Diversas tecnologias fazem parte da nossa rotina de forma tão natural que sequer percebemos. Na verdade, notamos apenas quando não funcionam, como no caso do Wi-Fi. Com o som via bluetooth também é assim, não conseguimos nem lembrar quando começamos a usar essa tecnologia ou quando ela foi criada e o porquê.
Você saberia as respostas para essas perguntas? A maioria das pessoas não sabe e também não sabem diferenciar o que é mito e o que é verdade em torno dessa tecnologia. Preparamos um material com todas essas respostas e mais, mostramos o que você precisa considerar na hora de comprar um equipamento com som via bluetooth.
Quer conferir? Continue a leitura!
O que é bluetooth?
Bluetooth é uma tecnologia que permite a transmissão de informações e dados sem a necessidade de conexão entre cabos e drivers. A tecnologia faz a conexão entre duas fontes de informação em uma curta distância.
Basicamente, isso é possível por meio de uma radiofrequência, que envia e recebe as informações. O bluetooth foi criado há mais de 20 anos, a partir do interesse de uma grande empresa de tecnologia para telefonia fixa e móvel, mas que só foi possível ser efetivado depois da junção dessa e de outras grandes marcas do mercado.
Desde que foi criado, o bluetooth gera muitas dúvidas nos usuários. Hoje em dia, os mitos em torno desse recurso são menos frequentes, mas no passado e entre as pessoas que ainda não tinham familiaridade com a solução, havia muitas dúvidas sobre seus impactos para a saúde do ser humano.
A verdade é que o bluetooth ajuda muitas pessoas diariamente, facilitando a comunicação entre dispositivos diferentes, permitindo a transferência de dados e oferecendo maior comodidade para o usuário. Tudo isso a um custo muito baixo. É muito fácil encontrar um aparelho no mercado que oferece a tecnologia por um custo acessível.
Quais são as aplicações dessa tecnologia?
O bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio amplamente utilizada para conectar dispositivos móveis, como smartphones ou tablets e a acessórios como fones de ouvido, alto-falantes e smartwatches.
Entre suas diversas aplicações, o bluetooth permite a transferência de arquivos entre dispositivos próximos. Isso é útil para compartilhar fotos, vídeos, documentos e outros tipos de arquivos sem a necessidade de cabos USB ou conexão à Internet.
Sistemas de navegação em veículos, como sistemas de GPS e infoentretenimento também contam com a tecnologia bluetooth para fornecer informações em tempo real e permitir a integração com smartphones.
A tecnologia também pode ser usada em dispositivos de saúde e fitness, como monitores de frequência cardíaca, rastreadores de atividade física e balanças inteligentes, além da conexão e comunicação entre dispositivos inteligentes como lâmpadas e câmeras de segurança.
Além disso, um dos usos mais comuns é a transmissão de áudio sem fio, por exemplo, fones de ouvido ou caixas de som sem fio podem se conectar a smartphones ou reprodutores de som via bluetooth para ouvir música, podcasts e chamadas telefônicas
Leia também: Fone bluetooth vs fone com fio: prós e contras de cada opção
Como o som é transmitido via bluetooth?
Primeiramente, o dispositivo de origem de áudio (como um smartphone ou tablet) e o fone de ouvido ou caixa de som sem fio devem ser colocados no modo de emparelhamento. Isso permite que eles se reconheçam mutuamente e estabeleçam uma conexão Bluetooth.
Assim que o emparelhamento é iniciado, o dispositivo de origem de áudio e o fone de ouvido ou caixa de som sem fio começam a procurar um ao outro para estabelecer uma conexão Bluetooth. Quando encontram um ao outro, eles se conectam automaticamente.
Antes de ser transmitido via Bluetooth, o áudio é codificado em formato digital. Os codecs de áudio, como SBC (Subband Coding), aptX, AAC ou LDAC, são usados para converter o áudio em dados digitais que podem ser transmitidos via Bluetooth.
Os dados de áudio codificados são divididos em pacotes e transmitidos através de ondas de rádio na faixa de frequência de 2,4 GHz. O receptor recebe os pacotes de dados Bluetooth e os decodifica de volta para o formato de áudio original.
Em seguida, o áudio é enviado para os alto-falantes internos dos fones de ouvido ou caixas de som sem fio. Todo o processo acontece de forma muito ágil e prática tornando o uso da tecnologia uma grande vantagem na rotina.
Quais são os benefícios de usar bluetooth para transmissão de som?
O uso do bluetooth para a transmissão de som oferece uma série de benefícios, tornando-o uma opção popular para a conectividade sem fio. Confira alguns dos principais benefícios de usar o som via bluetooth:
Conexão simultânea de dois dispositivos
A tecnologia Bluetooth é amplamente suportada por uma variedade de dispositivos, como smartphones, tablets, laptops, smart TVs, sistemas de som do carro e fones de ouvido. Como vimos acima, a conexão é simples e rápida, aumentando a praticidade do seu dia a dia.
Leia também: Caixa de som bluetooth: conheça as vantagens e desvantagens dessa opção
Menor latência de áudio
A transmissão de áudio via Bluetooth geralmente apresenta uma latência de áudio menor, especialmente nas versões mais recentes do Bluetooth.
A latência de áudio refere-se ao tempo de atraso entre o momento em que um som é produzido no dispositivo de origem e o momento em que é ouvido nos fones de ouvido ou caixas de som sem fio, o famoso “delay”.
Uma menor latência é desejável, especialmente em situações em que a sincronização precisa entre o áudio e o vídeo é importante, como ao assistir filmes, vídeos ou jogar jogos.
Maior alcance de transmissão
O alcance de transmissão do som via bluetooth pode variar dependendo de diversos fatores, como a versão do bluetooth utilizada, o ambiente em que os dispositivos estão sendo usados e a presença de obstáculos físicos que possam interferir no sinal.
Contudo, os avanços da tecnologia aumentaram o alcance de transmissão. O bluetooth 4.0 e o bluetooth 5.0, por exemplo, podem alcançar um alcance máximo de até 100 metros (em condições ideais) quando não há interferências no ambiente.
Baixo consumo de energia
Os dispositivos bluetooth consomem uma quantidade mínima de energia durante a transmissão de som, o que é especialmente benéfico em dispositivos alimentados por bateria, como smartphones, tablets e fones de ouvido sem fio.
Isso permite que você desfrute de longas horas de reprodução de áudio sem esgotar rapidamente a bateria do dispositivo, facilitando o uso de fones de ouvido ambientes como academia, por exemplo.
Segurança
O uso do bluetooth é seguro, afinal, a conexão entre os dois aparelhos só acontece quando há autorização do pareamento. Além disso, com o uso de fones de ouvido e caixas de som sem fio você garante mais liberdade de movimento, reduzindo o risco de tropeçar ou se embolar com os fios e cabos.
Quer desvendar os mitos sobre a tecnologia bluetooth, saber como foi criada e como avaliar a qualidade do recurso em um aparelho? Baixe o e-book “Como funciona a transmissão do som via bluetooth” e confira!