Equipamento de som para eventos: uma homenagem ao Dia do Sertanejo


26 de maio de 2021


Equipamento de som para eventos: uma homenagem ao Dia do Sertanejo

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros não puderam comemorar o Dia do Sertanejo como gostariam por causa da pandemia. No entanto, respeitando as normas sanitárias e seguindo os protocolos é possível celebrar de forma segura. Para garantir que todos terão a melhor experiência sonora, é fundamental contar com o equipamento de som certo para eventos.

Você sabe qual é o equipamento de som para eventos que entrega qualidade, eficiência e a potência adequada para a sua celebração? Continue lendo este artigo e veja as dicas que preparamos para te ajudar com essa escolha.

 

Por que celebramos o Dia do Sertanejo?

 

O Dia do Sertanejo surgiu como uma data comemorativa atrelada a um evento promovido todos os anos no dia 3 de maio pela Rádio Aparecida. A ideia surgiu a partir de um acontecimento, que detalharemos mais a seguir.

Todos os anos, desde 1964, diversas caravanas de violeiros iam até Aparecida participar das celebrações religiosas da cidade. Por causa desse movimento, Geraldo Meireles (considerado como um dos principais nomes e o Marechal da música sertaneja), Tonico e Tinoco, As Galvão e outros artistas sertanejos criaram um dia especial para homenagear os cantores desse estilo musical. 

As primeiras celebrações do Dia do Sertanejo foram realizadas no Cine Aparecida, ao lado da Matriz Basílica. Depois de alguns anos, passou a ser feita no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida. A festividade, que durava o dia todo, passou a ser chamada de Dia do Sertanejo. A fé e a perseverança dos violeiros, que iam todos os anos até Aparecida, para agradecer Nossa Senhora por sua graça e proteção, ficou marcada historicamente. 

Isso chamou a atenção da direção da Rádio Aparecida, que decidiu transmitir a festividade realizada na cidade e a cantoria dos violeiros.

Os violeiros cantavam músicas caipiras tradicionais, que contavam sobre a simplicidade da vida no sertão e na roça, bem como suas paisagens e características de cada povo. 

Com a chegada da pandemia, diversos eventos presenciais pararam de ser realizados, mas ainda é possível comemorar o Dia do Sertanejo. Seja de forma online, por meio das lives, ou em ambientes abertos e pequenas apresentações, desde que as normas sanitárias sejam seguidas.

Veja qual equipamento de som para eventos você pode ter para comemorar o Dia do Sertanejo de forma cada vez mais segura e técnica.

 

Dia do Sertanejo: como acertar na escolha do equipamento de som para eventos 

Faça uma avaliação do local

O tipo de equipamento de som para eventos deve ser escolhido com base em alguns fatores. O primeiro deles é o tipo do local da comemoração. O ambiente em que vai acontecer o evento vai ajudar a determinar características que o equipamento de som deve ter. Se for uma transmissão online, por exemplo, poucas pessoas estarão no local, por isso não é necessário que o volume seja utilizado em seu máximo.

A potência do aparelho também não precisa ser a maior entre as opções disponíveis. Por isso, é preciso avaliar se o ambiente é aberto ou fechado; onde os equipamentos serão conectados; e se há fontes de energia disponíveis, o tamanho do salão, sua altura, a acústica do ambiente, a existência de carpete e cortinas etc. 

Apresentação de músicos 

Na comemoração do Dia do Sertanejo, espera-se que músicos se apresentem, certo? Por isso, o equipamento de som para eventos deve ter alguns recursos, como entradas para a conexão de instrumentos e microfones.

Além disso, pode ser necessário utilizar uma mesa de áudio e um amplificador. Em alguns casos, esses aparelhos podem ser substituídos por uma caixa amplificada multiuso, que oferece todos esses recursos em um só aparelho. 

O equipamento também também conta com conexão bluetooth, conexão para TV, rádio FM, leitor de cartões de memória (SD) e controle remoto. Esses recursos facilitam muito a utilização durante o evento.

Com relação à potência, isso vai depender de outros fatores, como os citados no tópico anterior, mas você encontra uma variedade de caixas amplificadas multiuso com diferentes tipos de potência.

 

Tempo de apresentação

Em um primeiro momento, essa informação pode parecer desnecessária, mas é muito importante para o sucesso do evento. A avaliação dos pontos de energia do local vai te dizer se será possível manter os equipamentos conectados durante todo o evento.

Alguns tipos de equipamento podem esquentar depois de muito tempo em uso, sendo necessário desconectá-los da fonte de energia. Isso não acontece com os equipamentos produzidos pela Frahm, por exemplo. Além disso, se não houver uma fonte de energia no local, você não precisa se preocupar. 

A Frahm conta com diversos equipamentos com bateria interna, que proporcionam maior autonomia para a sua apresentação. Você consegue utilizar o aparelho por mais de 5 horas seguidas, sem ter que recarregar a bateria. 

 

Mobilidade e conectividade

Quem faz muitas apresentações precisa transportar seus equipamentos de som a todo o momento. Por isso, ter aparelhos que contam com recursos que facilitam o transporte é muito importante. A Frahm tem linhas de aparelhos com alça, roda e bolsa de transporte que são muito leves e compactos para carregar.

Além disso, durante as pausas das apresentações, é interessante manter uma música tocando para não desanimar o público. Com isso, recursos de conexão USB, Wi-Fi, Wireless, bluetooth e cartão de memória são fundamentais em qualquer tipo de aparelho. 

Os equipamentos de som para eventos da Frahm oferecem tudo isso e muito mais. Quer conhecer? Acesse o site e veja todas as linhas de produtos!

Comentários