Equipamento de som para eventos: como escolher?

Você já pensou na importância do som para eventos? Seja para possibilitar a comunicação ou mesmo para o entretenimento, bons aparelhos são indispensáveis. Além disso, os equipamentos também podem servir para outras finalidades. Por isso, sua escolha deve ser estratégica.

O ideal é se adaptar e preparar para qualquer tipo de evento. Assim, o sistema de som e os outros itens necessários, como as caixas, sempre alcançam um bom resultado a todos os presentes e garantem o sucesso da iniciativa.

Como fazer isso? A resposta passa por muitos detalhes. Neste artigo, você vai ver como escolher os equipamentos certos para cada tipo de evento. Confira!

 

Como escolher os equipamentos de som para eventos?

 

O som para eventos é apenas mais um detalhe a ser cuidado nos dias anteriores ao encontro. No entanto, é um dos mais importantes. Isso porque a falha do áudio ou seu funcionamento parcial pode até prejudicar a compreensão dos participantes.

Para começar, é preciso lembrar que existem diferentes tipos de eventos. Por exemplo, um corporativo tem necessidades totalmente diferentes de outro realizado para entretenimento. Ainda assim, ambos têm o mesmo objetivo: garantir que todos os participantes aproveitem o máximo possível.

Diante dessa demanda, você precisa pensar nos critérios certos para escolher os equipamentos ideais. Veja o que analisar para ter o melhor som para eventos.

 

Faça uma avaliação do local

 

O tipo de equipamento de som para eventos deve ser escolhido com base em alguns fatores. O primeiro deles é o tipo do local da comemoração.

O ambiente vai ajudar a determinar as características que o equipamento de som deve ter. Se for uma transmissão online, por exemplo, poucas pessoas estarão no local, por isso não é necessário que o volume seja utilizado em seu máximo.

A potência do aparelho também não precisa ser a maior entre as opções disponíveis. Por isso, é preciso avaliar:

  • Se o ambiente é aberto ou fechado;
  • Onde os equipamentos serão conectados;
  • Se há fontes de energia disponíveis;
  • O tamanho e a altura do salão;
  • A acústica do ambiente;
  • A existência de carpete e cortinas etc.

Também considere a quantidade de pessoas. Dependendo de quantos participantes estiverem presentes, você deve escolher um equipamento específico e saber como distribuí-lo pelo ambiente.

Aqui, a dica é: quanto mais cheio estiver o local, mais caixas de som devem ser posicionadas de forma igual. Elas também precisam de uma potência maior. Isso evita que os convidados fiquem tentando ouvir o que está sendo dito.

Por outro lado, um ambiente com menos pessoas não exige essas características no equipamento de som para eventos. Até mesmo porque, se isso acontecer, o barulho será excessivo e desagradável aos ouvidos.

 

Veja se haverá apresentação de músicos

 

Em comemorações, espera-se que músicos se apresentem, certo? Por isso, o equipamento de som para eventos deve ter alguns recursos, como entradas para a conexão de instrumentos e microfones.

Além disso, pode ser necessário utilizar uma mesa de áudio e um amplificador. Em alguns casos, esses aparelhos podem ser substituídos por uma caixa amplificada multiuso, que oferece todos esses recursos em um só aparelho. 

O equipamento também conta com conexão bluetooth, conexão para TV, rádio FM, leitor de cartões de memória (SD) e controle remoto. Esses recursos facilitam muito a utilização durante o evento.

Com relação à potência, isso vai depender de outros fatores, como os citados no tópico anterior. Porém, você encontra uma variedade de caixas amplificadas multiuso com diferentes tipos de potência.

 

Analise o tempo de apresentação

 

Em um primeiro momento, essa informação pode parecer desnecessária, mas é muito importante para o sucesso do evento. A avaliação dos pontos de energia do local vai te dizer se será possível manter os equipamentos conectados durante todo o evento.

Alguns tipos de equipamento podem esquentar depois de muito tempo em uso, sendo necessário desconectá-los da fonte de energia. Isso não acontece com os equipamentos produzidos pela Frahm, por exemplo. Além disso, se não houver uma fonte de energia no local, você não precisa se preocupar. 

A Frahm conta com diversos equipamentos com bateria interna, que proporcionam mais autonomia para a sua apresentação. Você consegue utilizar o aparelho por mais de 5 horas seguidas, sem ter que recarregar a bateria.

 

Pense na mobilidade e na conectividade

 

Quem faz muitas apresentações precisa transportar seus equipamentos de som a todo o momento. Por isso, ter aparelhos que contam com recursos que facilitam o transporte é muito importante. A Frahm tem linhas de aparelhos com alça, roda e bolsa de transporte que são muito leves e compactas para carregar.

Além disso, durante as pausas das apresentações, é interessante manter uma música tocando para não desanimar o público. Com isso, recursos de conexão USB, Wi-Fi, Wireless, bluetooth e cartão de memória são fundamentais em qualquer tipo de aparelho.

 

Tenha o auxílio de uma equipe especializada

 

Contar com o suporte de profissionais que entendem do assunto faz toda a diferença. Eles ajudam desde a escolha dos equipamentos de som para eventos até o posicionamento dos alto-falantes.

Por isso, converse com o responsável pela sonorização do evento e peça sua orientação. Também teste o áudio para evitar desconfortos.

Assim, você conseguirá se preparar para enfrentar imprevistos. Quanto mais recursos os equipamentos de som tiverem, melhor para você.

 

Avalie a tecnologia empregada

 

Os recursos tecnológicos são muito mais do que um extra. Eles definem se o equipamento de som é realmente bom e eficiente ou se você ainda precisa procurar mais.

O ideal é buscar marcas que busquem produtos inovadores e invistam em tecnologia. Nesse processo, avalie a reputação da empresa, os diferenciais oferecidos e o suporte prestado.

Tudo isso se traduz em conforto e segurança ao cuidar do som do seu evento. Além de garantir que terá o melhor resultado, sabe que os participantes vão entender o que está sendo dito, qualquer que seja a finalidade do encontro realizado.

 

Como escolher os equipamentos de som para cada tipo de evento?

 

Os equipamentos de som para eventos devem ser escolhidos de acordo com uma série de critérios, pois nenhum evento é como o outro. Ou seja, um equipamento definido para uma igreja não vai atender às necessidades de um workshop para poucos profissionais, por exemplo.

Por isso, esqueça a ideia de que todas as caixas de som funcionam da mesma forma. Existem diferentes tipos, que atendem a necessidades específicas.

Para ter uma ideia, uma caixa de som ativa tem um amplificador no interior que potencializa o volume do som projetado. Por isso, o alto-falante pode ser conectado à fonte de som e a regulagem do áudio é feita de forma automática.

Ao mesmo tempo, a caixa de som passiva requer um amplificador ou potencializador externo. Outra opção é utilizar uma mesa de som já amplificada. Por isso, ela exige um cuidado maior nos ajustes para que o som saia com perfeição.

Então, o que deve ser analisado e como definir a melhor opção para cada situação? A seguir, você vai entender o que precisa avaliar na escolha dos equipamentos de som para eventos.

 

Eventos sociais

 

Nesta categoria de eventos, o objetivo não é comercial, mas sim realizar uma reunião social. Assim, a escolha dos equipamentos de som para eventos sociais vai depender de alguns fatores, como a quantidade de pessoas e saber se o local é aberto ou fechado.

Ambos podem influenciar nas características do equipamento, pois um ambiente aberto propaga o som de uma forma diferente do que no ambiente fechado. No caso do ambiente fechado, é preciso saber também se haverá mobiliário, tapetes e cortinas no local. 

A quantidade de pessoas e o tamanho do espaço determinam a potência dos equipamentos. Uma solução versátil para este caso é a caixa de som torre, que pode ser transportada de um local para o outro, oferece boa potência para eventos, entre outros benefícios.

 

Eventos corporativos

 

Os eventos corporativos são diversos e cheios de particularidades. É possível fazer desde pequenas reuniões dentro de salas no escritório até grandes feiras e congressos. As empresas que realizam eventos com frequência devem, antes de mais nada, entender qual o tipo de solenidade que será realizada. 

Algumas empresas chegam a investir em espaços específicos para isso, como auditórios e salas de conferências. Em salas fechadas e menores, uma opção é instalar arandelas no forro. Dessa forma, é possível distribuir o som por todo o ambiente. 

O ideal é que a sonorização seja planejada por um profissional. Ele vai avaliar o espaço, impedir a reverberação sonora e indicar:

  • os melhores recursos;
  • o posicionamento adequado dos equipamentos;
  • o tratamento acústico – quando necessário.

A escolha também deve considerar outros pontos, como a necessidade de uma transmissão ao vivo ou gravada. Nesses casos, os equipamentos de som para eventos corporativos devem ser conectados de forma que permitam a recepção e o envio do sinal de TV, além da conexão com microfones, quantos forem necessários etc.

 

Eventos religiosos

 

Os eventos religiosos também têm suas particularidades. Os templos religiosos em si apresentam grandes desafios para a escolha de equipamentos de som para eventos de uma forma geral. Isso porque são muito amplos, com pé-direito alto, tem poucos móveis e são projetados para receber muita gente.

Isso sem falar nos ritos que acontecem em cada igreja. Em alguns, há predominância de cantos, enquanto outros focam os sermões. As características diversas não param aí: os eventos religiosos eventualmente também saem dos templos, levando as pessoas para as ruas, casas e outros ambientes diversos.

Com tantas especificidades, é preciso tomar alguns cuidados. A igreja deve ter dois aparelhos de som para os eventos religiosos: um para ficar dentro dos templos e outro que seja móvel.

No primeiro caso, invista em um projeto de sonorização, pois o profissional vai avaliar o ambiente de forma adequada, identificar as características do local e analisar como atender suas necessidades.

Para o uso externo ou em outros ambientes, é necessário contar com um equipamento versátil, fácil de montar e transportar.

 

Eventos acadêmicos

 

Por fim, temos os eventos acadêmicos, que podemos adotar as dicas anteriores listadas neste conteúdo. Assim como os eventos corporativos, podem acontecer em salas ou auditórios. Porém, também podem ter situações de celebrações ao ar livre e em espaços abertos, como as quadras das escolas.

A transmissão ao vivo também é uma característica bastante comum dessa categoria. Afinal, escolas e universidades investem cada vez mais em aulas a distância por meio de transmissões online ou gravações.

Nesse caso, é preciso tomar um cuidado extra, já que uma falha no áudio vai dificultar o entendimento dos alunos. Por isso, é fundamental contar com os melhores equipamentos.

Para as atividades ao ar livre, é indicado ter um equipamento que possa ser instalado nesse tipo de ambiente, ou seja, que terá contato com o sol, vento e chuva. Outra alternativa é ter pequenos equipamentos de som para eventos acadêmicos que podem ser transportados de um local para o outro.

Nesse caso, a caixa de som portátil deve ter bateria interna com um bom nível de autonomia, conexão bluetooth para a transmissão de dados rápida e entrada de áudio auxiliar P2 para se conectar com qualquer saída de áudio. Dessa forma, o evento alcança o melhor resultado.

Como você pôde perceber, os equipamentos de som para eventos são diferenciados e isso interfere na sua escolha. Afinal, cada um deles tem suas características e é mais adaptado a determinado tipo de situação. Ao avaliar esses aspectos, não tem erro: você terá sempre o melhor resultado.

Quer entender mais sobre cada tipo de equipamento? Comece aprendendo a escolher as caixas de som.

 

 

 

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente