seja sutil, apenas para que as informações do áudio sejam perceptíveis.
O ideal, é aproveitar a acústica do ambiente em sua totalidade, fazendo a distribuição do som por igual em todo o ambiente e deixando o espaço realmente agradável para todos os usuários. Esse detalhe pode fazer a diferença nos projetos, tanto em lojas, quanto em ambientes residenciais.
A escolha dos equipamentos faz a diferença
É comum encontrar instalações de sonorização de ambientes mal projetadas, que ao invés de utilizarem equipamentos de alta performance para propagar o som, são basicamente uma “reciclagem” de outros aparelhos. Elas são facilmente identificáveis: além de muitas “gambiarras”, são formadas por caixas acústicas que não seguem o mesmo padrão sonoro e estético e, em alguns casos, sequer foram dimensionadas para a carga que recebem. É típico ver partes de mini/microsystems domésticos sendo utilizadas.
Além do risco de que tudo deixe funcionar de uma hora para a outra por conta de um curto-circuito, por exemplo, a própria qualidade fica extremamente prejudicada e a proposta mais importante — que é transmitir músicas ou mensagens com clareza e eficiência — acaba por não ser atendida sequer parcialmente.
Para evitar situações assim, em que a economia não justifica a frustração de atingir um objetivo simples, é importante conhecer e escolher os equipamentos adequados, fabricados especificamente para operações de sonorização em qualquer tipo de ambiente. Entre os itens básicos desse tipo de instalação, estão:
- Caixas acústicas para ambientes internos ou externos;
- Amplificadores de potência;
- Subwoofer;
- Cabeamento de alta qualidade para excelente durabilidade;
- Equalizador de frequências;
- Interface para o usuário conectar um dispositivo de mídia (smartphone, DVD Player, etc) ou microfones.
As quantidades, tamanhos e potências necessárias para cada instalação sempre serão definidas após uma avaliação de um profissional do ramo, que deverá elaborar um projeto que leve em consideração as características do ambiente (citadas anteriormente) e a finalidade da instalação.
Os equipamentos utilizados para uma sonorização de ambientes em lojas e espaços comerciais em geral, são diferentes dos utilizados para residências, ou mesmo para locais abertos, como parques e eventos ao ar livre.
Por isso, é fundamental o acompanhamento de um profissional durante a produção do projeto de sonorização. Desta forma, é possível definir os equipamentos indicados em cada espaço e a forma como eles serão dispostos e instalados no ambiente para melhor atender às necessidades de cada usuário.
O mercado para a sonorização de ambientes
Um levantamento recente da Associação Brasileira da Música (Abemúsica) aponta que o setor de sonorização profissional movimenta cerca de R$ 600 milhões por ano. Dentre as operações estão negócios das áreas de projetos de som ambiente e comércio de equipamentos. Nos últimos anos, a tendência do setor é de crescimento e o mercado de instalação de sistemas para ambientes tem aumentado em quantidade de empreendimentos.
Muitos profissionais até então dedicados somente à função de eletricistas têm apostado na área. Ter uma atuação especializada, destinada ao desenvolvimento de técnicas e ao entendimento do som ambiente pode ser um grande diferencial para estes profissionais. Diante disto, a área ainda permite o ingresso de novas pessoas, principalmente capacitadas.
Com o avanço das tecnologias nos dias atuais e a necessidade cada vez maior de se adequar ao mundo digital, esse tipo de serviço tem sido bastante utilizado. Afinal, um bom projeto de sonorização deve ser bem executado para resultados mais satisfatórios e a ajuda de um profissional na área pode fazer toda a diferença.
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