Músicas para trabalhar em casa e aumentar a produtividade


16 de novembro de 2020


Músicas para trabalhar em casa e aumentar a produtividade

Devido ao isolamento social, os brasileiros foram obrigados a mudar suas rotinas. Muitas pessoas deixaram o escritório e passaram mais tempo em casa, com isso criaram ou intensificaram o hábito de ouvir músicas para trabalhar em casa e aumentar a produtividade se tornou comum. De fato, a música ajuda a aumentar a concentração e pode ser uma grande aliada. 

 

Por outro lado, a escolha do tipo de música pode ser determinante para ajudar ou atrapalhar quem precisa ser mais produtivo. Neste artigo, você vai entender melhor como escolher as músicas para trabalhar e aumentar a sua produtividade. Acompanhe a leitura!

 

Isolamento social aumenta a pressão por produtividade

 

O início do isolamento social foi marcado por uma série de cobranças dos brasileiros para com eles mesmos. Por passarem mais tempo em casa, muitas pessoas queriam ser mais produtivas. 

 

Todos os dias diversas lives eram feitas, cursos eram lançados e as pessoas eram mais estimuladas a mostrar como estavam aproveitando bem o tempo em casa. Parecia uma grande disputa para mostrar quem conseguia se exercitar mais, ler mais, produzir mais etc. No entanto, essa pressão, que muitas vezes era interna, podia ser prejudicial.

 

A professora Rachel Ripardo, do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (NTPC/UFPA), e sua equipe do Projeto de Extensão Acolher explicam que cada pessoa vai vivenciar a questão da produtividade de uma forma diferente e é natural que, no início, as pessoas não saibam como agir. 

 

“É esperado que as pessoas passem por um momento de reorganização, e, em um primeiro estágio, é normal se sentir perdido. Negar a necessidade deste momento impede que as mudanças necessárias para voltar a produzir sejam colocadas em prática. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais do que uma pandemia, passamos por uma crise humanitária, e pudemos ver o efeito disso perto de todos nós”, explica a pesquisadora.

 

Para quem ainda não conseguiu encontrar o caminho para uma produtividade mais saudável e equilibrada, a música é uma alternativa interessante e eficiente. No entanto, mais do que usar a sua preferência musical, você deve identificar quais são as melhores opções de músicas para trabalhar em casa. Entenda melhor sobre isso a seguir!

 

Como escolher as melhores músicas para trabalhar em casa

 

Diversos estudos, realizados ao longo da história da humanidade, revelaram que a música aumenta a criatividade, a concentração e a agilidade. As pessoas também tendem a se sentir mais motivadas quando ouvem determinados tipos de música e também há relações com a memória.

 

Por exemplo, em alguns casos, induzir o indivíduo a um estado de meditação, a música é capaz de aumentar a concentração e fazer com que as pessoas se lembrem das informações com maior facilidade. No entanto, para ter todos esses benefícios, é preciso ouvir a música certa, no momento certo.

 

Evite as músicas do coração

 

As músicas que você mais gosta ou que despertam algum sentimento são justamente as que você deve evitar no trabalho. Esse tipo de música pode remeter a situações da sua vida ou trazer lembranças que vão atrapalhar a sua concentração. Por isso, evite qualquer tipo de música que tenha algum apelo emocional.

 

Procure novas opções

 

Ouvir as mesmas músicas sempre pode causar uma sensação de comodismo. Você já sabe o que está por vir, pois já ouviu aquelas mesmas músicas diversas vezes. Uma forma de evitar isso, ser surpreendido e, consequentemente, receber mais estímulos cerebrais é buscando novas músicas.  Sempre que possível coloque em uma playlist que nunca ouviu ou procure por novos estilos. Isso pode ajudar bastante em sua rotina.

 

Prefira sons instrumentais ou da natureza

 

As letras musicais prejudicam a concentração, principalmente quando são em um idioma que o ouvinte entende. A pessoa pode perder a concentração por prestar atenção na letra ou por querer cantá-la. A alternativa para evitar isso é ouvir músicas instrumentais ou os sons da natureza. Esse tipo de som ajuda a estimular a concentração.

 

Fazer boas escolhas, na hora de selecionar as músicas para trabalhar em casa, é fundamental, mas ter bons equipamentos também é importante. Afinal, um aparelho de som de má qualidade ou que não atende às suas necessidades vai fazer com que você pare de escutar suas músicas durante o trabalho e perca todos os benefícios que essa prática pode trazer.

No site da Frahm, temos uma linha completa de equipamentos de áudio que vão te ajudar a tornar o ambiente mais produtivo. Conheça os produtos e escolha o seu companheiro de trabalho.

 

E-book História da música

Comentários