Colocando-se no lugar de consumidor, você já deve ter se deparado com ambientes sonorizados. Lojas, shoppings centers, academias, supermercados, clínicas etc. O som para ambientes comerciais não é uma estratégia nova, mas têm crescido muito nos últimos anos.
Os empresários têm percebido a importância e os resultados positivos que essa estratégia proporciona para as vendas e para o fortalecimento da marca. Neste artigo, você vai entender melhor sobre essa técnica e quais os ganhos a sua empresa pode ter ao adotá-la. Confira!
Som para ambientes comerciais é necessário?
O som para ambientes comerciais é necessário para quem quer proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes, além de reforçar a imagem da marca de forma positiva no mercado.
Um ambiente sonorizado é aquele que marca, tanto para o bem, quanto para o mal. Isso quer dizer que a sonorização é importante, mas deve ser feita corretamente. Caso contrário, pode causar o efeito inverso, fazendo com que o cliente tenha uma experiência negativa e crie uma imagem ruim do lugar.
Dessa forma, não vai querer voltar para aquele ambiente e também não vai recomendá-lo para outras pessoas. Por outro lado, quando o estabelecimento acerta na sonorização tem só benefícios a ganhar.
O som ambiente proporciona personalidade para o lugar, fazendo com que deixe uma marca registrada na lembrança do cliente. De forma natural, o cliente vai querer voltar para aquele lugar em busca de viver a mesma experiência que teve no passado. Por isso, o som para ambientes comerciais é necessário.
Aprenda tudo sobre o assunto neste guia completo sobre sonorização de ambientes comerciais
Vantagens do som para ambientes comerciais em ambientes maiores
A sonorização de ambientes é uma técnica que pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de ambiente comercial. No caso dos ambientes maiores, podemos citar exemplos como:
- Aeroporto;
- Escritórios;
- Shopping Center;
- Universidade;
- Escola;
- Academia;
- Supermercado;
- Galeria comercial;
- Clube;
- Auditório;
- Centro de saúde e estética
- Bar e restaurante;
- Entre outros.
As vantagens da sonorização comercial pode ser diferente em alguns pontos para um segmento ou outro, mas em geral, os ganhos observados são esses que você vai ver a seguir.
Promove a sensação de relaxamento
Uma música agradável faz com que as pessoas se sintam relaxadas e mais à vontade para permanecer no local. Com isso, o sentimento promovido é positivo e o público se sente motivado a retornar ao local.
Aumenta a permanência no ambiente
Estimulado pela sensação de relaxamento, o cliente que se sente bem no ambiente não vai ter vontade de ir embora. Pelo contrário, vai se sentir motivado a continuar mais naquele local, aproveitando a sensação agradável que ele proporciona.
Estimula as vendas
O cliente que passa mais tempo no ambiente, naturalmente, vai consumir mais. Dessa forma, a tendência é que o estabelecimento aumente as suas vendas.
Influencia na tomada de decisão
O ambiente é determinante para que o cliente decida por consumir ou não. Se o atendimento é ruim e o local não é agradável, a tendência é que o consumidor deixe o ambiente. Por outro lado, quando o ambiente é agradável, aconchegante e acolhe o cliente, ele vai se sentir motivado a comprar, contratar um serviço ou consumir.
Torna o ambiente mais agradável
A música tem o poder de envolver as pessoas e tornar o ambiente melhor. Com estabelecimentos comerciais não é diferente. A música deixa o local mais leve, divertido e agradável.
Fortalece a identidade da marca
Alguns ambientes são conhecidos pelo tipo de serviço que oferecem, comida que vendem, atendimento e outros fatores. A sonorização também pode ser um fator que fortalece a identidade da marca. O cliente sabe que é naquele local onde vai ouvir determinado estilo de música.
Quando o ambiente é agradável porque investe na sonorização, o cliente cria um vínculo emocional com o local, pois é onde ele se sente bem e relaxado. Isso faz com que ele se torne um cliente frequente, aumentando cada vez mais as chances de fidelizá-lo.
Como fazer um bom projeto de som para ambientes comerciais
Um bom projeto de som para ambientes comerciais deve ser desenvolvido por um profissional. O técnico vai avaliar todos os pontos necessários para desenvolver o projeto e instalar o sistema de som adequadamente. Veja a seguir quais são as etapas desse processo:
Avaliação do ambiente
A avaliação técnica do ambiente consiste em uma análise do espaço. O profissional vai observar os detalhes do local, como a altura do pé direito e suas diferenças caso o local tenha características diversas em cada ponto, avaliar a acústica e a formação de eco do local, verificar os pontos de instalação, bem como se o estabelecimento é formado por um único lugar ou vários ambientes, entre outros fatores.
Analisar os ruídos no local e ao entorno
Ruídos internos e externos podem afetar a acústica do ambiente. Para evitar que isso seja um problema, o técnico deve identificar as fontes de ruído e calcular de qual forma poderá evitá-las. Assim, poderá impedir que a qualidade do som seja impactada negativamente.
Dimensionar o ambiente
O dimensionamento é a definição dos locais onde as caixas serão posicionadas. Com essa avaliação, o profissional também define a quantidade de equipamentos necessários para formar o sistema de som para o ambiente comercial.
Escolha dos equipamentos
Para a escolha dos equipamentos, o profissional vai considerar o orçamento do cliente e as necessidades do projeto para chegar ao melhor resultado. A escolha do fabricante também é fundamental, pois vai determinar a qualidade do som, potência e a garantia.
Quer saber mais sobre esse processo e entender como é a instalação de som para ambientes comerciais? Confira a explicação neste infográfico!