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4 dicas para escolher a música certa para o seu negócio!

Texto escrito pela Listenx

 

A música ambiente pode ser uma poderosa aliada para o sucesso do seu negócio. Isso porque ela te ajuda a deixar o ambiente de compras agradável, faz com que o cliente passe mais tempo na loja e compre mais. Sem falar que ainda te ajuda a fidelizar o consumidor.

 

Entretanto, para que essa estratégia funcione você precisa escolher a música certa. Caso contrário, ao invés de proporcionar aos clientes um bom ambiente de compras, eles podem simplesmente deixar a loja sem levar nada.

 

Portanto, se você vem empregando música ambiente na sua loja, mas não está tendo resultados positivos, pode ser que você esteja tocando a trilha sonora errada. Por isso, neste artigo você conhecerá algumas dicas essenciais que vão te ajudar a escolher a música certa para o seu negócio. Vem com a gente e boa leitura!

 

Qual importância de escolher a música certa para o meu negócio

 

Estudos realizados pela HeartBeats International mostram que, quando um estabelecimento comercial reproduz a música certa inúmeros benefícios podem ser colhidos, tais como:

 

  • 35% dos clientes vão passar mais tempo na sua loja;
  • 14% vão comprar mais;
  • 31% dos clientes retornam;
  • 21% dos consumidores vão recomendar a sua loja para conhecidos.

 

Mas os benefícios não são percebidos apenas na relação entre a loja e o cliente, a sua equipe de vendas também pode se beneficiar de uma trilha sonora cuidadosamente escolhida:

 

  • 49% dos funcionários ficam mais produtivos;
  • 56% se dizem menos estressados;
  • 38% perceberam uma melhora nos relacionamentos interpessoais.

 

Ou seja, quando você tem uma equipe de vendas mais produtiva, o atendimento também melhora, aumentando as chances de conversão e de fidelização do cliente. Percebe como uma coisa leva a outra e te ajudam a ter um negócio de sucesso?

 

Escolhi errado, e agora?

 

Por outro lado, quando você erra na escolha da playlist o resultado pode ser desastroso, já que:

 

  • 44% dos clientes vão embora sem comprar nada;
  • 38% não retornarão mais à sua loja;
  • 25% dos consumidores não vão recomendar o estabelecimento para conhecidos;
  • Apenas 26% dos funcionários relatam um aumento na produtividade;
  • 43% se dizem menos estressados;
  • 26% perceberam alguma melhora nos relacionamentos interpessoais.

 

Ou seja, não apenas o cliente não vai querer se relacionar com você, mas o ambiente de trabalho também pode ficar comprometido e, consequentemente, a produtividade e a satisfação dos consumidores. Portanto, podemos dizer que escolher a música errada pode efetivamente te trazer prejuízo.

 

Dicas para escolher a música certa para a sua loja

 

Bom, diante dos números apresentados anteriormente, você já percebeu que escolher a música certa para o seu negócio deve ser uma das suas prioridades. Por isso, preparamos algumas dicas para que você faça isso da maneira certa e consiga obter os resultados desejados.

 

 

1. Conheça a sua persona

O primeiro passo para escolher a música certa para a sua loja é conhecer bem quem é o seu cliente. Ou seja, saber do que ele gosta, o que o desagrada, quais são os fatores decisivos para que ele concretize a compra. No caso específico da música, você precisa saber qual estilo musical, cantores, bandas e ritmos ele prefere.

 

Inclusive, essas informações podem ser utilizadas não apenas na hora de planejar a trilha sonora certa, mas em qualquer outra ação de marketing que a sua empresa realize. Afinal de contas, será possível saber exatamente como atrair a atenção do consumidor.

 

2. Reforce a identidade da sua marca

Um dos benefícios de ter música ambiente na sua loja é a possibilidade de reforçar a identidade da sua marca. Por exemplo, uma loja de roupas femininas que vende produtos que são a última moda, então ter músicas eletrônicas, remetem às passarelas e aos desfiles de moda.

 

Mas, é preciso fazer isso de modo que a trilha sonora ainda seja agradável para o cliente. Portanto, a nossa segunda dica para escolher a música certa para o seu negócio é cruzar as informações obtidas da sua persona com a identidade da sua marca e a mensagem que ela quer passar.

 

3. Ajuste o nível de energia da sua playlist

Outro ponto importante na hora de escolher a música certa para o seu negócio é saber qual é o nível de energia que a playlist terá. Provavelmente você já se viu em um ambiente com uma música mais calma, fazendo com que você ficasse mais tranquilo. 

 

O oposto também é verdade, ao ficar por algum tempo em um ambiente com uma música agitada, é possível que você também tenha ficado mais agitado. Diante disso, é essencial que você tenha muito cuidado na hora de escolher qual o nível de energia que a trilha sonora terá e usar isso a seu favor.

 

Assim, músicas com um nível de energia maior podem ser utilizadas nos momentos de maior movimento, para acelerar o ritmo de compras dos clientes. Já as músicas com menor nível de energia podem ser reproduzidas nos momentos de menor movimento.

 

4. Escolha os equipamentos de som certos

Assim como escolher a música certa é importante, caprichar na escolha dos equipamentos de som vai fazer toda a diferença para essa estratégia funcionar. Afinal de contas, se o cliente não conseguir ouvir a música, ele não será influenciado por ela. Ou mesmo se o volume estiver muito alto ou o som distorcido, o cliente (e os vendedores) ficarão provavelmente incomodados.

 

Por isso, o ideal é realizar uma análise detalhada do ambiente no qual a música será reproduzida. Essa etapa deve fazer parte do seu projeto de sonorização ambiente, que serve justamente para que você identifique tudo o que será necessário para ter um som ambiente de excelente qualidade na sua loja. Ou seja, ter o volume certo, igualmente distribuído por todos os ambientes da loja e, o mais importante, com qualidade.

 

Ainda, ao realizar o projeto de sonorização ambiente é que você saberá quais equipamentos serão necessários. Entretanto, os principais são:

  • Amplificadores: eles serão os responsáveis por amplificar o som e permitir que ele seja distribuído por toda a loja, sendo um dos principais itens que um projeto de sonorização deve ter;
  • Caixas de som: são elas que irão transmitir as músicas que você escolher para a trilha sonora da sua loja. Dependendo da sua loja e das características que você quiser conferir à ela, as caixas de som podem ser embutidas ou de sobrepor; 
  • Subwoofer: servem unicamente para destacar os sons mais graves, portanto, se esse for um requisito para que a sua trilha sonora tenha o efeito desejado, então eles também devem fazer parte do projeto.

 

Além desses equipamentos, a escolha dos acessórios certos também pode fazer toda a diferença para a qualidade do som na sua loja. Portanto, vale a pena mencionar que você também precisará de cabos de qualidade, mesa de som e microfones (para fazer os anúncios ao longo da programação musical).

 

O projeto de sonorização pode ser o diferencial que o seu negócio precisava. Entretanto, é importante dizer que cada projeto deve ser personalizado e feito por quem entende do assunto, como a Frahm, empresa especializada em sonorização ambiente, com mais de 60 anos de experiência no mercado. Não perca a oportunidade de oferecer o melhor para os seus clientes e encantá-los de uma vez por todas. Solicite agora mesmo o seu orçamento.

 

Conte com ajuda especializada para ter a música certa

 

Assim como o seu projeto de sonorização ambiente merece uma atenção especial, a escolha da música certa para o seu negócio também pode contar com ajuda especializada. A grande vantagem de trabalhar com profissionais qualificados é que você economiza tempo e dinheiro, colocando em prática algo que funcione mais rapidamente do que se o fizesse sozinho.

 

No caso da trilha sonora, você pode contar com a ajuda da Listenx, pioneira em music branding no Brasil. O seu time de especialistas vai preparar playlists personalizadas, feitas sob medida para a sua marca e para os seus clientes. 

 

A Listenx possui rádios indoor voltadas para os mais diferentes ramos do varejo. Com a Listenplay você terá uma rádio voltada para o ramo varejista no geral, pode ser implementado em lojas de roupas, farmácias, calçados, lojas de automóveis, salões de beleza, restaurantes, dentre muitos outros. Com a Listenplay Supermarket você será capaz de oferecer a melhor experiência do cliente para os clientes do seu supermercado. Ainda, se você for dono de academias, e quiser dar aquela forcinha extra para manter os alunos motivados durante a malhação, então você pode utilizar a Rádio Academia.

 

Todas essas rádios contam com mais de 60 playlists criadas por especialistas. Sem falar que elas também possuem anúncios cortesias pré-gravados, mas, se você preferir, pode optar por gravar anúncios com um locutor virtual ou com locutores profissionais.

 

Não perca a oportunidade de fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir de perto todas as vantagens de ter uma rádio personalizada, melhorando a experiência dos seus  clientes.

 

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