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Técnicas de vendas de varejo para momentos de crise

Em momentos de crise, como a do novo coronavírus, há invariavelmente um impacto nas vendas do varejo. São situações que geram diferentes preocupações para os empreendedores, pois, ao final, pode-se acabar resultando no fechamento das lojas e em desempregos, o que também abala a economia. Em situações como essa, contar com um arsenal de técnicas de vendas de varejo focadas na situação pode pesar favoravelmente na balança.

Ser criativo, adotar estratégias e técnicas de vendas no varejo são fatores fundamentais para quem quer enfrentar momentos de crise e diminuir os impactos nos negócios. Neste artigo, você vai ver algumas técnicas de vendas de varejo que podem ser usadas em sua loja. Confira!

5 técnicas de vendas de varejo para enfrentar a crise

Estude sobre o produto

Essa é uma técnica de venda de varejo que deve ser adotada não só em momentos de crise. Todos os vendedores devem conhecer bem os produtos vendidos pela loja para orientar o cliente e ter argumentos para defendê-lo. Principalmente, quando o consumidor fizer comparações com outras marcas.

Ao conhecer bem o produto, o vendedor consegue destacar as vantagens do equipamento, explicar para o cliente como deve ser usado e dar dicas de conservação. Por isso, é fundamental estudar e se aprofundar sobre cada produto.

Adquira conhecimento técnico

Entre as técnicas de vendas de varejo, o conhecimento técnico abrange mais do que o entendimento sobre o produto, significa que o vendedor entende sobre sonorização, fundamentos, acústica e até instalação. É bastante comum que as lojas tenham um profissional com mais conhecimento técnico do que os outros e que costuma ser chamado quando os colegas têm alguma dúvida.

Em geral, esse profissional é aquele que já tem afinidade com equipamentos de som e gosta de estudar sobre. O ideal, no entanto, é que toda equipe tenha conhecimento técnico para não depender de um único profissional e transmitir mais confiança ao cliente. 

Compreenda as dores do cliente

Às vezes, nem o cliente sabe exatamente o que quer ou precisa. Ao utilizar as técnicas de vendas de varejo, a compreensão da dor do cliente se torna essencial para orientá-lo, inclusive, sobre o que ele realmente precisa. Há casos em que o cliente pode querer um som para uma necessidade específica, como para sonorizar um ambiente, por exemplo. É preciso ter sensibilidade para enxergar a verdadeira necessidade por trás de um pedido.

Reunir as informações, fazer as perguntas certas e solicitar que o cliente explique o máximo de características do local será fundamental para entender o ambiente e oferecer um produto que vá atender suas necessidades.

Quanto mais informação o vendedor tiver, melhor. Além disso, é importante que o cliente informe quanto pretende investir. Dessa forma, o vendedor poderá oferecer produtos de qualidade que estão dentro do orçamento definido. 

Analise o mercado

Apesar de estarmos falando de técnicas de vendas de varejo para momentos de crise, em tais situações, nem todos os clientes foram impactados ou estão sendo impactados da mesma forma. Em alguns casos, os clientes podem precisar de soluções sonoras para deixar o ambiente residencial mais agradável, por estarem passando muito tempo em casa. Ou, ainda, procurando soluções para ajudá-los em um modelo de trabalho diferente, como o home office. 

Se as pessoas estão passando mais tempo em casa, elas podem estar em busca dos equipamentos certos para ter maior qualidade para assistir séries, filmes e transmissões de show.

Nesse caso, por exemplo, o vendedor precisa analisar como o mercado está se movimentando para sugerir os equipamentos. Uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2020, mostrou que 1 em cada 5 consumidores utilizaram serviços de streaming e que as plataformas tiveram crescimento de 12 pontos percentuais entre os assinantes.

Plataformas de lives, para transmissão de shows ao vivo, também cresceram em 2020. A ClapMe,  que oferece o aparato para esse tipo de transmissão, aumentou sua receita em 500% durante a pandemia do coronavírus. 

Por meio desse dado, é possível estimar que o público terá um interesse maior em adquirir equipamentos de home theater ou que ofereçam qualidade sonora para assistir um show na TV, por exemplo. Estar atento a essas mudanças no mercado, vai ajudar o vendedor a se preparar melhor para atender o seu público. 

Ofereça suporte especializado

A vantagem de trabalhar com marcas brasileiras é que a revenda terá a garantia de suporte especializado para o cliente. Empresas estrangeiras nem sempre oferecem suporte e garantia para o comprador e esse ponto deve ser considerado pelo vendedor antes de oferecer um produto ao cliente. 

Isso porque, diante de qualquer problema, poderá acionar o fabricante ou indicá-lo diretamente ao cliente, sabendo que o atendimento será satisfatório. Do contrário, a falta de suporte vai oferecer uma má experiência para o consumidor, que perderá a confiança na revenda, por ser a intermediadora dessa relação.  

Na Frahm, a equipe técnica é preparada para atender e tirar as dúvidas do cliente. Ao ligar no atendimento, o consumidor não é direcionado para uma central telefônica, mas um profissional atende e direciona o cliente para o setor que ele quiser.

Dessa forma, consegue falar, facilmente, com um engenheiro ou profissional técnico para tirar as dúvidas sobre o produto. A experiência será satisfatória desde a venda até a utilização do produto. Veja quais são os benefícios de trabalhar com equipamentos da Frahm.

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