Cortinas que abrem e fecham automaticamente por meio de sensores, objetos eletrônicos e sistemas de som sofisticados que podem ser controlados com um toque no celular. Esses são apenas alguns dos recursos que a popularização da Internet das Coisas (Internet of Things) viabilizou na automação residencial.
As soluções oferecem mais conforto para o morador, tornando as atividades simples do dia a dia mais autônomas e até mais seguras. Se você quer oferecer esse diferencial para o seu cliente, continue lendo este artigo e confira as principais tendências em sonorização de ambientes. Acompanhe!
Tudo automatizado e controlado em um só lugar
Um levantamento da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) revela que a taxa média de crescimento desse mercado no Brasil é de 22% em média. Com isso, a expectativa é que a automação residencial movimente US$ 3,1 bilhões em 2025.
A ideia de automatizar a casa permite que algumas tarefas sejam realizadas de forma mais fácil, como controlar a temperatura do ambiente, iluminação e som em uma única central.
Para acessar esses benefícios, no entanto, é preciso ter um projeto de automação que conecte:
- os pontos de comunicação (internet, telefone, televisão);
- os pontos de áudio (som ambiente, home-theater);
- cargas (luzes, cortinas etc.);
- e outros itens como posição de todas as tomadas, central de aspiração etc.
Alguns recursos mais simples de automação residencial podem ser adquiridos em lojas e configurados pelo próprio usuário. Outros vão exigir que um profissional desenvolva o projeto e faça a instalação.
Conheça as principais tendências de automação residencial para apostar
Equipamentos com conectividade e sem fios
De acordo com a pesquisa Casa do Futuro, da Hibou, empresa especializada em monitorar hábitos de consumo e o mercado, 89,2% dos entrevistados desejam conectar e carregar seus aparelhos eletroeletrônicos por meio de recursos sem fios.
Isso quer dizer que o mercado terá que investir no desenvolvimento da indução eletromagnética e de sistemas Wi-Fi. Hoje em dia é mais fácil encontrar sistemas de sonorização de ambientes para residências com módulos e caixas acústicas com receptores Bluetooth.
São eles que vão permitir a integração de dispositivos portáteis à rede sonora da casa, levando a versatilidade do streaming para todos os ambientes.
Multiroom Audio
As instalações de Multiroom possibilitam que o morador reproduza diferentes sons por cômodos. Um aplicativo promove a integração de diversos dispositivos em uma plataforma central e a tecnologia permite que os consumidores aproveitem a mobilidade dos eletrônicos ativamente nos seus projetos de sonorização ambiente.
Assim, podem sincronizar as músicas de sua preferência do próprio celular para que sejam tocadas nos diferentes cômodos da casa. O conceito Multiroom possibilita que cada espaço do imóvel tenha total independência sonora.
>> Aprenda mais sobre os termos da sonorização de ambientes.
Assistentes de voz
Com a adoção desta inovação os projetos de automação residencial podem ser acionados a partir do comando de voz. A tecnologia facilita a adoção da automação residencial pelos usuários idosos que não têm tanta familiaridade com smartphones.
De acordo com a pesquisa da Hibou, 24,8% dos brasileiros gostariam de usar assistentes de voz para ajudar no controle da casa e a realizar tarefas do dia a dia. A automação de luzes e cortinas também é desejada por 45,2% dos entrevistados .
Sistemas de monitoramento
As câmeras de monitoramento online têm proporcionado maior controle e segurança para quem passa o dia longe de casa. A pessoa que trabalha fora consegue acompanhar, através do seu smartphone, tudo que está acontecendo enquanto permanece fora.
Além da segurança do imóvel, para quem tem pets, crianças ou idosos sob o cuidado de terceiros, as câmeras também são boas aliadas. A pessoa consegue passar o dia longe, tendo a garantia de que tudo está seguro em sua residência.
Sensores de segurança
Como parte das câmeras de monitoramento, os sensores avisam sobre a aproximação de uma pessoa em um local específico, por exemplo. Os sensores também são capazes de identificar sinais de fumaça e uso inadequado de componentes elétricos que podem causar incêndios.
Existem modelos específicos para automação hidráulica que ajudam a evitar vazamentos, impedindo que danos estruturais e prejuízos sejam causados para os imóveis.
Portas e janelas automatizadas
Esquecer as chaves de casa nunca mais será um problema para quem tem uma fechadura eletrônica. Por meio de uma senha de acesso, o morador entra em sua residência facilmente. A senha pode ser alterada sempre que ele achar necessário.
Proprietários que alugam imóveis em plataformas como Airbnb têm usado essa solução como uma alternativa para liberar a entrada dos hóspedes à distância e eliminar a necessidade de ter alguém para recebê-los.
Com recursos de automação, é possível ainda controlar portões para abri-los à distância. Esse tipo de recurso também pode ser aplicado em janelas e persianas.
As tendências para automação residencial para os próximos anos envolvem ainda controle de gestos e reconhecimento facial. Empresas como Apple e Samsung já integraram o reconhecimento facial em seus novos smartphones.
O usuário também pode programar o sistema da casa para inicializar o seu home theater junto com as caixas de som do ambiente. Assim, é só chegar e assistir. O sistema elimina os controles remotos e tudo pode ser controlado pelo smartphone.
Sua empresa de sonorização de ambiente está preparada para incorporar as inovações do mercado da internet das coisas? Aprenda tudo sobre os tipos de sonorização de ambientes.