Música para atividade física: quais os tipos ideias para cada pessoa


7 de dezembro de 2020


Música para atividade física: quais os tipos ideias para cada pessoa

Com a flexibilização do isolamento social, muitas pessoas estão voltando a praticar exercícios físicos na academia ou ao ar livre. No entanto, ainda há uma parcela da população que não se sente segura para sair, mas também quer se exercitar. Escolher um local em casa e a melhor música para atividade física para cada perfil são os primeiros passos para começar. 

 

Se você quer  criar uma rotina de praticar atividade física dentro de casa, precisa ler este conteúdo. A seguir, mostramos algumas dicas para te ajudar nesse início, principalmente com a escolha da música para atividade física. Acompanhe!

 

5 dicas para começar a praticar atividade física em casa

 

Escolha um ambiente da casa para a prática

 

O ambiente faz toda diferença para quem quer começar a praticar atividade física. Um local muito movimentado ou que outras pessoas utilizam simultaneamente não é a melhor opção para fazer exercícios. 

 

A prática vai exigir entre 40 e 60 minutos do seu dia, por isso o local precisa estar livre para esse momento. O próprio quarto, a garagem ou a varanda de casa são opções interessantes.

 

Reserve um momento do dia 

 

Praticar exercícios físicos exige rotina. É preciso criar um hábito, do contrário você vai acabar esquecendo ou substituindo por algo que apareceu de última hora. Assim, pode passar vários dias e quando perceber, você não se exercitou em nenhum momento da semana.

 

Firme esse compromisso com você mesmo. Defina um horário do seu dia para as atividades físicas e tente cumprir com ele. No dia que não for possível, transfira o horário para outro momento do dia. O importante é se exercitar.

 

Prepare o ambiente antes do exercício

 

Nem todo mundo tem a possibilidade de ter um ambiente exclusivo para a prática de exercícios, mas isso não é motivo para não fazer suas atividades. Se o ambiente que você vai usar é compartilhado, tem móveis e outros objetos, será preciso tirá-los no momento da atividade.

 

Além disso, utilize um tapete próprio para a prática de exercícios. Essas ações vão evitar que acidentes aconteçam ou que você se machuque. Esta preparação do ambiente pode envolver também a escolha de uma música para atividade física, pensando no tipo de momento que você deseja ter naquela situação.

 

Use equipamentos adaptados

 

A maioria das pessoas não têm equipamentos de ginástica e academia em casa, mas isso não é um  impeditivo. Você pode usar os próprios móveis como base ou apoio para diversas atividades. Outra dica é encher garrafas pet com grãos de arroz ou feijão para formar os pesos. 

 

Tome cuidado com a quantidade de peso que vai usar para começar a se exercitar e utilize móveis que vão garantir sua segurança. Além disso, existem diversos exercícios que podem ser feitos sem nenhum tipo de equipamento, como prancha, agachamento, flexão etc.

 

Respeite seus limites

 

No início, é natural que você se sinta mais cansado e não consiga realizar algumas atividades. Não se sinta mal por isso, pelo contrário, comemore cada evolução. Respeite seus limites e faça apenas aquilo que o seu corpo consegue. Em hipótese alguma faça exercícios sem estar bem alimentado e disposto. Isso pode ser prejudicial para a sua saúde. 

 

Para começar suas atividades, coloque uma música estimulante, isso vai te motivar. Veja como escolher uma música para atividade física a seguir.

 

Qual o melhor tipo de música para atividade física?

 

Entenda o seu estilo musical

 

O que você gosta de ouvir no dia a dia? Quais músicas te dão mais disposição e ânimo? Provavelmente, são essas músicas que vão causar uma motivação maior na sua prática de exercício. Faça uma lista com essas músicas e as inclua em sua playlist.

 

Busque músicas animadas

 

Durante o treino normalmente precisamos de foco e concentração. As músicas precisam ser animadas para acompanhar o ritmo do exercício e não podem atrapalhar a sua concentração. Por isso, evite músicas muito lentas, românticas ou que façam surgir lembranças em sua mente. A música para atividade física deve ser utilizada como um gatilho de estímulo, e não de distração.

 

Invista nas músicas instrumentais

 

A música instrumental ajuda a ativar as conexões do cérebro, aumentando a concentração, aliviando as dores e o estresse. Por isso, é muito indicada pelos especialistas. Se você não tem uma lista com as suas músicas preferidas, de primeiro momento, dê o play em uma seleção de músicas instrumentais.

 

Escolha uma playlist no seu streaming preferido

 

Não teve tempo para criar a sua playlist? Isso não é motivo para não treinar. Os streamings de música têm diversas seleções prontas com músicas para quem vai fazer todo e qualquer tipo de exercício. É só dar o play e começar. Depois você vai escolhendo a música para atividade física que mais gostar para incluir na sua.

 

Invista em um bom equipamento de som

 

Uma das maiores vantagens de fazer exercício em casa é que você pode colocar o som bem alto para se motivar, não precisando se limitar aos fones de ouvido. Para quem prefere fazer exercícios de manhã, é só ligar o som assim que acordar, com uma playlist de músicas para atividade física. Assim, você já começa o dia com disposição. 

Ter um equipamento de som de qualidade faz toda diferença nesse momento. Garante que você terá uma boa experiência e não vai ter que parar sua atividade no meio por causa de problemas no som. Quer saber mais sobre equipamentos de som para a sua casa? Acompanhe os conteúdos no nosso blog.

 

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