O que é caixa de som amplificada e como entender seus detalhes te ajuda a vender mais


9 de março de 2021


O que é caixa de som amplificada e como entender seus detalhes te ajuda a vender mais

Se o seu cliente perguntar o que é caixa de som amplificada, você sabe responder? Embora estejam o tempo inteiro lidando com os equipamentos de som, os vendedores do setor também podem apresentar dúvidas com relação às especificações dos produtos e seu funcionamento.

No entanto, aquele que vende e se destaca mais é o vendedor especializado, que conhece bem sobre os produtos. Para saber em que nível a sua equipe de vendas está, e procurar cada vez mais se tornar um  profissional como esse, continue lendo este artigo. Você vai aprender o que é caixa de som amplificada e entender melhor sobre as características desse produto. Confira!

 

O que é caixa de som amplificada?

 

A caixa de som amplificada é um equipamento que une a caixa de som e o amplificador em um só lugar. A função da caixa acústica é utilizar os alto-falantes para reproduzir o som,  enquanto do amplificador é aumentar o volume deste áudio. Dessa forma, a caixa de som amplificada propaga o som com um volume muito mais alto do que uma caixa de som comum.

Além disso, pode ser conectada a outros equipamentos de som, que reproduzem um som mais baixo, com o objetivo de torná-los também mais altos. Por esse motivo, muitos clientes preferem utilizar esse equipamento, principalmente em festas e eventos.

 

Principais características da caixa de som amplificada

 

Algumas características diferenciam os equipamentos entre si e determinam o seu tipo de uso. Para entender o que é caixa de som amplificada, por exemplo, é preciso pensar que estamos falando de um aparelho que amplia ainda mais o volume do som, comparado com outros tipos de reproduções. Veja a seguir, outras características que você precisa entender para aperfeiçoar seus argumentos de vendas sobre este produto.

 

Caixa de som passiva e ativa

As caixas de são divididas entre ativa e passiva. O modelo passivo não conta com amplificador e sua potência é limitada, e na maior parte dos casos, não precisa de alimentação externa para funcionar. Fique atento caso o cliente fale que precisa de uma caixa amplificada, mas quer um modelo passivo. Explique para ele as diferenças e busque entender o que ele procura.

Por outro lado, o cliente também pode pedir por uma caixa de som ativa, sem alimentação externa. Outro equívoco, pois esse tipo de caixa deve ser conectado na tomada para funcionar, além de contar com amplificador e sua potência ser maior. Além disso, o volume e o grave podem ser controlados por um botão direto na caixa. 

Tenha em sua loja os modelos com conexão USB e entrada para microfone, recursos básicos nos modelos mais recentes. As caixas de som ativas são maiores e mais indicadas para eventos profissionais, por isso também são mais caras.

 

Caixa dutada e selada

Ao entender o que é caixa de som amplificada também é preciso compreender que esse tipo de equipamento conta com formatos diferentes, que influenciam na qualidade do som. A caixa dutada, por exemplo, possui um duto por onde ecoa o som. Esse modelo é o mais indicado para ambientes externos e reprodução de sons graves. 

A caixa selada tem um tamanho menor do que o da caixa dutada, sendo mais simples e não tendo recursos que potencializam o som. A reprodução do som é mais limitada, por isso não é o modelo mais indicado para o uso em ambientes externos. A vantagem é que mesmo com pouca potência, a caixa mantém a qualidade do som sem distorções.

 

Escolhendo o sistema de áudio da caixa de som amplificada

 

Agora que você já viu o que é caixa de som amplificada e entendeu mais sobre os tipos existentes, saiba que essa categoria de equipamento pode ser dividida em três tipos de sistema de áudio:

  • Mono: é formado apenas por um sinal de áudio. Todas as caixas acústicas transmitem o mesmo som, sem distinção entre o cantor e os instrumentos;
  • Estéreo (Stereo): esse sistema é dividido em 2 caixas (direita e esquerda). Dessa forma, cada parte do som é transmitida por uma caixa. A caixa reproduz sons mixados, instrumentos, voz e outros sons nos dois canais, separadamente;
  • Surround: o sistema transmite o som por meio da tecnologia dolby stereo, assim, o som é distribuído em 3 ou mais caixas de som. Equipamentos de som surround são muito comuns em salas de cinema, pois proporcionam um som mais realista. Esse tipo de caixa deve ser posicionado em diferentes pontos. 

Quer saber mais sobre o que é caixa de som amplificada e como funcionam outros tipos de equipamentos de som? Então continue acompanhando o blog da Frahm e converse com nossos especialistas, se sentir a necessidade!

 

como funciona a transmissão bluetooth

Comentários