Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe qual a melhor qualidade de áudio para as suas necessidades? Conheça neste artigo!

Quem busca um bom equipamento de som com certeza já se perguntou qual a melhor qualidade de áudio a ser utilizada. E não só para si mesmo, possivelmente deve ter buscado na internet ou perguntado em lojas e para profissionais técnicos.

 

Saber qual a melhor qualidade de áudio pode ser um desafio para quem não entende sobre equipamentos de som. Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa para encontrar a melhor qualidade de áudio e descobrir se ela realmente existe. Continue lendo e confira!

 

O que é qualidade de áudio e que fatores a influenciam

 

Se você não descobriu qual a melhor qualidade de áudio, ou achou que tinha encontrado, mas não teve uma boa experiência, continue a leitura. O que acontece é que a qualidade do som está relacionada com o formato do áudio. Ou seja, para que um equipamento específico entregue a qualidade esperada, é fundamental utilizar um recurso de transmissão que também atenda aquela expectativa.

Alguns recursos, por exemplo, não serão compatíveis com determinados formatos. Além disso, a definição de qual a melhor qualidade de áudio também vai depender da sua finalidade. Os formatos de áudio podem ser divididos em três tipos:

 

Formatos com compressão e perda de qualidade

 

Esses formatos são mais utilizados para quem não exige tanta qualidade, e são indicados para o armazenamento de muitos arquivos.  Neste caso,  músicas são reproduzidas sem muitos detalhes, como em festas, ou para passar um tempo quando você não está prestando tanta atenção no som, como enquanto faz exercícios ou se desloca de um lugar para o outro. Os formatos com esta qualidade de áudio são: AAC; MP3; OGG e WMA.

 

Formatos com compressão sem perda de qualidade

 

Esses formatos são indicados para usos no meio termo. Ou seja, atende a necessidade de ouvir música com mais detalhes, mas ainda não necessariamente de forma profissional. Os arquivos de áudio nesses formatos ocupam mais espaço e exigem um armazenamento maior. São formatos fáceis de encontrar e rodam em diferentes tipos de dispositivos. Os formatos são: ALAC e FLAC.

 

Formatos sem compressão

 

Por último na nossa categorização, apresentamos os formatos de áudio sem compressão, indicados para a captação de áudio profissional ou para quem precisa utilizá-los profissionalmente. São formatos de melhor qualidade, captados a partir de produções impecáveis. Os formatos são: AIFF; PCM e WAV.

 

Enfim, qual a melhor qualidade de áudio? Isso existe mesmo?

 

Como você viu no tópico anterior, a qualidade do áudio está relacionada com o formato. Por isso, não é correto afirmar que exista uma melhor qualidade. O que existe é o formato ideal para a sua necessidade e tipo de uso.

 

O equipamento escolhido para reproduzir aquele tipo de arquivo vai entregar a potência que ele possui, mas vai atender a qualidade do formato em que o áudio foi gravado. Isso quer dizer que pode acontecer de você ouvir um som, que não foi gravado no melhor formato, e identificar algumas inconsistências. Mas, em geral, isso acontece apenas com pessoas que trabalham com formato de áudio profissional.

 

O mais comum é você perceber a diferença entre o mesmo áudio, que ouviu em locais diferentes, como no cinema e na TV da sua casa.

 

Principais pontos para levar em consideração

 

Para quem quer descobrir qual a melhor qualidade de áudio, ou seja, o formato ideal para a sua necessidade, o caminho é conhecê-la. Se o objetivo é ter uma caixa de som que será conectada ao sistema de home theater, por exemplo, você vai precisar procurar recursos que são mais indicados para esse tipo de uso. Em geral, os sons de conteúdos audiovisuais são produzidos com um formato de áudio de maior qualidade. 

 

Essa orientação vale para qualquer tipo de uso. Busque indicações dos equipamentos que são mais indicados para aquele tipo de uso específico, pois ele vai atender as demandas daquele determinado áudio, sendo uma música ambiente, música para festa, instrumental etc.

 

Sendo assim, a nossa indicação é que você consulte profissionais, ou acompanhe o nosso blog especializado, para entender as aplicações possíveis do uso de caixas de som. Conforme a sua necessidade ou objetivo, você poderá identificar que formato ou tipo de qualidade de áudio você precisa. A partir daí, poderá escolher o equipamento adequado para o seu uso.

Quer saber mais sobre os equipamentos de som que podem atender às suas necessidades de uso? Conheça os benefícios da caixa de som multiuso!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente