Pesquisar
Close this search box.

Som para residência: tendências para projetos de sonorização

Som para residência

Quem atua com som para residência sabe que as novidades estão sempre surgindo no mercado. É preciso acompanhá-las para atender e antecipar as necessidades dos clientes. As assistentes de voz, por exemplo, já viraram um objeto comum em casas automatizadas. 

Neste caso, o desejo por conforto acústico e experiências sonoras diferenciadas motivam a busca por novas soluções, como uma sala de cinema em casa. Aplicar esta e outras tendências diferenciam o seu trabalho da concorrência. Continue lendo e confira mais novidades da sonorização! 

 

Som para residência: por que ficar por dentro das novidades? 

 

Se você acompanha a Frahm, sabe que a inovação é indispensável no cenário de equipamentos e projetos de sonorização. Sendo assim, o seu negócio também precisa disso para se destacar e conquistar a fidelização dos clientes.

Novos produtos e soluções surgem regularmente no mercado de som para residências. As atualizações oferecem melhorias significativas em termos de qualidade sonora, integração com outros sistemas e praticidade no uso.

Confira: Guia completo sobre Subwoofer – O que é e como utilizar nos seus projetos

 

Novidades e tendências de som para residência

 

Ficar de olho nas tendências é uma oportunidade para oferecer um projeto completo, criativo e diferenciado. Com isso, você terá diversas opções para resolver as questões dos clientes e garantir um som para residência de alta qualidade.

Assistentes de voz

A integração de equipamentos e eletrodomésticos, como ar-condicionado e luzes com assistentes virtuais como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri está se tornando um padrão. Afinal, o controle do sistema de som por comandos de voz proporciona maior conveniência.

O relatório da Juniper Research aponta que 8,4 bilhões de dispositivos como os alto-falantes Amazon Echo e Google Home farão parte das casas dos consumidores em 2024. Isso mostra o quanto a novidade foi abraçada pelo público. 

Além de aparelhos específicos, também é possível utilizar o próprio smartphone para que o som seja transmitido no ambiente. Ou seja, o cliente não precisa adquirir um novo aparelho, tornando a automação sonora mais fácil e prática.

Automação de som residencial

A automação de som permite que o morador controle o som à distância. Na prática, funciona da seguinte forma: o cliente está saindo do trabalho e, ao chegar em casa, quer encontrar um ambiente aconchegante para descansar. 

Porém, não tem ninguém no local para preparar o ambiente. À distância, o cliente aciona a automação residencial para escolher o jogo de luzes que quer usar, regular a temperatura ambiente e, por fim, definir o tipo de música ou som que quer encontrar no local.

Assim, ele consegue preparar o ambiente para sua chegada. Além disso, a automação de som para residência pode ser usada de outras formas como:

  • Escolha do tipo de música que os filhos vão ouvir;
  • Definição de  uma playlist para tocar pela manhã;
  • Criação um modo festa com playlists animadas e jogo de luzes coloridas;
  • Ajuste do volume ou mudar de faixa com o controle de voz;
  • Integração do sistema de som ao de segurança para alerta sonoro em emergências.

Sala de cinema em casa

Ter uma sala de cinema em casa é o sonho de muitos brasileiros, mas isso não significa apenas uma tela grande com caixas de som potentes. A automação de som para residência permite que o cliente tenha uma experiência imersiva e completa. 

Seguindo a mesma lógica anterior, é possível também preparar a casa para quando estiver chegando com um sistema automatizado para TV e som de cinema, e escolher a distância o que deseja assistir.  

Despertador automatizado e com a música preferida

Um dos principais diferenciais da automação de som para residência é a personalização. Ou seja, se o seu cliente quer acordar todos os dias ouvindo uma música que vai deixá-lo mais feliz e motivado, é possível fazer isso.

Com um sistema de automação, ele programa o horário de ligar os equipamentos de som e define qual música tocar. Tudo isso é possível, pois as soluções contam com recursos de conexão, como bluetooth e sistema Wireless, que garantem a comunicação entre elas. 

 

E para o futuro?

 

Algumas possibilidades como o áudio de alta resolução estão se tornando mais acessíveis e aplicáveis em som para residência. É o caso de tecnologias como Dolby Atmos e Hi-Res Audio, que proporcionam um áudio imersivo e uma qualidade sonora superior.

Os sistemas de som multi-room estão crescendo no mercado. A solução permite o controle do som em diferentes cômodos de forma sincronizada ou independente. Por outro lado, melhorias na instalação e configuração dos equipamentos também se destacam, como os sistemas de encaixe fácil. 

Em resumo, algumas novidades para acompanhar são: 

  • Áudio de alta qualidade com tecnologias como Dolby Atmos e Hi-Res Audio;
  • Sistemas de som multi -room para reprodução em diferentes cômodos da casa;
  • Instalação prática com opções de sistemas plug and play.

 

Como apresentar as tendências de som ambiente aos clientes?

 

Como dito anteriormente, é preciso saber como aplicar as tendências de som para residência na sua rotina de trabalho. Muitas vezes, os clientes não visualizam as possibilidades e ganhos que a sonorização pode trazer e cabe a você esclarecer.

Para isso, mostre outros projetos realizados e apresente os benefícios, na prática. Isso permite ao cliente compreender como será aplicado na sua residência e valorizar o resultado prometido.

Para quem busca experiências marcantes no dia a dia, conforto e quer uma rotina mais fácil, a automação de som para residência é uma ótima solução. Continue acompanhando o blog da Frahm para entender mais sobre esse e outros temas e se especializar em sua área!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente