Descubra qual é a influência da música no comportamento humano


18 de fevereiro de 2021


Descubra qual é a influência da música no comportamento humano

Você é daquele tipo de pessoa que ouve música o tempo todo? Ou que coloca um estilo específico de música para fazer uma tarefa? Por exemplo, para faxinar, fazer atividades físicas, trabalhar ou estudar etc.? Então, você conhece bem a influência da música no comportamento humano.

A música é capaz de estimular emoções que influenciam a forma com que nos sentimos, podendo nos deixar mais animados, saudosistas, tristes, concentrados etc. Neste artigo, você vai entender mais sobre a influência da música no comportamento humano. Confira!

 

A influência da música no comportamento humano e no consumo

 

A música é capaz de influenciar diferentes aspectos em nossa vida, estimulando a forma com que sentimos e nos comportamos. A afirmação vem de dois estudos brasileiros. O primeiro, realizado pelo Centro Universitário de Maringá (Weigsding & Barbosa, 2014), revela que a música tem uma representação neuropsicológica, afeta a afetividade, controle de impulsos e a motivação.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

A influência da música no comportamento humano pode ser ainda melhor entendida no segundo estudo, realizado pela Universidade de Brasília – UNB (Diogo Conque Seco Ferreira, 2007). A pesquisa usa como parâmetro teórico e filosófico o Behaviorismo Radical de Skinner e uma análise experimental do comportamento humano. O autor estabelece a música como um elemento manipulável, que pode ser usado como estratégia de marketing pelos estabelecimentos comerciais.

Este segundo estudo apresenta ainda dois experimentos realizados para analisar a influência da música. No primeiro, foi avaliado como a música impacta no faturamento e nas impressões do cliente sobre o local. O segundo avaliou a influência sobre o consumo e a atração do público

Os resultados mostram que a qualidade da música pode determinar as impressões do consumidor sobre o local. Além de promover um aumento do faturamento em estabelecimentos onde música de maior qualidade para aquele público seja reproduzida.

 

A influência da música no comportamento humano e nas relações interpessoais

 

A música também exerce um papel importante nas relações interpessoais. De acordo com o estudo Música, comportamento pessoal e relações interpessoais, de Beatriz Ilari, alguns estereótipos de personalidade, classificação social e status podem ser relacionados com gêneros musicais.

Inconscientemente, esses estereótipos influenciam a atração interpessoal, pois está diretamente ligada às respostas pessoais aos estereótipos associados aos gêneros musicais. 

Partindo do ponto de vista da psicologia cognitiva, a música está relacionada com a atração e esquemas cognitivos desenvolvidos a partir de experiências e relacionamentos anteriores. A vida de um indivíduo reúne uma série de experiências vividas com amigos e familiares, que influenciam na forma com que eles vão se relacionar na vida adulta.

Além disso, a música estabelece conexões entre as pessoas desde a infância, por meio de eventos e momentos vivenciados. Essas experiências são armazenadas na memória e relacionadas, inconscientemente, com outras situações. 

Nesse sentido, a música também é uma forma de aproximar as pessoas e promover a criação de novas relações. Por exemplo, em eventos onde todos apreciam o mesmo estilo musical, ou sendo um assunto inicial entre pessoas que acabaram de se conhecer. 

Além disso, a música faz parte da cultura de comunidades, está presente em cultos e ritos. Durante essas celebrações, é capaz de estimular o sentimento de pertencimento e aproximar um indivíduo de um determinado grupo.

A música está presente de forma contínua na vida das pessoas, seja na reunião entre amigos, nas celebrações, em ritos religiosos etc. Cada comunidade, cultura ou povo pode usá-la de diferentes formas, mas é incontestável a influência da música no comportamento humano de diferentes maneiras. 

Quer saber mais sobre os impactos da música no comportamento e nas emoções humanas? Baixe o nosso eBook agora mesmo e confira!

 

O impacto da música nas emoções humanas

Comentários