Caixa de som multiuso: versatilidade, adaptabilidade e praticidade em um só lugar


3 de agosto de 2021


Caixa de som multiuso: versatilidade, adaptabilidade e praticidade em um só lugar

A música faz parte de muitos momentos da vida humana e algumas pessoas incluem essa arte em tudo o que fazem. Desde o momento em que acordam, durante o trabalho, para estudar, relaxar, se divertir com os amigos ou apenas para aproveitar um momento sozinhas em casa. Em todas essas situações, uma caixa de som multiuso será a maior aliada do usuário, e a Frahm é especialista nesse tipo de solução!

A caixa de som multiuso permite que você ouça suas músicas preferidas em qualquer lugar que estiver e compartilhe bons momentos entre seus amigos e familiares. Tudo isso porque o aparelho conta com recursos de conectividade. Isso proporciona maior versatilidade durante o uso que você decidiu fazer.

Para mostrar todos os benefícios de uma caixa de som multiuso, preparamos este artigo. Nele você vai entender melhor como esse aparelho versátil, adaptável e prático pode tornar a sua experiência de áudio muito melhor. Quer conferir? Continue lendo o artigo e aproveite!

 

O que é uma caixa de som multiuso?

 

A caixa de som multiuso é um equipamento que pode ser usado em qualquer ambiente que você estiver. Isso porque o equipamento conta com recursos que proporcionam mobilidade para o seu uso. Dessa forma, você pode levar a sua caixa de som para uma área aberta, para a casa dos amigos, etc.

O funcionamento da caixa de som está diretamente relacionado com o seu sistema de alto-falantes. São eles que transformam os sinais elétricos do aparelho em ondas sonoras – ou sinais acústicos.

Existem diversos tipos de sistemas dos alto-falantes, e o mais comum é o dinâmico. Nesse modelo, há um ímã fixo e uma bobina móvel, fixados na traseira do cone, que usa um diafragma como base. Essa base mantém a bobina no alcance do campo magnético do ímã.

A corrente de energia recebida pela caixa, seja interna ou externamente, alimenta a bobina. Isso faz com que ela se afaste ou se aproxime do ímã, empurrando o ar ao seu redor. O movimento do ar estimula a vibração do cone e reproduz o som pela caixa.

O tipo de som reproduzido pela caixa depende do tamanho dos cones dos alto-falantes. Os maiores reproduzem as frequências graves, enquanto os menores as mais agudas.

Além disso, o tamanho da caixa também vai determinar a quantidade de alto-falantes que ela terá. A maioria conta com mais de um tipo de alto-falante, por isso, reproduzem mais variedades de frequência. Dessa forma, são capazes de cobrir ao máximo as faixas de frequências que os seres humanos conseguem ouvir, que são de 20 Hz e 20 kHz.

Principais tipos de caixas de som multiuso

 

Caixas de som seladas: contam com isolamento total da massa de ar da parte traseira do alto-falante em relação à parte dianteira. Esse tipo de caixa entrega um tempo de resposta mais rápido, mas pode variar de acordo com a frequência. Isso faz com que a caixa reproduza graves precisos e rápidos, mas com uma frequência menor quando o som entra na região dos sub-graves.

Caixa de som dutada: é selada em toda a sua extensão. Seu duto é projetado para ressonar em uma determinada frequência.  Nesse modelo, se a velocidade do ar no duto estiver muito alta, a caixa pode apresentar ruídos indesejados. No entanto, é um tipo de caixa mais versátil, que pode ter seu comportamento adaptado com uma mudança no comprimento do duto.

Caixa de som passa banda: esse tipo de caixa reproduz apenas uma única banda de frequência, e se comporta da mesma forma que a caixa de som dutada. Sua estrutura conta com duas câmaras, uma para cada lado do alto-falante, atingindo este resultado.

Quais são as principais vantagens de uma caixa de som multiuso?

 

A caixa de som multiuso tem três principais características, que são a versatilidade, a adaptabilidade e a praticidade. A seguir, você vai entender quais são os recursos que proporcionam essas vantagens para as caixas de som.

 

Entrada USB

As caixas de som multiuso são muito práticas e fáceis de usar e não exigem nenhum tipo de instalação. Basta ligar, conectar com o dispositivo que você quiser e começar a ouvir suas músicas!

A entrada USB é um recurso de conectividade presente nos diversos tipos de caixa de som multiuso que possibilita essa praticidade. Para começar a usar, basta selecionar a pasta com as músicas e apertar o play.

Essa tecnologia não apresenta nenhum tipo de problema na conexão. Podem ocorrer apenas falhas de comunicação quando o dispositivo apresenta algum erro, instabilidade ou defeito. No entanto, isso é fácil de ser resolvido, substituindo o dispositivo.

A tecnologia USB permite que você tenha maior controle sobre o que será reproduzido na caixa de som multiuso. Isso porque você pode montar uma lista de reprodução, com as músicas que quer ouvir, criar pastas categorizadas e escolher de acordo com a sua preferência.

Além de todas essas vantagens, você consegue recarregar um dispositivo móvel em sua caixa de som multiuso. É só conectar o cabo USB do dispositivo na caixa de som, podendo continuar ouvindo suas músicas garantindo que o recurso não ficará sem bateria.

Conexão Wireless

A principal característica de uma caixa de som multiuso com conexão wireless é a autonomia que ela proporciona para quem está usando. A tecnologia permite que a caixa de som seja conectada a um aparelho diferente que está distante dela. Dessa forma, você consegue comandar o seu som sem precisar ir até ele. 

A conexão wireless também pode ser utilizada com diversos tipos de dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks, smart tvs e outros recursos que contam com esse tipo de tecnologia.

Descubra como a tecnologia wireless funciona

Bluetooth

Assim como a tecnologia wireless, com o bluetooth você também tem mais autonomia para usar a sua caixa de som multiuso. Utilizando esse tipo de conexão, você não precisa se preocupar em baixar suas músicas e salvar em pastas no seu pen drive ou cartão de memória.

A reprodução pode ser feita a partir de uma playlist que você escolheu na hora no serviço de streaming que utiliza, por exemplo. Ou seja, não requer grandes esforços de programação ou planejamento para aproveitar seus momentos de lazer.

Saiba tudo sobre as novidades da tecnologia bluetooth!

Alguns aparelhos permitem a conexão de mais de um recurso. Isso quer dizer que você pode usar o mesmo dispositivo para controlar duas caixas de som em ambientes diferentes. Com isso, consegue agradar perfis de pessoas variadas que estão em uma festa, por exemplo.

Além de ser uma das tecnologias que oferecem mais qualidade na conexão, o bluetooth também é totalmente seguro. Para conectar uma nova caixa de som ao aparelho, é preciso digitar um código que é informado pelo dispositivo. Assim, apenas pessoas com essa informação conseguem se conectar.

Bateria interna

As caixas de som multiuso que contam com bateria interna oferecem mobilidade para que você possa utilizá-las em qualquer lugar. Isso mesmo, você não vai depender de uma fonte de energia elétrica constante para utilizar a caixa de som. O equipamento já conta com a sua própria fonte de energia.

Com a bateria interna recarregável, a caixa de som multiuso pode ser usada em qualquer lugar. Os equipamentos têm um tempo médio de 10 horas de reprodução de música, a depender do tipo de uso de cada pessoa. Para atingir esse limite de horas de reprodução, é preciso usar a caixa no volume baixo ou médio.

 

Como escolher a melhor caixa de som multiuso?

 

De forma geral, a caixa de som multiuso é um equipamento simples, que não exige amplos conhecimentos técnicos para ser escolhida. No entanto, o consumidor corre o risco de ter uma experiência negativa com o seu equipamento, caso esqueça de avaliar alguns pontos. Confira a seguir o que não pode faltar na sua análise.

Potência

A caixa de som multiuso é um equipamento desenvolvido para o uso pessoal. Por esse motivo, você não vai encontrar um aparelho com uma potência profissional ou semelhante aos produtos utilizados na sonorização de ambientes.

Em geral, esses equipamentos costumam ter um limite. Até porque uma potência muito elevada pode prejudicar o som da caixa. Por outro lado, uma potência muito baixa é um sinal de que o produto não tem a qualidade de som que o cliente costuma esperar. Atente-se a isso!

Tecnologias embarcadas

Como mostramos no tópico anterior, uma caixa de som multiuso conta com diversas tecnologias embarcadas. Citamos algumas opções, mas sua caixa também pode contar com cartão SD, controle remoto, aplicativo, entrada para microfone e instrumentos etc.

Na hora de comprar sua caixa de som multiuso, verifique com quais recursos ela conta e analise se atende às suas necessidades. Além disso, informe-se sobre os modelos mais modernos, pois esses costumam ter tecnologias mais avançadas e que outras marcas não oferecem.

Suporte técnico

Ninguém compra um equipamento pensando que vai precisar de suporte técnico. No entanto, se você tiver algumas dúvidas com relação ao uso do aparelho, será importante conversar com um especialista.

A Frahm tem um canal de atendimento, onde os clientes podem entrar em contato para tirar todas as dúvidas sobre os produtos, antes mesmo de comprar. Dessa forma, você pode conversar com os especialistas para entender melhor sobre cada caixa, comparar com outras marcas e escolher a melhor.

Ou seja, você tem suporte da Frahm antes mesmo de comprar o produto. Isso proporciona maior segurança para a sua tomada de decisão.

Garantia de fábrica

Garantia é um requisito básico, que nenhum cliente deveria abrir mão. No entanto, além de avaliar se o fabricante oferece garantia, verifique onde estão os pontos de assistência técnica oferecidos pela empresa. Essa avaliação é importante, pois é uma previsibilidade do transtorno que você pode ter, caso o produto apresente algum defeito.

Empresas estrangeiras, que não contam com suporte no Brasil, podem ser mais difíceis de fazer contato, e até de entender o que precisa ser feito. Além disso, dificilmente você conseguirá enviar o produto para assistência em outro país. Dessa forma, poderá ser obrigado a contratar um terceiro e perdendo a garantia do seu produto.

O mesmo vale para o suporte. Se a empresa oferece suporte, mas ele não é no Brasil, busque outro fabricante. Assim, você terá a garantia de conseguir um contato e poder conversar com um atendente que vai te entender perfeitamente. A Frahm é um fabricante 100% nacional com qualidade garantida e que poderá lhe atender em qualquer necessidade.

Histórico do fabricante

Pesquise sobre a história da marca que você pretende comprar. Informe-se sobre a experiência dela com o desenvolvimento de equipamentos de som e busque recomendações de clientes. Existem marcas que estão há anos no mercado, produzindo outros tipos de equipamentos e que ingressaram no ramo dos produtos de áudio recentemente.

Não ter uma vasta experiência com esse segmento faz toda diferença no desenvolvimento e produção do equipamento. Por isso, tome cuidado e opte sempre por marcas que são renomadas no mercado de áudio, como a Frahm. Com esse background, você terá menos risco de vivenciar uma experiência ruim ou problemas com o produto.

Inovação e tecnologia

O segmento de áudio precisa estar sempre conectado com as tendências de tecnologia e inovação do mercado. Dê preferência para empresas que têm esse histórico e estão sempre desenvolvendo produtos inovadores.

Isso vai garantir que você está adquirindo um produto moderno, desenvolvido com o que há de mais recente em componentes e matéria prima para som. Ou seja, sua caixa de som multiuso vai ter uma vida útil longa.

Garanta-se com a orientação profissional da Frahm

 

Está em dúvida sobre como escolher a melhor caixa de som multiuso? Converse com um especialista! Pode ser o vendedor de uma loja de departamentos, o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante ou mesmo uma empresa renomada do mercado.

Na Frahm, você pode conversar com o time de especialistas e pedir orientações sobre os equipamentos. Os profissionais são capacitados para orientar o cliente, indicando os melhores recursos para cada perfil de cliente, apresentando os diferenciais dos produtos e podendo fazer até comparações com produtos de outras marcas. Tudo isso para que o cliente consiga ter mais clareza na hora de tomar a sua decisão.

A Frahm é pioneira no desenvolvimento de caixas de som multiuso com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado. A empresa foi a primeira fabricante do setor a embarcar tecnologias como Wi-Fi, Wireless, Bluetooth, USB, SD Card e muito mais em seus aparelhos de som.

Acesse o site da Frahm e encontre a melhor opção em caixa de som para a sua casa!

Comentários