Equipamentos de som para eventos: como aproveitá-los ainda mais em 2021


17 de dezembro de 2020


Equipamentos de som para eventos: como aproveitá-los ainda mais em 2021

O setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia. Com o isolamento social, ficou impossível dar seguimento ao calendário que estava programado para o ano. Os profissionais e empresas da área tiveram que se reinventar, investindo em equipamentos de som para eventos online, uma modalidade que cresceu muito em 2020.

 

A tendência é que, mesmo após a pandemia, esse tipo de atividade continue crescendo. Agora, o público está mais habituado a participar de cursos, congressos, apresentações e premiações online. As empresas terão que se adaptar e estarem preparadas para qualquer tipo de evento. Por isso, é preciso pensar nos equipamentos de som para eventos de forma estratégica. 

 

Neste artigo, você vai ver como escolher os equipamentos certos para cada tipo de evento. Confira!

 

Como escolher os equipamentos de som para eventos corretamente?

 

Os equipamentos de som para eventos devem ser escolhidos de acordo com uma série de critérios, pois nenhum evento é como o outro. Ou seja, um equipamento definido para uma igreja não vai atender às necessidades de um workshop para poucos profissionais, por exemplo.  A seguir, você vai entender o que precisa avaliar na escolha dos equipamentos de som para eventos.

 

Eventos sociais

 

Nesta categoria de eventos, o objetivo não é comercial, mas sim realizar uma reunião social. Assim, a escolha dos equipamentos de som para eventos sociais vai depender de alguns fatores, como a quantidade de pessoas e saber se o local é aberto ou fechado

 

Ambos podem influenciar nas características do equipamento, pois um ambiente aberto propaga o som de uma forma diferente do que no ambiente fechado. No caso do ambiente fechado, é preciso saber também se haverá mobiliário, tapetes e cortinas no local. 

 

A quantidade de pessoas e o tamanho do espaço determinam a potência dos equipamentos. Uma solução versátil para este caso é a caixa de som torre, que pode ser transportada de um local para o outro, oferece boa potência para eventos, entre outros benefícios.

 

Eventos corporativos

 

Os eventos corporativos são diversos e cheios de particularidades. É possível fazer desde pequenas reuniões dentro de salas no escritório até grandes feiras e congressos. As empresas que realizam eventos com frequência devem, antes de mais nada, entender qual o tipo de solenidade que será realizada. 

 

Algumas empresas chegam a investir em espaços específicos para isso, como auditórios e salas de conferências. Em salas fechadas e menores, uma opção é instalar arandelas no forro. Dessa forma, é possível distribuir o som por todo o ambiente. Também é preciso contar com uma mesa de som para fazer o controle. 

 

O ideal é que a sonorização seja planejada por um profissional, que vai avaliar o espaço, indicar os melhores recursos, posicionamento adequado dos equipamentos, tratamento acústico – quando necessário, além de impedir a reverberação sonora.

 

A escolha também deve considerar outros pontos, como a necessidade de uma transmissão, ao vivo ou gravada. Nesses casos, os equipamentos de som para eventos corporativos devem ser conectados de forma que permitam a recepção e o envio do sinal de TV, além da conexão com microfones, quantos forem necessários etc.

 

e-book profissão músico

 

Eventos religiosos

 

Os eventos religiosos também têm suas particularidades. Os templos religiosos em si apresentam grandes desafios para a escolha de equipamentos de som para eventos de uma forma geral, pois são muito amplos, com pé direito alto, poucos móveis e projetados para receber muita gente.

 

Isso sem falar nos ritos que acontecem em cada igreja, em alguns há predominância de cantos e outros de sermões. As características diversas não param aí: os eventos religiosos eventualmente também saem dos templos, levando as pessoas para as ruas, casas e outros ambientes diversos.

 

Com tantas especificidades, é preciso tomar alguns cuidados. A igreja deve ter um aparelho de som para os eventos religiosos dentro dos templos e outro móvel. No primeiro caso, invista em um projeto de sonorização, pois o profissional vai avaliar o ambiente adequadamente, identificar as características do local e analisar como atender suas necessidades.

 

Para o uso externo ou em outros ambientes, é necessário contar com um equipamento versátil, fácil de montar e transportar.

 

Eventos acadêmicos 

 

Por fim, temos os eventos acadêmicos, que podemos adotar as dicas anteriores listadas neste conteúdo. Assim como os eventos corporativos, podem acontecer em salas ou auditórios, mas também podem ter situações de celebrações ao ar livre, em espaços abertos como as quadras das escolas.

 

A transmissão ao vivo também é uma característica bastante comum dessa categoria. Antes mesmo da pandemia, escolas e universidades já faziam aulas a distância por meio de transmissões online ou gravações. 

 

Para as atividades ao ar livre, é indicado ter um equipamento que possa ser instalado nesse tipo de ambiente, ou seja, que terá contato com o sol, vento e chuva. Outra alternativa é ter pequenos equipamentos de som para eventos acadêmicos que podem ser transportados de um local para o outro.

Quer entender mais sobre cada tipo de equipamento? Comece aprendendo a escolher as caixas de som.

Comentários