Sistema de som para supermercado: como montar?

sistema-de-som-para-supermercado-frahm

Montar um sistema de som para supermercado é uma tarefa que envolve planejamento e conhecimento para a escolha correta dos equipamentos. A sonorização de grandes ambientes comerciais, como supermercados, melhora a experiência dos clientes, facilita a comunicação de promoções e anúncios importantes, além de servir como um canal de comunicação interna entre os setores. 

Neste conteúdo, entenda como montar um sistema de som eficaz para supermercados:

Sistema de som para supermercado: quais são os seus objetivos?

Antes de começar a escolher os equipamentos, você precisa entender as necessidades específicas do seu supermercado — ou de cada loja em específico, caso estejamos falando de uma rede. Elas podem variar dependendo do tamanho do espaço, do layout, do público-alvo e dos objetivos da sonorização. Em geral, os objetivos mais comuns são:

  • Música ambiente: para proporcionar uma experiência de compra agradável, podendo influenciar positivamente o comportamento e consumo dos clientes.
  • Anúncios de promoções: para facilitar a comunicação de ofertas especiais, incentivando as vendas.
  • Comunicação interna: para auxiliar na coordenação entre diferentes setores do supermercado, como o estoque e os caixas.

Porém, outras necessidades podem existir e você deve identificá-las antes de dar início ao projeto de sonorização do supermercado.

Quais equipamentos são utilizados em um sistema de som para supermercado?

Os equipamentos de som podem variar de acordo com o tamanho do ambiente e os objetivos da sonorização. Isso também vale para a quantidade e a potência de cada um. Por isso, antes de comprar qualquer equipamento, é fundamental fazer um projeto de sonorização personalizado e com profissionais capacitados

Abaixo listamos os equipamentos mais utilizados, em geral, nos projetos de som para supermercados:

1. Amplificadores

Os amplificadores garantem que o som seja enviado para as caixas de som, distribuindo de maneira uniforme por todo o supermercado. A escolha deve ser baseada no tamanho do espaço e no número de caixas de som que serão usadas. 

Existem amplificadores de diferentes potências, sendo importante escolher um modelo que tenha capacidade para cobrir todo o ambiente, sem distorção do som. Um supermercado de grande porte pode necessitar de amplificadores com potência superior a 600 watts.

Ainda, é interessante optar por amplificadores multicanais, que permitem o controle de diferentes zonas do supermercado de forma independente. Ou seja, em um canal pode estar tocando músicas enquanto no outro está rolando anúncios de promoções, por exemplo.

2. Caixas de som

As caixas de som são responsáveis por reproduzir o áudio no ambiente, e sua qualidade influencia diretamente a clareza e a fidelidade do som. 

Para supermercados, é ideal usar caixas em maior quantidade, que possam ser distribuídas pelo espaço. No projeto é feito o cálculo da quantidade necessária para cobrir todo o espaço, sem deixar áreas vazias. Em uma análise básica, podemos considerar uma caixa de som a cada 50 metros quadrados.

Uma boa opção para supermercados são as caixas de som de embutir no teto, pois são discretas e permitem uma distribuição uniforme do som. Quando essa opção não for possível, caixas de som de sobrepor  também podem ser usadas, por exemplo em eletrocalhas

A potência das caixas de som deve ser compatível com a do amplificador. Em geral, as de 70 a 80 watts são suficientes.

3. Microfones

Para anúncios de promoções e comunicação interna, seu sistema de som para supermercado vai precisar de microfones. Você pode utilizar tanto os modelos com fio — que são mais confiáveis para uso fixo, como em caixas e áreas de atendimento ao cliente — quanto os sem fio, que oferecem mobilidade e são ideais para gerentes e funcionários que precisam se deslocar pelo supermercado. 

4. Sistema de controle

Um sistema de controle centralizado permite gerenciar todas as fontes de áudio e controlar o volume e a programação de anúncios em diferentes zonas do supermercado. Um exemplo são os mixers, que permitem combinar e controlar várias fontes de áudio. 

Já os processadores de áudio podem ser usados para ajustar a equalização e outros parâmetros do som para garantir a melhor qualidade possível.

Planejamento e instalação do sistema de som para supermercados

1. Planejamento do layout

Antes de instalar o sistema de som, o layout do supermercado deve ter sido previamente mapeado no projeto. Isso é necessário para entender quais áreas precisam de som e definir onde as caixas e os equipamentos serão colocados. 

2. Cabeamento

O cabeamento adequado vai garantir que o som seja transmitido sem interferências ou perda de qualidade. Utilize cabos de alta qualidade e adequados para áudio profissional. Além disso, é importante planejar a passagem dos cabos por todo o supermercado, de forma que eles fiquem discretos e ofereçam segurança para os clientes e funcionários. 

3. Configuração do sistema

Após a instalação dos equipamentos, o sistema deve ser configurado pelo profissional para garantir a melhor qualidade de som. Isso inclui ajustar a equalização, níveis de volume e os diferentes canais, caso esteja utilizando um amplificador multicanal.

Garantindo a durabilidade do sistema de som para supermercados

Após instalado e configurado, o sistema de som deve ser testado tanto com a loja vazia quanto cheia, para verificar se tudo está funcionando corretamente, se o volume está adequado, se é necessário algum ajuste extra, etc.

Além de escolher um bom fornecedor e equipamentos de alta qualidade, a manutenção regular também é fundamental para a durabilidade e a performance do sistema de som. Isso inclui a verificação dos cabos, limpeza das caixas de som e atualização dos equipamentos conforme necessário. 

Com um bom planejamento e a escolha de equipamentos de qualidade, você consegue montar um sistema de som para supermercados que ajuda na experiência do cliente e traz vários outros benefícios para a empresa. 

Para se aprofundar no assunto, baixe gratuitamente nosso Guia Definitivo para sonorização de ambientes comerciais e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

guia-definitivo-frahm

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente