Pesquisar
Close this search box.

Qual a importância de um sistema de som para ambientes comerciais?

Colocando-se no lugar de consumidor, você já deve ter se deparado com ambientes sonorizados. Lojas, shoppings centers, academias, supermercados, clínicas etc. O som para ambientes comerciais não é uma estratégia nova, mas têm crescido muito nos últimos anos.

Os empresários têm percebido a importância e os resultados positivos que essa estratégia proporciona para as vendas e para o fortalecimento da marca. Neste artigo, você vai entender melhor sobre essa técnica e quais os ganhos a sua empresa pode ter ao adotá-la. Confira!

 

Som para ambientes comerciais é necessário?

 

O som para ambientes comerciais é necessário para quem quer proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes, além de reforçar a imagem da marca de forma positiva no mercado.

Um ambiente sonorizado é aquele que marca, tanto para o bem, quanto para o mal. Isso quer dizer que a sonorização é importante, mas deve ser feita corretamente. Caso contrário, pode causar o efeito inverso, fazendo com que o cliente tenha uma experiência negativa e crie uma imagem ruim do lugar.

Dessa forma, não vai querer voltar para aquele ambiente e também não vai recomendá-lo para outras pessoas. Por outro lado, quando o estabelecimento acerta na sonorização tem só benefícios a ganhar.

O som ambiente proporciona personalidade para o lugar, fazendo com que deixe uma marca registrada na lembrança do cliente. De forma natural, o cliente vai querer voltar para aquele lugar em busca de viver a mesma experiência que teve no passado. Por isso, o som para ambientes comerciais é necessário.

Aprenda tudo sobre o assunto neste guia completo sobre sonorização de ambientes comerciais

 

Vantagens do som para ambientes comerciais em ambientes maiores

 

A sonorização de ambientes é uma técnica que pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de ambiente comercial. No caso dos ambientes maiores, podemos citar exemplos como:

  • Aeroporto;
  • Escritórios;
  • Shopping Center;
  • Universidade;
  • Escola;
  • Academia;
  • Supermercado;
  • Galeria comercial;
  • Clube;
  • Auditório;
  • Centro de saúde e estética
  • Bar e restaurante;
  • Entre outros.

As vantagens da sonorização comercial pode ser diferente em alguns pontos para um segmento ou outro, mas em geral, os ganhos observados são esses que você vai ver a seguir.

 

Promove a sensação de relaxamento

 

Uma música agradável faz com que as pessoas se sintam relaxadas e mais à vontade para permanecer no local. Com isso, o sentimento promovido é positivo e o público se sente motivado a retornar ao local.

 

Aumenta a permanência no ambiente

 

Estimulado pela sensação de relaxamento, o cliente que se sente bem no ambiente não vai ter vontade de ir embora. Pelo contrário, vai se sentir motivado a continuar mais naquele local, aproveitando a sensação agradável que ele proporciona.

 

Estimula as vendas

 

O cliente que passa mais tempo no ambiente, naturalmente, vai consumir mais. Dessa forma, a tendência é que o estabelecimento aumente as suas vendas.

 

Influencia na tomada de decisão

 

O ambiente é determinante para que o cliente decida por consumir ou não. Se o atendimento é ruim e o local não é agradável, a tendência é que o consumidor deixe o ambiente. Por outro lado, quando o ambiente é agradável, aconchegante e acolhe o cliente, ele vai se sentir motivado a comprar, contratar um serviço ou consumir.

 

Torna o ambiente mais agradável

 

A música tem o poder de envolver as pessoas e tornar o ambiente melhor. Com estabelecimentos comerciais não é diferente. A música deixa o local mais leve, divertido e agradável.

 

Fortalece a identidade da marca

 

Alguns ambientes são conhecidos pelo tipo de serviço que oferecem, comida que vendem, atendimento e outros fatores. A sonorização também pode ser um fator que fortalece a identidade da marca. O cliente sabe que é naquele local onde vai ouvir determinado estilo de música. 

Quando o ambiente é agradável porque investe na sonorização, o cliente cria um vínculo emocional com o local, pois é onde ele se sente bem e relaxado. Isso faz com que ele se torne um cliente frequente, aumentando cada vez mais as chances de fidelizá-lo.

 

Como fazer um bom projeto de som para ambientes comerciais

 

Um bom projeto de som para ambientes comerciais deve ser desenvolvido por um profissional. O técnico vai avaliar todos os pontos necessários para desenvolver o projeto e instalar o sistema de som adequadamente. Veja a seguir quais são as etapas desse processo:

 

Avaliação do ambiente

 

A avaliação técnica do ambiente consiste em uma análise do espaço. O profissional vai observar os detalhes do local, como a altura do pé direito e suas diferenças caso o local tenha características diversas em cada ponto, avaliar a acústica e a formação de eco do local, verificar os pontos de instalação, bem como se o estabelecimento é formado por um único lugar ou vários ambientes, entre outros fatores.

 

Analisar os ruídos no local e ao entorno

 

Ruídos internos e externos podem afetar a acústica do ambiente. Para evitar que isso seja um problema, o técnico deve identificar as fontes de ruído e calcular de qual forma poderá evitá-las. Assim, poderá impedir que a qualidade do som seja impactada negativamente.

 

Dimensionar o ambiente

 

O dimensionamento é a definição dos locais onde as caixas serão posicionadas. Com essa avaliação, o profissional também define a quantidade de equipamentos necessários para formar o sistema de som para o ambiente comercial.

 

Escolha dos equipamentos

 

Para a escolha dos equipamentos, o profissional vai considerar o orçamento do cliente e as necessidades do projeto para chegar ao melhor resultado. A escolha do fabricante também é fundamental, pois vai determinar a qualidade do som, potência e a garantia. 

Quer saber mais sobre esse processo e entender como é a instalação de som para ambientes comerciais? Confira a explicação neste infográfico!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente