A certificação IPX5 é um dos graus de proteção IP, que impedem que os equipamentos eletrônicos de áudio sofram com adversidades externas. Nesse caso, as adversidades, são fatores que podem prejudicar o funcionamento de um aparelho, como poeira, queda, água, calor etc.
Existem algumas certificações IP, cada uma focada em atender um tipo de fator prejudicial para o equipamento. Em geral, eles são aplicados nos equipamentos que mais precisam. Por exemplo, uma caixa de som para ambiente externo precisa ter recursos que a protejam dos raios solares e da chuva. Neste artigo, você vai conhecer melhor sobre a certificação IPX5.
Quer saber quais são as proteções que ela oferece? Continue lendo a seguir.
O que são as certificações IP e por que devo me preocupar com a certificação IPX5?
As certificações IP ou grau de proteção IP são padrões internacionais que classificam e avaliam qual o nível de proteção de um equipamento tem. Os padrões são definidos pela norma IEC 60529 e indicam se um equipamento é protegido contra determinados elementos, como água, poeira etc.
A norma, publicada pela Comissão Eletrotécnica Internacional, indica ao usuário se o equipamento pode ser usado ou instalado em determinados locais, pois conta com um grau de proteção capaz de impedir danos, caso tenha contato com variáveis de temperatura, umidade, ruído, vapores tóxicos etc.
O International Protection (IP – Proteção Internacional ) é uma indicação do fabricante para informar quão resistente o equipamento é a determinado fator. No entanto, não oferece garantia e proteção contra o mau uso.
Provavelmente, você já deve ter reparado a sigla IPX em alguns aparelhos, como smartphones, smartwatch, fones de ouvido etc. Ela é usada para determinar a capacidade de um produto de impedir que componentes sólidos e líquidos danifiquem seu sistema e prejudiquem sua qualidade.
A certificação IPX5, por exemplo, indica que o aparelho é protegido contra a penetração de poeira e impede o acesso a partes perigosas com um fio. Ela é muito comum em fones de ouvido, pois são aparelhos que estão expostos a esse tipo de elemento.
Entenda a indicação de proteção da certificação IP
A sigla IP, em geral, é acompanhada por dois dígitos. O primeiro dígito da certificação se refere à proteção contra objetos sólidos, como insetos, fios e poeira, variando de 0 a 6. Além disso, pode conter a letra X, que indica que o equipamento não foi submetido a testes para avaliar o nível de proteção.
- X: não foi submetido a testes contra a entrada de objetos sólidos;
- 0: não tem proteção contra objetos sólidos;
- 1: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 50mm;
- 2: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 12,5mm;
- 3: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 2,5mm;
- 4: proteção contra objetos sólidos de diâmetro superior a 1mm;
- 5: proteção contra objetos sólidos (pode entrar poeira, mas não prejudicará o produto);
- 6: totalmente à prova de entrada de objetos sólidos
O segundo dígito refere-se a qualidade da proteção contra líquidos. Assim, a submersão e a profundidade podem variar conforme especificado pelo fabricante. Nesse caso, também utiliza-se a letra X para indicar quando o equipamento não foi submetido a testes.
- X: não foi submetido a testes contra a entrada de líquidos;
- 0: não tem proteção contra a entrada de líquidos;
- 1: protegido contra a queda vertical de gotas d’água;
- 2: protegido contra a queda vertical de gotas d’água em inclinação de até 15°;
- 3: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção com inclinação de até 60°;
- 4: protegido contra borrifos d’água em qualquer direção (admite a entrada limitada);
- 5: protegido contra jatos de baixa pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);
- 6: protegido contra jatos de alta pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada);
- 7: protegido contra submersão na água (15 cm a 1m) por curtos períodos;
- 8: protegido contra a submersão na água (acima de 1m) por longos períodos.
Desse modo, um aparelho elétrico ou eletrônico com a sigla IP68 é o que apresenta maior proteção contra objetos sólidos e contra líquidos. Caso a indicação fosse a sigla IP00, é porque, comprovadamente, o equipamento não tem nenhum tipo de proteção.
Vantagens da certificação IPX5
A certificação IPX5 foi projetada para proteger aparelhos que podem ter contato com poeira e respingos de água. No caso dos fones de ouvido, por exemplo, a certificação ajuda o aparelho a suportar respingos de água – que também pode ser de suor, para quem treina com alta intensidade.
Além disso, protege contra jatos de água de baixa pressão e contra a entrada de poeira dentro do seu sistema interno. O equipamento fica protegido contra a entrada de outros tipos de elementos que também podem prejudicar o seu funcionamento.
Isso permite que o aparelho seja utilizado fora do ambiente doméstico, durante treinos na academia, para praticar um esporte na rua, mesmo em condições climáticas pouco favoráveis, como por exemplo sob chuva fraca ou de pouca intensidade. É muito mais liberdade para quem quer ouvir música enquanto se diverte e pratica exercícios em ambientes abertos.
Como saber se o produto tem certificação IPX5?
Nem sempre você vai encontrar vendedores treinados e capacitados para informar sobre as certificações de proteção de um equipamento. O ideal é sempre consultar o site do fabricante e verificar nas especificações técnicas do produtos se há a indicação da certificação IP. Outra forma segura de confirmar isso é entrando em contato com a central de atendimento ao cliente do fabricante.
A caixa portátil Strong One e os dois modelos de fones de ouvido da Frahm, Airspot One e Airbass One, possuem certificação IPX5, por isso são resistentes a respingos, sprays ou jatos de água. Isso permite que você os utilize em qualquer ocasião, principalmente para prática de esportes. Adquira já o seu!