A linha de montagem SMD é uma técnica de produção industrial que proporciona maior segurança para o processo produtivo. Além disso, traz leveza e mais resistência para os produtos. Adotando essa técnica, as empresas conseguem eliminar os processos convencionais, que exigem maior esforço e são menos produtivos, de forma geral.
A Frahm utiliza a linha de montagem SMD na produção de seus equipamentos de som. Por isso, está sempre à frente no mercado, entregando qualidade, eficiência e maior durabilidade. Neste artigo, você vai entender como a linha de montagem SMD funciona e quais são as vantagens que ela oferece. Continue com a leitura e confira!
O que é a linha de montagem SMD?
A linha de montagem SMD é um método em que os componentes dos equipamentos são montados diretamente na superfície das Placas dos Circuitos Impressos (PCI). Com essa técnica, o fabricante consegue aproveitar os dois lados da placa. Dessa forma, utiliza-se menos placas e o peso do equipamento é reduzido significativamente.
Nesse modelo de montagem, os terminais dos componentes são fixados diretamente nos furos das placas e a solda é feita do lado oposto. Isso proporciona maior eficiência do que um processo de montagem de PTH (Pin Through Hole), por exemplo.
A linha de montagem PTH é considerada como um método convencional. Esse processo é menos produtivo porque exige etapas mais manuais. Os terminais dos componentes eletrônicos atravessam os furos na placa do circuito para depois serem soldados e isso é feito manualmente.
Diferente da linha de montagem SMD, onde os processos são totalmente automatizados, feitos em máquinas específicas, com maior agilidade e precisão. Com isso, a empresa consegue evitar os erros que são comuns em um processo de produção manual.
Quais são as vantagens da linha de montagem SMD?
A principal vantagem da linha de montagem SMD é a redução de custos. Os componentes SMD não contam com terminal. Por isso, gastam menos material no encapsulamento do que os componentes PTH.
Outro destaque do uso dessa linha de montagem é a excelência do funcionamento dos circuitos. Depois de montados, os circuitos passam por diversos testes funcionais, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Por isso, é bastante comum que as empresas contratem um terceiro especializado, que vai garantir a montagem correta do circuito.
A linha de montagem SMD também oferece maior facilidade no desenvolvimento de protótipos. Isso porque a configuração da linha de montagem para pequenos circuitos é mais fácil e rápida. Assim, o equipamento adquire um acabamento de qualidade superior.
As montagens de placas também se tornam cada vez menores, isso gera maior economia de espaço no equipamento. O resultado é um layout mais limpo e funcional, quando comparado ao processo tradicional.
Como é a linha de montagem na Frahm
A Frahm é pioneira na adoção e lançamento de diversas tecnologias para seus equipamentos de som, e isso é possível, em grande parte, por causa de sua linha de montagem. A fabricante conta com uma linha de montagem própria, onde desenvolve todos os componentes, peças e circuitos de seus aparelhos.
—> Para saber mais sobre a história de pioneirismo da Frahm, cadastre-se para acompanhar nossa trilha de conteúdos por e-mail!
Esse processo garante que a Frahm tenha todo o controle de sua produção, desde o projeto do aparelho até o seu acabamento. Como a empresa também desenvolve os componentes, a combinação de recursos acontece de forma alinhada.
Ou seja, todos os recursos funcionam perfeitamente juntos. Isso evita, por exemplo, que o cliente precise passar pela manutenção dos seus equipamentos de som com diferentes fornecedores.
Para quem vende ou trabalha com instalação de produtos Frahm, isso é uma grande vantagem. Dificilmente o profissional terá que lidar com a reclamação de clientes e pedidos de troca.
Na hora de vender um projeto de sonorização, conte com a Frahm! Preencha o formulário e ganhe um projeto de sonorização totalmente gratuito!