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Instalador de som: conheça os desafios desta profissão

O mercado de profissionais autônomos vem registrando crescimento há alguns anos. Com a pandemia, os registros de microempreendedores individuais (MEIs), que foram abertos no Brasil, subiram 8,4% em comparação com o ano de 2019. Em geral, o instalador de som que quer trabalhar profissionalmente costuma recorrer ao registro MEI para atender mais clientes e não cair na informalidade. 

 

Quando o objetivo é atuar como instalador de som, a profissionalização é um dos principais desafios que esses profissionais enfrentam. Além de ter um registro de trabalho, fazer parcerias, buscar clientes e estar sempre se capacitando, devem ser prioridades para esse profissional.

 

Quer conhecer mais sobre os desafios e benefícios de atuar como instalador de som profissionalmente? Continue lendo este artigo e conheça os programas de homologação da Frahm!

 

O que faz um instalador de som?

 

O instalador de som é um profissional técnico que pode atender diferentes tipos de clientes e atuar na instalação de diversos mecanismos. As demandas mais comuns no mercado são por instalação de som automotivo, projetos de sonorização residencial, comercial e profissional

 

Há também os profissionais que trabalham na indústria com testagem de equipamentos em fase de desenvolvimento. No entanto, esse cargo é menos comum, pois engenheiros e outros profissionais também podem atuar na área de qualidade das empresas. 

 

O perfil do profissional que atua como instalador de som, em geral, é formado por homens, entre 25 e 50 anos, com ensino médio completo e que atendem, principalmente, o comércio e o varejo. Outro fator importante é a carga horária de trabalho do instalador de som, que costuma ser de 44 horas semanais.

 

Como funciona a remuneração de um instalador de som?

 

A maioria dos instaladores de som atua de forma autônoma. Ou seja, não têm vínculo empregatício com nenhuma empresa, apenas prestam serviços pontualmente. Esse é um ponto muito importante e que está diretamente relacionado com a profissionalização.

 

Os profissionais que não são regularizados, com CNPJ aberto, por exemplo, acabam perdendo algumas oportunidades de trabalho. Isso acontece porque os profissionais informais não conseguem emitir nota fiscal – o que costuma ser exigido, principalmente, pelas empresas. Outra desvantagem da informalidade é que o instalador não consegue os melhores preços em equipamentos e recursos.

 

Por outro lado, na prestação de serviços para clientes pessoa física, em projetos de instalação residencial, por exemplo, a informalidade nem sempre é um problema. Em geral, um recibo funciona como garantia.

 

Como o instalador de som autônomo não tem vínculo empregatício, ele também não tem acesso a alguns benefícios trabalhistas. Assim, os custos que uma empresa teria são assumidos pelo profissional, como recolhimento de INSS e FGTS, bem como alimentação, transporte, plano de saúde etc. 

 

A faixa salarial de um instalador de som varia entre R$1.394 e R$2.231, de acordo com Vagas.com, site de oportunidades de empregos. O site considera o valor que as empresas estão oferecendo em suas vagas de trabalho, bem como o tempo de experiência e outros fatores.

 

Para quem trabalha de forma autônoma, o rendimento mensal pode ultrapassar esses valores, mas isso também vai depender do tempo de experiência, do conhecimento e até da formalização do profissional.

 

O mercado é bastante desafiador para quem trabalha de forma autônoma. O instalador de som formal é uma empresa, que precisa gerenciar seu próprio trabalho, seu caixa, estoque, atendimento e ainda atrair mais clientes e vender seus serviços.

 

3 dicas para ganhar mais como instalador de som

 

O instalador de som pode ter uma loja própria, vender equipamentos e o serviço de instalação, mas também pode trabalhar apenas com a instalação em si. 

 

Nesse último caso, o profissional faz seus próprios horários, de acordo com a disponibilidade do cliente. Por outro lado, não tem um ponto físico, com isso acaba perdendo visibilidade, por exemplo, de pessoas que passariam em frente à loja. Em casos como esse, o instalador precisa trabalhar muito bem a sua marca pessoal, contar com a indicação de clientes e usar a internet para se promover.

 

Capacite-se

 

O primeiro ponto a se falar sobre capacitação para instaladores de som é na parte técnica de áudio. Este é um dos principais requisitos que você precisa investir para atuar nesta profissão, e a Frahm pode te ajudar com conteúdos de qualidade!

 

Além disso, é preciso divulgar a sua marca. Para isso, existem diversas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas pelo instalador de som profissional que são fáceis de serem aplicadas e não exigem muito investimento. 

 

Portais como o Sebrae, e outros sites de empreendedorismo, oferecem conteúdo gratuito sobre marketing, vendas, planejamento, gestão e finanças para quem está começando um negócio ou quer se profissionalizar. Vale acompanhar!

 

Profissionalize-se

 

Se você é um profissional autônomo informal, informe-se sobre o processo de formalização. Ter um CNPJ vai te ajudar a fechar projetos maiores, conquistar clientes melhores, comprar materiais com desconto, ter acesso a melhores condições de pagamento, etc. 

 

Além disso, os profissionais formais têm acesso a benefícios do governo e linhas de crédito específicas para expandir. Outro ponto importante é com relação à saúde financeira do negócio. Profissionais formais podem ter conta pessoa jurídica e oferecer métodos de pagamento melhores para os clientes e mais seguros para evitar a inadimplência, como boletos, maquininhas de cartão etc.

 

Seja um instalador homologado Frahm

 

Os instaladores homologados são indicados para os clientes da Frahm de acordo com a região que estão. Com isso, o profissional tem diversas oportunidades de trabalho e ainda vincula seu nome a empresa de equipamentos de som mais renomada do país. 

 

Para fazer parte do time de instaladores que atendem os clientes da Frahm, o profissional precisa passar por um processo de homologação. A própria empresa faz essa avaliação para entender se o profissional atende alguns critérios.

 

A Frahm está há 60 anos no mercado e construiu uma história de relevância no mercado, entregando qualidade, bom atendimento e satisfação para seus clientes. Por esse motivo, busca sempre os melhores profissionais do mercado. Se você quer se destacar, ser parceiro da Frahm certamente vai impulsionar o seu trabalho.

Quer se tornar um parceiro da Frahm? Veja como passar pelo processo de homologação.

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