Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Câmera de segurança IP e analógica: diferenças e quando indicar cada modelo

Em qualquer evento, a sonorização é fundamental. No entanto, também é preciso pensar em outros aspectos, como o uso de uma câmera de segurança IP ou analógica. A questão é: como escolher a melhor? A resposta depende do que o projeto precisa.

As duas opções são válidas e apresentam recursos eficientes. Além disso, podem ser usadas para formar um circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de segurança que aumenta a proteção em qualquer ambiente.

 

Leia mais: veja tudo o que você precisa saber sobre CFTV

 

Por isso, a decisão deve se embasar em aspectos técnicos. Como chegar a eles? Neste post, vamos explicar para que serve cada tipo de câmera de segurança e as diferenças entre elas. Assim, você poderá oferecer um bom atendimento ao cliente para ele tomar a melhor decisão. Vamos lá?

 

Câmera de segurança IP: conheça suas características

 

A câmera de segurança IP é a mais moderna do mercado. Elas são ligadas a um cabo de rede ou ao wi-fi e tudo o que é gravado é enviado diretamente para o computador ou celular. Por isso, elas não exigem o circuito fechado nem um gravador para funcionar.

Na verdade, as imagens são salvas na nuvem e podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Elas apresentam vários recursos. Entre eles estão:

 

  • Resolução 4K Ultra HD;
  • Resolução de alta qualidade, com 8 Mp — a mais alta do mercado;
  • Modo visão noturna;
  • LEDs de infravermelho com alcance de 30 metros, o que permite gerar imagens mesmo em baixa luminosidade ou escuridão;
  • Cruzamento de linha, para detectar o cruzamento de pessoas ou objetos e aciona um alarme, iniciando a gravação;
  • Intrusão de perímetro, que demarca um perímetro virtual para identificar a entrada e a saída de pessoas ou objetos, também acionando um alarme  e começando a gravação;
  • Detecção de pedestres e veículos, para ignorar o movimento de objetos e acionar um alarme e começar a gravação em caso de pessoas ou carros;
  • Detecção de objeto estacionado, para saber se algum objeto foi roubado ou abandonado;
  • Detecção facial;
  • Contagem de cruzamentos de pessoas, veículos ou qualquer movimento por uma linha virtual;
  • Cumprimento de fila, gerando um alerta quando chega a um limite predefinido para melhorar o atendimento;
  • Densidade de multidão, que gera um alerta quando um limite de pessoas predefinido. Assim, evita-se que a capacidade máxima do local seja atingida;
  • Mapa de calor, que identifica os locais com maior circulação de pessoas. Identifica o caminho dos clientes e os locais em que permanecem por mais tempo;
  • Microfone integrado;
  • Detector de movimento;
  • Máscara de privacidade.

 

Leia mais: Técnicas de abordagem ao cliente para colocar em prática em 2021

 

Câmera de segurança analógica: conheça suas características

 

A principal característica da câmera analógica é que ela é instalada diretamente na parte elétrica. Portanto, não é preciso se conectar à internet para gravar as imagens. Ao mesmo tempo, isso requer um CFTV com televisor e gravador digital para armazenar as imagens.

Isso porque  a transmissão é feita por cabo coaxial. Também oferece imagens de alta qualidade e detalhamento dos locais vigiados. Especialmente, se são utilizadas câmeras HD. 

O modelo analógico ainda tem modo de visão noturna e LEDs infravermelho com alcance de até 30 metros. Assim, é possível fazer imagens com baixa luminosidade ou escuridão total.

As câmeras analógicas também podem ser Multi HD. Ou seja, são compatíveis com as tecnologias HDCVI, HDTVI, CVBS e AHD.  Ainda tem proteção contra surtos de tensão.

 

Câmera de segurança IP e analógica: quais as principais diferenças?

 

A principal diferença entre os dois modelos é que a câmera de segurança IP trabalha com dispositivos de rede. Por exemplo, internet, LAN ou intranet. Dessa forma, a conexão já existe e garante o armazenamento correto das imagens, com menos chances de perdas. Inclusive, porque a gestão das gravações é feita por computador, em aparelho de gravação digital NVR ou em nuvem.

Por sua vez, a câmera analógica é mais popular e pode ser mais barata do que o sistema IP. Porém, tudo depende dos outros equipamentos necessários. Além disso, você precisará do gravador digital DVR para a gravação das imagens e de um HD apropriado para seu armazenamento.

Para entender melhor as diferenças, veja os principais tópicos:

 

Sistema

 

A câmera analógica depende de um cabo coaxial para transmissão de imagens e de outro para alimentação de energia. Também é necessário o DVR e o monitor.

Por sua vez, as câmeras de segurança IP funcionam em rede. O gerenciamento das imagens é feito por NVR, computador ou em nuvem. O único cabo é usado para alimentação de energia e tráfego de dados. No entanto, também é possível fazer a conexão por wi-fi.

 

Acesso remoto

 

Os dois modelos permitem acesso a distância. Porém, as câmeras IP já estão adaptadas a essa finalidade, enquanto as analógicas dependem do DVR para transformar o sinal analógico em digital. Por isso, a instalação é mais fácil na câmera de segurança IP. 

 

Qualidade da imagem

 

As câmeras IP tendem a apresentar melhor qualidade de imagem. Inclusive, resoluções 4K Ultra HD. Na prática, isso significa que o zoom na imagem não leva à perda de qualidade. Assim, é possível reconhecer placas, rostos etc. Por outro lado, há um pequeno delay para as imagens, isto é, não são transmitidas em tempo real.

Porém, as câmeras analógicas também podem apresentar qualidade de imagem HD. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados. Eles são:

 

  • Distância que o sinal analógico vai percorrer por cabo coaxial: quanto maior for, maior a interferência e a perda de qualidade;
  • Qualidade dos cabos: os fios devem permanecer em bom estado de conservação, porque os possíveis defeitos causam interferência na imagem.

De toda forma, o sistema CFTV analógico garante a chegada das imagens ao monitor e ao DVR em tempo real.

 

Custo

 

De modo geral, as câmeras de segurança IP tendem a apresentar um custo mais elevado para o projeto. No entanto, como já explicamos, isso depende muito dos equipamentos escolhidos, já que é necessário utilizar um número maior para garantir que o CFTV funcione da forma correta.

Uma vantagem da câmera analógica é a compatibilidade total entre aparelhos de vários fabricantes. No sistema IP, os problemas relativos a esse aspecto são bastante comuns.

 

Tecnologia

 

As câmeras analógicas também podem apresentar recursos avançados. Tudo depende do modelo escolhido. Porém, a outra opção é mais tecnológica. Por isso, é necessário pensar no que você precisa no seu projeto para definir a melhor alternativa.

 

Quando indicar cada modelo de câmera de segurança?

 

A escolha entre uma câmera de segurança IP ou uma analógica depende da finalidade do seu projeto. Por exemplo, um evento maior pode exigir um equipamento que faça a detecção facial e consiga visualizar as imagens em detalhes.

Por sua vez, se for um evento pequeno, as necessidades tendem a ser diferentes. Então, em qual situação cada uma das câmeras de segurança IP e analógica são recomendadas? Veja a seguir.

 

Leia mais: 6 motivos para vender equipamentos Frahm

 

Câmera de segurança IP

 

Essa é a opção mais indicada para eventos maiores, em que é preciso de um monitoramento mais eficiente e a identificação de pessoas por imagens. Assim, qualquer incidente, como um roubo, pode ser resolvido com facilidade. 

Da mesma forma, a câmera de segurança IP evita intrusos no evento, garante a segurança de todos e traz mais tranquilidade. Muito disso também vem dos recursos que acionam alarmes caso o perímetro definido seja invadido.

 

Câmera de segurança analógica

 

É a melhor opção quando se deseja alcançar um bom custo-benefício. Essa alternativa permite que o acesso às imagens em boa qualidade — a depender do modelo escolhido, como o Multi HD — e veja as gravações em tempo real. Tudo com ampla compatibilidade.

Porém, para um evento maior, ela pode não ser a melhor opção, porque exige um investimento significativo para ter os mesmos recursos que a câmera de segurança IP. Por isso, é mais indicada para eventos menores.

Ainda assim, lembre-se de que ela traz um bom nível de segurança. Ou seja, não há perdas. O que deve definir sua escolha é a sua necessidade para o momento. Assim, você vai acertar na seleção da câmera de segurança IP ou analógica.

 

Quer ver os modelos disponíveis e saber quais oferecer aos clientes? Conheça o portfólio de câmeras de segurança IP da Frahm e entenda por que elas são as melhores do mercado!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente