A Internet das Coisas (IoT) é um conceito que define a interconexão digital entre objetos e a internet, possibilitando a comunicação desses e outros recursos. Por meio dessa conexão, uma pessoa consegue enviar comandos para os equipamentos em casa utilizando seu smartphone, por exemplo.
As formas de aplicação da Internet das Coisas são diversas e podem contribuir com a rotina da casa, tornando-a mais eficiente, segura e confortável.
A seguir, você vai ver alguns exemplos de aplicação da Internet das Coisas no ambiente doméstico. Continue lendo e confira!
Qual o papel da Internet das Coisas na automação residencial?
A Internet das Coisas permite que equipamentos e tecnologias se conectem para diferentes fins. Essa comunicação gera uma série de dados, que são armazenados e reutilizados pela própria IoT com objetivo de melhorar a experiência dos usuários de diversas formas.
A Internet das Coisas captura as informações que posteriormente podem ser utilizadas para melhorar o funcionamento dos equipamentos, tornar o ambiente mais seguro, confortável e proporcionar mais opções de lazer.
Além de permitir o comando a partir de um direcionamento do usuário, a Internet das Coisas faz com que a tecnologia aprenda mais sobre o modelo de uso de cada pessoa e sobre as possibilidades que cada equipamento oferece. A combinação dessas informações cria uma fonte de melhoria contínua para a automação residencial.
Diante disso, é importante conhecer as possibilidades que a IoT oferece e como a tecnologia pode ser aplicada nos ambientes residenciais..
Como a IoT pode ser aplicada em ambientes residenciais?
A IoT na automação residencial facilita a rotina do imóvel por meio da comunicação entre os equipamentos. Essa inovação permite que diversos tipos de aparelhos, com recursos tecnológicos, sejam conectados e controlados remotamente. Dessa forma, ambientes internos e externos do imóvel podem ser automatizados.
Conheça algumas formas de aplicar a Internet das Coisas em ambientes residenciais.
Controle de acesso
Uma das principais vantagens da IoT é possibilitar o acesso remoto. No controle de acesso, existem algumas formas de aplicação da tecnologia. Uma delas é por meio do bloqueio e desbloqueio de portões, sob o comando de uma central de controle à distância, como é o caso de uma portaria remota, por exemplo.
Outra solução é a fechadura eletrônica. O acesso é feito por meio de senha ou digital, mas a configuração do equipamento pode ser feita à distância. Assim, é possível configurar diferentes senhas em momentos diferentes, garantindo que quem teve acesso à senha anterior não poderá usá-la novamente.
Sonorização ambiente
A Internet das Coisas oferece uma gama de possibilidades para a sonorização de ambientes. As mais comuns são a utilização de assistentes de voz e a distribuição sonora no ambiente. No primeiro caso, o morador pode ter caixas de som em pontos específicos do ambiente e ativar o comando do assistente de voz.
Para quem não conhece esse tipo de recurso, o assistente de voz é uma tecnologia que auxilia o morador com as rotinas da casa, informando os compromissos da agenda, as notícias em geral, além de auxiliar em outras tarefas. Alguns modelos de assistentes de voz permitem a combinação com outros recursos automatizados.
Já na distribuição sonora, a tecnologia é aplicada para sonorizar um ambiente, tornando-o agradável do ponto de vista acústico. Isso envolve a instalação de equipamentos de som e a configuração adequada do sistema de som.
Sensores de presença
Os sensores de presença são utilizados para identificar a movimentação em um determinado ambiente. Eles podem ser utilizados de diversas formas para garantir a segurança no local ou das pessoas que estarão nele.
Um ambiente perigoso pode contar com sensores para avisar sobre o risco da aproximação de crianças, animais e adultos. Em uma residência, o sensor notifica sobre a presença de pessoas não autorizadas. Diante da aproximação, os sensores emitem um alerta que notifica o morador ou a central de segurança.
Lâmpadas inteligentes
Mesmo não estando no imóvel é possível causar uma impressão de que ele não está vazio, evitando que pessoas mal intencionadas se aproximem ou entrem no local. As lâmpadas inteligentes são recursos automatizados, que podem ser controlados por aplicativos para celular.
Com o app, o morador controla quando as lâmpadas serão acendidas ou apagadas e também define a intensidade da luz e as cores. Gera economia, conforto e segurança para o ambiente.
Câmeras de monitoramento
Essas tecnologias podem ser combinadas com o uso de câmeras de monitoramento modernas, como as da Frahm, tornando a segurança na residência mais completa. Por meio de diferentes recursos, o morador consegue saber o que está acontecendo em sua casa e utilizar as ferramentas de segurança que vão atender melhor às necessidades do imóvel naquele momento.
A tecnologia permite que as câmeras identifiquem a presença de pessoas no ambiente e automaticamente façam disparar um alarme ou enviem um aviso para o proprietário. Também é possível fazer todo o monitoramento à distância, por meio de um smartphone.
Essas são apenas algumas das infinitas possibilidades de aplicação da Internet das Coisas em ambientes residenciais. Já pensou em trabalhar com segurança eletrônica? Baixe nosso guia gratuito para profissionais que querem entrar para essa área!