Subwoofer ativo: características, como usar e outras informações

O subwoofer ativo é um alto-falante desenvolvido para reproduzir e destacar baixas frequências de áudio, ou seja, os sons graves. Esse equipamento é fundamental em projetos de som de cinema, pois proporciona uma experiência com melhor qualidade ao ouvinte. 

O que pouca gente sabe é que ele pode também ser usado de outras formas. Isso porque com um subwoofer, você conseguirá ouvir determinados sons com maior nitidez. Além disso, terá a sensação de estar vivendo o momento representado no filme ou série, como uma explosão.

Neste artigo, você vai entender as diferenças entre o subwoofer ativo e o passivo e descobrir quando usar o ativo. Confira! 

 

O que é e para que serve um subwoofer ativo?

 

O subwoofer é projetado para reproduzir sons na faixa de baixa frequência, geralmente abaixo de 200 Hz. Estas são as frequências que muitas vezes sentimos mais do que ouvimos, são os “estrondos” profundos que você pode sentir em uma sala de cinema ou em um concerto.

A parte “ativo” do “subwoofer ativo” refere-se ao fato de o dispositivo ter um amplificador embutido. Isso significa que ele não precisa de um amplificador externo para funcionar, ao contrário de um subwoofer passivo. O amplificador interno é otimizado para trabalhar com o alto-falante do subwoofer, garantindo a melhor reprodução possível dos graves.

Quando um sinal de áudio, esse sim enviado por um amplificador, é enviado ao subwoofer ativo, ele passa pelo amplificador interno, que amplifica o sinal antes de enviá-lo ao alto-falante do subwoofer. Esse alto-falante, então, reproduz as frequências baixas amplificadas.

Com isso, o subwoofer ativo contribui para questões como:

  • Reprodução de graves profundos e experiência mais envolvente
  • Libera outros alto-falantes para concentrar em frequências mais altas
  • Proporciona uma reprodução de som mais clara e definida 
  • Flexibilidade para posicionar o subwoofer ativo no ambiente

 

Subwoofer ativo e subwoofer passivo: quais as diferenças?

 

 

Como vimos, o subwoofer é responsável pelas frequências baixas, ou seja, o grave do som. Quando você entra no ambiente e sente uma boa pressão sonora, aquela batida mais grave e mais pesada, é porque o sistema de som do local conta com um subwoofer. 

Basicamente, a principal característica de um subwoofer é fazer com que o usuário entre no ambiente e sinta essa pressão sonora. Visualmente, é possível identificar o subwoofer por ser uma caixa totalmente fechada, lacrada. 

O som do subwoofer não é emitido para fora, como acontece com os sistemas de torres de som ou os sistemas das caixas multiuso. O alto-falante também não é aparente, pois é posicionado na parte de baixo do aparelho. 

Existem dois tipos de subwoofer: ativo e passivo. 

O subwoofer passivo depende da alimentação de um amplificador externo ou um receptor de áudio e vídeo. 

O equipamento precisa de mais energia para reproduzir o som grave. Por isso, o amplificador ou receptor que for usado com esse recurso deve ser potente o bastante para enviar a energia necessária que vai sustentar os efeitos de sons de baixa frequência reproduzidos pelo sub. 

Já o subwoofer ativo é formado por um amplificador e alto-falante independente. 

Assim, o alto-falante e o amplificador funcionam como um equipamento só. Isso garante que o aparelho tenha um alto desempenho, por meio da alta carga de energia transmitida por meio do receptor de áudio e vídeo. 

Ainda tem dúvida?

Uma forma simples de identificar se um subwoofer é ativo ou passivo é observando sua ligação energética. O subwoofer ligado diretamente na tomada é ativo. Essa conexão é responsável por alimentar o circuito de amplificação que vai fazer o aparelho funcionar. 

A vantagem de ter um subwoofer ativo é que você:

  • Tem mais potência 
  • Não precisa ter um amplificador só para um subwoofer
  • As saídas dos receiver são equalizadas, próprias para um subwoofer

Quais as vantagens de utilizar um subwoofer ativo?

 

O uso de um subwoofer ativo oferece diversas vantagens, e muitas delas são provenientes de seu design integrado com um amplificador. 

Por exemplo, o amplificador em um subwoofer ativo é geralmente projetado e otimizado especificamente para esse alto-falante. Isso garante que o alto-falante e o amplificador trabalhem em harmonia, proporcionando uma reprodução de som mais eficiente e precisa.

Muitos subwoofers ativos possuem controles no próprio aparelho que permitem ajustar parâmetros como volume, crossover e fase. Isso permite que os usuários afinem o som do subwoofer de acordo com suas preferências e com as características da sala.

Outra vantagem envolve a flexibilidade na instalação. Isso acontece porque a natureza menos direcional dos graves significa que os subwoofers ativos podem ser posicionados em diferentes locais sem grande perda de qualidade sonora. E, graças à amplificação integrada, há menos equipamento para se preocupar ao escolher um local.

Além disso, ao combinar o amplificador e o alto-falante em uma única unidade, os subwoofers ativos podem economizar espaço em relação a uma configuração que utiliza um amplificador e um subwoofer separados.

Por fim, é válido pontuar que se você decidir atualizar seu sistema no futuro, substituir um subwoofer ativo é muitas vezes mais simples. Você está efetivamente substituindo o amplificador e o alto-falante ao mesmo tempo, sem ter que se preocupar em emparelhar um novo subwoofer com um amplificador existente.

 

Quando usar um subwoofer ativo?

 

O subwoofer ativo para uso residencial foi desenvolvido para compor sistemas de home theater. Com o crescimento da necessidade de ter um som de qualidade em outros ambientes, o sub começou a ser usado também em área de festas. 

É o segundo ambiente residencial em que o uso do subwoofer é mais indicado. No entanto, pode ser também usado em quartos,  salas de TV e estar, entre outros ambientes.  Todavia, por ser um equipamento feito em madeira, não é indicado para uso em locais úmidos, como banheiro ou áreas externas. 

Já nos ambientes comerciais, o subwoofer pode ser usado em lojas, bares, casas noturnas, salas comerciais, escritórios ou salas de espera. Entretanto, o sub não é recomendado em ambientes comerciais muito amplos, como supermercados e shoppings centers.

 

Com quais aparelhos o subwoofer ativo é compatível?

 

Um subwoofer ativo é projetado para ser versátil e, portanto, pode ser conectado a uma variedade de aparelhos. Veja alguns dos aparelhos mais comuns com os quais um subwoofer ativo é geralmente compatível:

  • Receivers 
  • Soundbars
  • Sistemas de Home Theater “All-in-One”
  • Estéreos e Amplificadores
  • Computadores e Estações de Trabalho
  • Dispositivos Móveis e Players de Mídia
  • Televisores

 

Quais os melhores subwoofers ativos do mercado? Conheça a Frahm

 

Qualidade, potência e versatilidade são algumas das características que você deve buscar em um subwoofer. Se todas elas estiverem aliadas a um excelente custo-benefício, melhor ainda. 

Pensando nisso, a Frahm oferece diversas opções de equipamentos para você escolher o que faz mais sentido para o seu uso. Confira alguns dos modelos: 

Subwoofer Premium – Home Sense HS SW 8 Slim

O Subwoofer Premium da Linha Home Sense combina design exclusivo, ocupa pouco espaço e é produzido com materiais de alta qualidade. Seu revestimento em tecido é meticulosamente aplicado à mão, enquanto o tampo de vidro temperado confere elegância e discrição.

Diferenciais:

  • Tampo de vidro temperado
  • Revestimento em tecido
  • Modelo Slim
  • Caixa selada

Subwoofer Premium – Home Sense HS SW 10 Wireless

O Subwoofer HS 10 SW Wireless da Linha Home Sense possui transmissão de sinal sem fio, facilitando a instalação e eliminando a necessidade de fios, exceto para alimentação de energia.

Diferenciais:

  • Transmissão sem Fio UHF
  • Sistema de Transmissão Exclusivo
  • Tampo de Vidro Temperado
  • Revestimento em Tecido
  • Facilidade de instalação

Subwoofer de teto – HS SW8 Wireless

O pioneiro subwoofer de teto sem fio do Brasil combina tecnologia com desempenho impressionante. Projetado para integração em sistemas sonoros ultra-discretos, onde o refinamento e a excelência são primordiais.

Diferenciais:

  • Produto ativo, possui sistema de transmissão sem fio (UHF) 
  • Sistema de transmissão exclusivo
  • Acoplamento emborrachado
  • Para instalações “ultras-discretas”

Subwoofer Premium – Home Sense HS SW 10

O Subwoofer HS 10 SW foi criado para atender aos usuários mais exigentes, combinando um design refinado com áudio de excelente qualidade. Seu design eficiente destaca graves poderosos em um formato compacto, ideal para ambientes mais acolhedores.

Diferenciais:

  • Entrada Alta
  • Ajuste de frequência
  • Smart Power On
  • Ajuste de fase
  • LFE Input

Subwoofer RD SW Slim

O RD SW SLIM é um subwoofer criado para espaços modernos, combinando design estreito e discreto com alto desempenho acústico. Este subwoofer se destaca não só pelo seu design, mas pela sua capacidade de produzir graves impactantes com 100W RMS de potência e um falante de 8”. 

Diferenciais:

  • SmartPower On
  • Ajuste de Fase
  • LFE Input
  • Centragem de aramida
  • Bobina com enrolamento quádruplo
  • Entrada de sinal via RCA
  • Ajuste ganho

Subwoofer ativo Frahm – RD SW 8”, 10” e 12”

O Sub ativo RD SW 8″ é perfeito para complementar o sistema de som, adequado para espaços menores, seja em ambientes comerciais ou residenciais. Assim como os modelos 10” e 12”, conta com FPB-Floor Propagating Bass, que direciona o alto-falante para o piso, ampliando a reprodução de graves profundos no ambiente. 

O Sub ativo RD SW 10″ da Frahm, com 150W RMS de potência, se adapta bem a diversos ambientes e é compacto, adequado para espaços intermediários. Conta com Smart Power On, função que aciona automaticamente quando identifica entrada de sinal.

Já o modelo Sub ativo RD SW 12″ possui um design mais robusto, disponível na cor preta, perfeito para harmonizar com diversos ambientes. Também possui o acionamento Smart Power On.

Todos os modelos incluem ajuste de fase para harmonização sonora, LFE Input que desabilita filtros internos para uma reprodução fiel dos graves, e uma fonte que mantém a potência constante de 90 a 240V. 

 Saiba mais sobre os produtos e adquira o seu! 

 

 

Infográfico projeto de sonorização ambiente

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente