Como a inovação para sistemas de som ambiente pode modernizar o seu negócio

Os sistemas de som ambiente não são mais os mesmos. A era do excesso de equipamentos, fios elétricos, grandes intervenções técnicas e integração limitada acabou e deu espaço a um conceito antes considerado exclusivo do meio audiófilo: qualidade custa caro. É verdade que linhas de produto de altíssima fidelidade, também chamados de high-end, continuam existindo, mas os produtos voltados ao consumidor médio passaram por uma curva evolutiva expressiva e hoje são muito mais dinâmicos e prontos para atender às exigências dos frequentadores de qualquer tipo de estabelecimento comercial.

 

A inovação permitiu, entre outros aspectos e sobre os quais falaremos mais adiante, criar produtos cada vez mais integrados, práticos e eficientes sem precisar sacrificar o tamanho, o design ou o preço. Isso ajudou a popularizar aparelhos de som e sistemas de sonorização que já são facilmente encontrados em muitas lojas que também oferecem outros produtos. Essa “desespecialização” que vários comerciantes protagonizam é extremamente benéfica para as duas partes dessa relação: quem compra e quem vende.

 

Para o empreendedor, não podia ser diferente. Caso ele queira participar de um mercado que movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano em todo o país, terá que expandir o seu portfólio de produtos e serviços para áreas até então não consideradas. Isso leva comerciantes de outras áreas, desde pequenos prestadores de serviço e instaladores até grandes varejistas de home centers a buscar formas de encantar o público com soluções diferenciadas e de qualidade.

 

Uma das principais ações é procurar se manter extremamente atualizado. Conhecimento é uma “ferramenta” importantíssima para o trabalho na área de sonorização ambiente, sobretudo em atividades comerciais, onde a concorrência é cada vez maior e mais feroz. Numa época em que os vendedores deixaram de ser os detentores exclusivos das informações sobre os produtos, é absolutamente necessário ser e formar profissionais capacitados que consigam atender aos diferentes perfis de público — incluindo aquele que chega à loja munido de todas as informações sobre determinado equipamento, já pesquisadas aprofundadamente na internet.

 

 

Por isso nós criamos um e-book completo sobre como modernizar o seu negócio de sonorização de ambientes. Para acessá-lo gratuitamente, basta clicar neste link.

 

 

Além de obter a informação que vai subsidiar a abordagem que culminará na venda, é importante que o comerciante fique atento às novidades do mercado, para se posicionar à frente dos concorrentes e ser referência na área de sistemas de som ambiente.

 

 

Materiais absorventes de última geração

 

 

Nos últimos dez anos, a engenharia acústica mundial evoluiu rápida e surpreendentemente. Por meio de estudos e investimentos em inovação, as indústrias conseguiram desenvolver objetos que transformam o simples “ouvir música” numa experiência sensorial sem precedentes. Um dos itens mais importantes para isso são os materiais que revestem o local que recebe um bom sistema de sonorização.

 

Pequenos painéis acústicos compostos por espuma, por exemplo, podem não parecer tão importantes. Mas eles fazem a diferença em salas onde a difusão de ondas sonoras pode ser prejudicada por características físicas do espaço. A razão é simples: as frequências mais baixas têm comprimentos de onda muito longos, que costumam ser um entrave para salas menores porque os padrões de interferência entre as ondas refletidas criam um campo sonoro bastante irregular. Quando encontram um painel absorvente, a membrana que reveste esses acessórios “mata” as ondas ao invés de permitir que elas reverberem no ambiente.

 

 

Eletro-acústica no controle dos sons

 

 

Nem sempre é possível alterar a forma e o tamanho de uma sala, mas há diversas oportunidades de se modificar a forma como o som se propaga por ela. Uma das mais inovadoras é a aplicação de um moderno sistema de algoritmos e microfones.

 

Esse recurso permite criar um ambiente acústico variável sem comprometer o volume da sala e a estética do projeto de som ambiente. Pequenos transdutores captam o som do local e o transformam acusticamente por meio da inteligência artificial, que adapta as frequências e ondas e as redistribui por meio de uma série de alto-falantes espalhados no lugar.

 

 

Distribuição inteligente de alto-falantes

 

 

Sistemas de sonorização ambiente precisam de caixas de som de excelente qualidade para garantirem a entrega de potência sonora, definição e clareza. Quando projetadas para integrar ambientes com projetos arquitetônicos, por exemplo, a responsabilidade do instalador é ainda maior: é preciso que elas ofereçam muita resposta audível e pouco impacto visual.

 

Para situações como esta, considere sempre usar alto-falantes desenvolvimentos especialmente para o uso em sonorização de ambientes. Eles são usados em projetos residenciais de diversos padrões mas também podem ser aplicados sem nenhuma restrição às instalações comerciais, como shoppings centers e locais com grande circulação de pessoas.

 

 

Informação de qualidade e atualizada

 

 

Tão importante quanto investir nos melhores equipamentos para a comercialização e recomendação aos clientes, é fundamental estar atento às novidades. Dispositivos que se conectam facilmente aos smartphones e tablets por meio de conexões Bluetooth e Wi-Fi chamarão mais a atenção dos consumidores, que hoje carregam praticamente toda a biblioteca de música nesses dispositivos e querem consumi-la com qualidade, onde quer que estejam.

 

Além disso, leia sempre blogs especializados e acesse sites de fabricantes, sobretudo dos que têm tradição na produção de equipamentos de áudio, para saber quais são as últimas tendências.

 

 

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