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Instalação de som ambiente: dicas para montar um negócio nessa área

O mercado de instalação de som ambiente é vasto. As oportunidades para quem deseja entrar nesse setor vão de serviços de acústica à sonorização em empresas, escolas e até mesmo supermercados. 

O trabalho envolve também projetos ligados à área de vídeo, como a instalação de projetores, home theaters e televisores em grandes ou pequenos espaços. De olho nas oportunidades, é cada vez maior o número de profissionais que se interessam por esse segmento. 

Mas para se destacar em meio à concorrência, não basta ter talento e criatividade. É preciso ter uma atuação especializada, destinada ao desenvolvimento de técnicas e acompanhar sempre o surgimento das novas tecnologias. O conhecimento do negócio também é fundamental.    

A seguir, confira um passo a passo para iniciar um negócio de instalação de som ambiente e saiba como se diferenciar com um atendimento personalizado e qualificação técnica adequada. 

Como começar um negócio de instalação de som ambiente?

Empreender não é uma decisão fácil, seja qual for o segmento. Envolve um amplo estudo de mercado, projeções de custo, elaboração de um plano de negócio, acompanhamento da concorrência e inúmeras outras atribuições. 

Esse percurso é ainda mais desafiador para quem não está acostumado a lidar com questões burocráticas, financeiras e regulatórias. Para ajudá-lo nesta tarefa, detalhamos abaixo o que o profissional que deseja entrar nesse mercado precisa saber para montar uma empresa de instalação de som ambiente.

Para abrir um empreendimento voltado à sonorização de ambientes, é preciso ficar atento às questões legais. O Sebrae destaca algumas etapas essenciais nesse processo, veja a seguir.  

Passo 1: Registro nos órgãos competentes 

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.

Passo 2: Prefeitura

O empreendedor deve se deslocar à prefeitura da cidade em que pretende abrir a empresa para fazer a emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial. Em alguns casos, é possível ter acesso a esses serviços pela internet.  

Também é preciso providenciar o registro da empresa na prefeitura para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento. 

Passo 3: Licença sanitária

Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). A fiscalização em nível nacional cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa); em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente. 

Há também legislações complementares que o profissional de instalação de som ambiente deve obedecer. São elas:

  • Decreto n.º 52.026, de 20 de maio de 1963. Aprova o Regulamento Geral para Execução da Lei n.º 4.117, de 27 de agosto de 1962;
  • Decreto n.º 97.057, de 10 de novembro de 1988. Altera os Títulos I, II e III do Regulamento Geral para a execução da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962;
  • Decreto n.º 2.197, de 8 de abril de 1997. Aprova o Regulamento de Serviço Limitado;
  • Decreto n.º 5.371, de 17 de fevereiro de 2005. Aprova o Regulamento do Serviço de Retransmissão de Televisão e do Serviço de Repetição de Televisão, ancilares ao Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens.

Antes de qualquer registro ou trâmite legal, é recomendado elaborar um plano de negócios. Esse documento vai ajudá-lo a ter uma visão clara do seu mercado, concorrência, público-alvo, investimentos necessários, entre outros aspectos.

Finalmente, lembre-se de que, além desses aspectos burocráticos e legais, é crucial investir em treinamento, equipamentos de qualidade e um bom marketing para se destacar no mercado. A seguir, falaremos melhor sobre estes aspectos.

Leia também: Sonorização profissional: o guia completo para se destacar nesse mercado

Qual a estrutura necessária para um negócio de instalação de som ambiente? 

Tão importante como o registro da empresa é a definição de sua estrutura. Para oferecer uma boa experiência ao cliente, o ideal é que o empreendimento conte com um espaço de showroom, com instalações demonstrativas, para que o contratante consiga ter uma ideia do resultado do seu trabalho.

É recomendado ter uma sala específica para os equipamentos e as mesas de edição. Não se esqueça de prever ainda um espaço para a recepção e uma sala para atendimento ao cliente, que poderá ser usada também para reuniões internas.  

A localização é outro ponto fundamental nessa lista. Estude seu público-alvo e procure abrir o empreendimento o mais próximo possível a ele.

Como escolher os melhores fornecedores e equipamentos? 

Equipamentos de alta qualidade garantem uma melhor experiência sonora. O cliente espera que o som ambiente seja claro, sem ruídos e com boa cobertura em todo o espaço designado. Ao cumprir essas expectativas, você garante a satisfação e possivelmente a recomendação do seu serviço.

Além disso, contar com funcionários capacitados é fundamental para o sucesso do negócio. Tenha cuidado ao montar sua equipe. Pesquise para saber suas experiências anteriores e os resultados obtidos em projetos já atendidos. 

A escolha dos fornecedores é igualmente importante. Analise o histórico da empresa, os produtos oferecidos por ela e a assistência técnica que você terá. Também veja se a empresa tem evoluído com o mercado e se seus produtos estão coerentes com as tendências de conectividade. 

Um bom relacionamento com o fornecedor permite que qualquer problema técnico seja resolvido rapidamente. Ter um canal aberto facilita o acesso a soluções, evitando atrasos e garantindo a continuidade do serviço.

O setor de instalação de som ambiente evolui de forma muito rápida. Todos os dias novas tecnologias surgem e o empreendedor deve ficar atento a esses movimentos. Cada projeto tem necessidades diferentes e exigirá equipamentos específicos. 

Por isso, é importante conhecer as soluções disponíveis no mercado. Ofereça as melhores ferramentas e o melhor serviço e a satisfação do cliente estará garantida.

Confira: 8 principais produtos para sonorização de ambientes residenciais

Como conquistar e encantar clientes? 

Com a empresa montada e os fornecedores escolhidos, é vital focar em estratégias que atraiam e, sobretudo, retenham esses clientes para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Comunicação 

A comunicação eficaz é a base para atrair novos clientes e manter os existentes. Nesse sentido, a presença nas redes sociais não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. Plataformas como Instagram são essenciais para mostrar o portfólio de trabalho, divulgar promoções, e interagir com o público.

Postagens regulares, com conteúdo de qualidade e imagens ou vídeos atraentes, podem aumentar o alcance e a visibilidade da marca. 

Disponibilize vários canais de comunicação para que os clientes possam entrar em contato de acordo com a sua preferência, seja pelo WhatsApp, e-mail, telefone ou chat online. Não se esqueça de responder prontamente a todas as mensagens e solicitações. Uma resposta rápida pode ser o diferencial entre fechar um negócio ou perder um cliente.

Atendimento personalizado

Entenda as necessidades, desejos e expectativas do seu cliente para oferecer soluções que realmente agreguem valor. A instalação de som ambiente deve ser personalizada para cada um.

Por isso, ouvir atentamente e sem interrupções é fundamental. Isso demonstra respeito e interesse, além de ajudar a identificar oportunidades para superar as expectativas.

Quer receber um projeto pronto de sonorização? Solicite gratuitamente para nossos especialistas.

Qualificação profissional

Por fim, invista em capacitação para você e sua equipe. O mercado está sempre evoluindo, e estar atualizado é crucial para oferecer o melhor aos clientes. Faça treinamentos, participe de feiras e workshops e tenha acesso às últimas tendências e inovações do setor.

Obter certificações do setor pode aumentar a confiança do cliente em seu negócio. Demonstra que você segue padrões de qualidade e tem conhecimento técnico avançado. A Frahm oferece treinamentos exclusivos para profissionais do som.

Entre eles está o  curso do Centro de Treinamento de Especialistas Frahm (CTEF), uma capacitação imersiva que alia conteúdos teóricos e práticos sobre a instalação de equipamentos de sonorização. 

É um curso presencial, na sede da Frahm em Santa Catarina, mas aberto para todos os profissionais do Brasil. Além de ser gratuito, os alunos escolhidos têm todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela empresa. 

O treinamento conta com três estúdios que simulam ambientes reais para a prática de instalação que torna o aprendizado ainda mais completo. Para participar envie um e-mail para cristiano@audiofrahm.com.br e ele irá te orientar em alguns pré-requisitos para a participação.

Se você quiser uma certificação para iniciar agora, pode gostar do treinamento para sonorização de ambientes:

  • Curso dividido em 5 vídeo aulas;
  • Aprendizado para projetos otimizados em diversos ambientes;
  • Quiz para comprovar conhecimento;
  • Certificado enviado por correio.

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