Música dentro de loja: 3 dicas para garantir conforto sonoro no ambiente

A sonorização comercial é uma estratégia utilizada por estabelecimentos que desejam atrair e fidelizar seus clientes. No entanto, para alcançar esses resultados, o ambiente deve proporcionar conforto sonoro para todos. Caso contrário, o efeito será inverso — a música dentro da loja pode afastar o consumidor.

 

A adoção de algumas ações proporcionam o conforto sonoro que o cliente espera encontrar em um ambiente. Dessa forma, a empresa consegue atrair o público e destacar a marca no mercado. Neste artigo, você vai conferir 3 dicas dos especialistas da Frahm para sonorizar um ambiente com o conforto sonoro necessário.

 

Música dentro de loja: por que investir em uma boa sonorização de ambiente?

 

A música atrai, envolve e estimula diversas sensações nas pessoas. Por esse motivo, é utilizada em diferentes tipos de situações, como em terapias, em atividades físicas e na criação de ambientes mais agradáveis para o público. 

 

Nesse sentido, a sonorização comercial é uma técnica estratégica que deve ser adotada. Uma boa sonorização de ambientes torna a loja mais atrativa, encanta e fideliza os clientes que frequentam o lugar.

 

Aprenda mais sobre sonorização de ambientes com o nosso glossário

 

Música dentro de loja: 3 dicas para garantir o conforto sonoro  

 

Garantir o conforto sonoro exige que diversos fatores sejam observados. Entre os principais, estão a escolha dos equipamentos e a avaliação do ambiente. Cada local conta com características técnicas específicas que podem influenciar na sua acústica.

 

A seguir, você vai ver 3 dicas que vão te ajudar a garantir o conforto sonoro ideal para a sua loja. 

 

Acerte no volume da música

 

Quando o assunto é volume, a associação com potência costuma ser feita e, embora seja um pensamento bastante comum entre algumas pessoas, ambos são fatores diferentes. O volume é medido por decibéis, enquanto a potência é medida pelo watts.

 

Na palavra Decibel, “deci” significa um décimo, e “bel” é uma unidade de som. Dessa forma, decibel (dB) é um décimo de unidade de som. O ouvido do ser humano é sensível a diferentes níveis de som, sendo que 0 decibel é o silêncio total e 130 decibéis é o som que causa dor. 

 

Isso significa que 140 dB podem causar danos à audição, caso sofra uma exposição ao som por um determinado período. Acima desse nível, o som pode até ser letal.

 

O watt (W) é uma unidade de energia, no sistema de áudio ela mede a saída de energia que alimenta o alto-falante. Por isso, os alto-falantes são classificados pelo número de watts que conseguem suportar. Isso quer dizer que o som pode ser potente, de acordo com o seu nível de watts, mas seu som não terá um volume alto por esse motivo.

 

Dessa forma, não há uma relação direta entre as unidades de potência e as unidades de volume de um alto-falante, aumentar o som em 10 watts não significa um aumento de 10 dB no volume. 

 

O ideal é que equipamentos com potência maior sejam utilizados em ambientes que exigem um som com mais força. Ambientes menores ou mais fechados não exigem tanta potência e o volume pode ser controlado de acordo com o perfil do estabelecimento e do seu público.

 

Em uma academia, por exemplo, o usual é um som mais alto para estimular os usuários em seus exercícios. Enquanto uma clínica médica precisa manter um som mais baixo e ambiente.

 

Escolha o estilo musical adequado

 

Além da questão técnica que envolve volume e potência, um ambiente comercial que proporciona conforto acústico é aquele em que as músicas reproduzidas atendem ao estilo musical do público

 

Para identificar qual é esse estilo e criar uma playlist condizente com o que os clientes têm interesse em ouvir, é preciso conhecer o perfil do público da loja. Outros fatores também podem influenciar, como o estilo da loja, os produtos vendidos, a região em que está localizada, etc. 

 

Locais específicos podem exigir uma playlist mais característica, com determinados estilos, por exemplo. O tipo de produto vendido e o estilo do ambiente também influenciam nessa decisão, pois constroem uma imagem da loja que as músicas vão ajudar a consolidar.

 

Fazer uma escolha estratégica é importante para que o cliente se identifique com o local e se sinta parte daquela cultura, além de sentir o conforto sonoro quando estiver presente no ambiente.

 

Invista em um projeto de sonorização e equipamentos adequados

 

A escolha dos equipamentos é outra ação importante para que o conforto acústico da sua sonorização seja garantido. Essa não é uma tarefa fácil, pois exige conhecimento técnico sobre os aparelhos e sobre as características e particularidades de cada ambiente. 

 

Um projeto de sonorização é desenvolvido para que todos esses pontos sejam definidos no documento, orientando sobre o uso correto de cada recurso, bem como serão posicionados no local. No projeto, também será definido se é preciso fazer alguma intervenção no local para melhorar a acústica do ambiente ou impedir que ela seja prejudicada.

 

Quer saber mais? Leia nosso artigo sobre sonorização profissional e descubra o que é preciso saber antes de contratar!

 

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