Se você está decorando sua casa ou quer fazer pequenas mudanças para deixá-la mais moderna e bonita, é importante conhecer o que está em alta e entender quais são as tendências mais atuais. Para 2025, a ideia é unir conforto, tecnologia e elementos naturais e culturais na decoração para casa, criando ambientes aconchegantes e esteticamente agradáveis.
Quer saber quais são essas tendências e entender o que faz sentido para os seus espaços? Leia este conteúdo que preparamos:
6 tendências de decoração para casa em 2025
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência global para 2025, e na decoração de interiores não seria diferente. As práticas sustentáveis e a proximidade com a natureza vão guiar as escolhas de materiais, móveis e estilo de decoração.
Materiais sustentáveis serão cada vez mais utilizados, das mais variadas formas. As madeiras recuperadas – de demolição ou recicladas – podem aparecer em pisos e móveis, por exemplo, trazendo um toque rústico e aconchegante ao ambiente.
Tecidos orgânicos, como algodão e linho, também estão em alta e são excelentes opções para sofás, almofadas, roupas de cama etc. Além de sustentáveis, estes tecidos possuem alta qualidade.
Por fim, não podemos falar sobre sustentabilidade sem falar sobre móveis de segunda mão. Incorporar peças vintage ou restaurar móveis antigos pode reduzir o desperdício, além de deixar sua decoração única e personalizada.
2. Decoração minimalista
O minimalismo continua a ser uma forte tendência de decoração para casa em 2025, valorizando a simplicidade e a funcionalidade dos ambientes. Cores como branco, cinza e tons terrosos são a base do minimalismo, criando um ambiente calmo e sereno – mas falamos mais sobre isso no próximo tópico.
Móveis com linhas retas e design simples são características marcantes do minimalismo. Optar por peças multifuncionais, como sofás-camas e mesas extensíveis, ajuda a maximizar o uso do espaço sem sobrecarregá-lo.
Mas é importante entender que o minimalismo não é sinônimo de uma casa sem graça ou sem personalidade. Pelo contrário, a ideia é ter um ambiente “clean” de forma geral, trazendo destaque para objetos diferenciados e especiais, que tenham a cara dos moradores.
3. Cores em neutras e tons terrosos
Em 2025, vamos ver cada vez mais os tons neutros sendo usados, tanto nas paredes quanto nos objetos de decoração e até na marcenaria. Branco e cinza são cores super versáteis e atemporais, e criam um espaço que pode ser complementado com cores mais vibrantes em acessórios e detalhes.
Outra tendência são os tons terrosos, como coral e terracota. Além de lindos, eles ainda se conectam com a ideia da sustentabilidade e de trazer um pouquinho da natureza para dentro de casa.
4. Diferentes tons de azul
Apesar de não ser neutro ou terroso, o azul merece um destaque, pois é uma forte tendência para 2025. A cor chamou a atenção em diversos eventos de arquitetura e design de interiores, aparecendo em diferentes tons.
Um exemplo é o azul profundo, um tom mais escuro e perfeito para quem quer ousar um pouco nas paredes ou mesmo nos móveis. O azul turquesa também se destacou e é uma aposta dos profissionais para criar ambientes mais alegres e divertidos.
5. Tecnologia aliada ao design de interiores
A tecnologia vai muito além de trazer conforto ou inovação para os ambientes, mas também pode ser uma grande aliada na hora de deixar sua casa ainda mais bonita.
A sonorização ambientes é uma tendência inovadora que transforma qualquer espaço. Sistemas de som embutidos, como caixas de som de teto ou parede, proporcionam uma experiência sonora imersiva sem comprometer a estética do ambiente. Esses sistemas são ideais para criar um clima mais agradável, seja para assistir filmes em família, fazer festas ou diversos outros objetivos.
Outra tecnologia que já é realidade, mas ganha cada vez mais força é a automação residencial. Sistemas de automação permitem controlar iluminação, temperatura, segurança e entretenimento com facilidade.
Móveis com carregadores embutidos, luzes LED e sistemas de som também estão cada vez mais populares. Esses itens economizam espaço e adicionam conveniência e modernidade ao ambiente.
6. Elementos étnicos e multiculturais
Incorporar elementos étnicos na decoração de uma casa traz riqueza cultural e originalidade aos ambientes, e essa tendência vem com tudo em 2025.
Estes elementos podem aparecer, por exemplo, nas texturas aplicadas ao ambiente. Podemos citar o reboco grego, que tem sido frequentemente visto em diferentes inspirações de decoração no exterior. Tapetes e quadros decorativos com padrões étnicos também são excelentes ideias.
Peças artesanais, como cerâmicas, esculturas e móveis feitos à mão, também trazem muita beleza e personalidade ao ambiente. Melhor ainda se você puder investir no trabalho de artesãos locais – de diferentes partes do mundo. Isso permite que cada peça conte uma história, enriquecendo o ambiente culturalmente.
E o mais legal é que você pode misturar elementos de diferentes culturas!
Se gostou das dicas de tendências de decoração para casa, continue por aqui e leia nosso conteúdo sobre: Como deixar a casa mais aconchegante.