Para tornar uma loja atrativa é preciso investir em elementos que tornam o ambiente agradável, mas não só isso. O cliente deve encontrar no estabelecimento motivos que o façam voltar. Isso está muito além de produtos que são do interesse dos consumidores, pois eles podem comprar em qualquer lugar, inclusive pela internet.
Uma loja atrativa oferece uma boa experiência e, por isso, os clientes se sentem motivados em voltar. Pensar nesses aspectos fará também com que a loja apresente um diferencial diante da concorrência, fazendo com que os clientes optem por ela e não por outra na hora da compra. Veja, a seguir, quais fatores você deve considerar investir para tornar sua loja atrativa.
Quais fatores tornam uma loja atrativa
Fachada e decoração interna
A fachada é o primeiro contato que o cliente tem com a loja quando está passando na rua. Por isso, deve ser desenvolvida com elementos e cores relacionadas com a marca, mas que despertem o interesse e a curiosidade do cliente.
Depois de ter sido atraído, o ambiente interno deve surpreendê-lo, apresentando algo ainda mais bonito e melhor do que o que foi visto do lado de fora. Além da decoração, o ambiente deve proporcionar conforto.
Investir em mobiliário de qualidade e em uma boa distribuição dos elementos internos é importante para garantir que o cliente se sentirá acolhido e confortável em permanecer no local. Uma loja mal decorada, que não acolhe e não faz o cliente se sentir bem pode espantá-lo em poucos minutos.
Distribuição estratégica dos produtos
Falando em fachada, outro ponto importante desse ambiente é a vitrine. A composição deve priorizar os produtos mais estratégicos para serem expostos naquele determinado período. Essa definição pode variar de acordo com datas comemorativas ou conforme os interesses do próprio negócio.
Além da distribuição adequada e da escolha de elementos que conversem entre si, é fundamental avaliar os valores que serão expostos. Trabalhar com uma variedade de produtos e de diversos preços torna a loja mais atrativa do que com uma faixa de valores específicos. No entanto, essa definição deve fazer sentido para o negócio e perfil de público que deseja atrair.
Atendimento personalizado
A qualidade do atendimento é fundamental para conquistar o cliente. Inicialmente, o que vai tornar uma loja atrativa é a forma com que ela se vende, ou seja, por meio de sua fachada, vitrine e elementos internos que despertam o interesse do consumidor.
Mas depois que o cliente já entrou e conheceu o ambiente e seus produtos é preciso oferecer mais para que ele se encante. Nesse ponto, o atendimento é um divisor de águas, pois é capaz de fazer com que o cliente se apaixone ou odeie a loja.
Oferecer treinamentos frequentes e criar um padrão de atendimento, que vise proporcionar a melhor experiência e coloque o cliente no centro, são aspectos fundamentais para quem quer se destacar e ter mais do que uma loja atrativa.
Sonorização de ambientes comerciais
Quando o assunto é conforto, é preciso ir além do mobiliário. Afinal, o cliente pode ter um sofá confortável para sentar enquanto aguarda o atendimento, mas não ter com o que se distrair ou pior ouvir um som sem qualidade, que causa desconforto. Um ambiente ruidoso ou com equipamentos de som de má qualidade, maus distribuídos e com uma distribuição sonora não linear podem afastar o cliente.
A sonorização comercial é a técnica em que um projeto de som é pensado exclusivamente para aquele ambiente e suas necessidades. Feita de forma profissional, impede que a loja tenha problemas com a reprodução de suas playlists e afaste os clientes por causa disso.
Como investir em sonorização pode ajudar
A sonorização comercial contribui para que o cliente tenha uma experiência melhor dentro da loja. O consumidor entra no ambiente e é envolvido por aquele som agradável que está sendo reproduzido no local e que vai fazer com que ele queira voltar.
Essa experiência vai gerar lembrança no consumidor, fazendo com que ele se lembre da loja em outros momentos. Dessa forma, ele vai indicar o estabelecimento e o terá como sua primeira opção quando precisar comprar um produto que a loja vende.
Benefícios da sonorização comercial
A sonorização comercial proporciona benefícios para o consumidor que se estende ao estabelecimento. Quando o cliente entra em uma loja bem sonorizada, a tendência é que ele passe mais tempo lá. Dessa forma, aumenta as chances de ele comprar mais ou até produtos mais caros.
Diante de outras opções de lojas, o cliente vai preferir aquela que lhe proporcionou uma melhor experiência. Assim, se você tem um ambiente sonorizado, mas o seu concorrente não tem, você está em vantagem.
Na hora de indicar para os amigos e familiares, o consumidor vai falar da loja em que ele teve uma experiência completa. Ou seja, foi bem atendido, se sentiu acolhido, o local era agradável, ele se sentiu confortável estando lá etc.
A sonorização comercial é uma estratégia simples e muitas pessoas não conhecem o seu valor, mas de forma inconsciente é capaz de influenciar o desejo de compra dos clientes. Se você quer aprender mais sobre esse tema, confira o Guia completo sobre sonorização de ambientes comerciais. Aproveite os benefícios dessa técnica!