O investimento em som para loja é uma estratégia de atração, retenção e comunicação com o cliente. Ter um ambiente sonorizado adequadamente permite que o estabelecimento anuncie suas promoções, conduza o consumidor pelo local ou oriente sobre o posicionamento dos produtos e tenha uma comunicação mais próxima.
Importante salientar que esses benefícios são obtidos quando a sonorização é adequada ao ambiente. Ou seja, pensada para aquele espaço, tipo de público e necessidades específicas. O som ambiente para empresas se torna um aliado, ajudando a vender, fazer promoções, anúncios etc. Neste artigo, você vai entender melhor sobre esse tipo de sonorização e os benefícios que oferece.
6 benefícios do som para loja
Em ambientes comerciais, o objetivo de ter uma sonorização profissional pode ser diverso, como propagar uma mensagem informativa, anunciar produtos em oferta, promoções, orientar sobre questões relacionadas com as compras, mudanças na dinâmica da loja etc. Assim, a sonorização é um investimento, pois trará resultados significativos para o negócio. Veja alguns benefícios de ter um som para loja comercial.
Aumenta o tempo de permanência na loja
Os clientes se sentem mais confortáveis com a sonorização no ambiente. Uma música agradável é capaz de envolvê-los de forma que nem eles mesmos se dão conta e fazer com que permaneçam por mais tempo no local, observando os produtos e conhecendo o ambiente. Consequentemente, a loja consegue ter um lucro maior do que sem sonorizar o local.
Melhora a comunicação
Em ambientes muito amplos como supermercados, aeroportos, lojas de departamentos e shoppings, a comunicação deve ser feita de forma a alcançar todos no local. Isso pode ser um desafio quando não há uma sonorização adequada. O investimento em sonorização ambiente vai proporcionar uma melhoria significativa na comunicação com o público.
Estimula as reações dos clientes
A música no ambiente serve como um estímulo para que o cliente tenha algumas reações. Quando bem selecionadas, de acordo com o horário, perfil do público etc., são capazes de despertar sensações nos clientes.
Músicas mais calmas, por exemplo, ajudam a relaxar a tensão depois de um dia cheio. O cliente se sente mais confortável para permanecer no local e fazer suas compras. Músicas rápidas podem fazer com que os clientes sejam estimulados a agir com pressa e comprar por impulso ou, no caso das academias, ajudam o cliente a se sentir motivado em suas atividades.
Aumenta a percepção da marca
A playlist do estabelecimento diz muito sobre seu estilo e ajuda a criar uma conexão da empresa com o cliente. As músicas variam de acordo com cada estabelecimento e alguns clientes vão se identificar mais com umas do que com outras. Essa identificação com a marca e o ambiente pode fazer com que o cliente frequente mais um estabelecimento do que outro.
Ajuda na divulgação dos produtos
O som para loja é uma das melhores ferramentas para quem vende no varejo. Ele permite que o cliente seja atraído enquanto passa fora da loja e, depois de entrar no ambiente, seja direcionado para as melhores ofertas. É possível ainda criar ações temáticas, que promovem a participação do público, com objetivo de gerar mais vendas.
Aproxima o público
Conversar com cada cliente, individualmente, seria o cenário ideal para oferecer um atendimento personalizado e melhorar as vendas. Ambientes grandes e que recebem muitos clientes por dia, no entanto, não conseguem agir dessa forma. Nesse sentido, o som para loja pode ajudar.
Enquanto o cliente faz suas compras o locutor conversa com ele, apresenta benefícios, faz comunicados, informa onde estão as ofertas do dia, entre outros dados. Para quem está no ambiente sozinho, a conversa é entre ele e o locutor. Essa ação deve ser organizada de forma estratégica, o locutor deve ter uma linguagem próxima e mais alinhada com o perfil do público para ter sucesso.
Como escolher o som adequado para a sua loja
A sonorização de ambientes comerciais deve ser feita por profissionais especializados. O processo se dá normalmente com um técnico indo até o local avaliar as características acústicas do ambiente e, com base nisso, desenvolver um projeto de sonorização que atenda às necessidades do negócio.
O projeto é personalizado, pois cada ambiente tem suas especificidades. Isso quer dizer que os equipamentos usados na loja de um conhecido seu ou do seu concorrente podem não ser os mais indicados para a sua loja. Essa análise deve ser feita pelos técnicos que irão projetar o som para a sua loja.
O profissional também vai orientar sobre quais são os equipamentos necessários para o projeto, como por exemplo amplificadores que suportam diversos microfones, caso sua loja tenha esse tipo de demanda. A indicação também incluirá sistemas de som mais modernos e com a conectividade que melhor atende a sua loja.
A instalação dos equipamentos também é feita por profissionais, que vão seguir as orientações do projeto. Essa equipe vai garantir que a potência, equalização, conexões, posicionamento, cabeamento e outros aspectos do projeto sejam executados da forma correta. Ela também fará testes de transmissão de sinal e irá identificar se há qualquer falha depois de concluir a instalação. Como explicamos no início, o som para loja é um investimento, por isso a participação de profissionais é fundamental.
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