11 dicas sobre aparelhagem de som para curtir em casa


30 de setembro de 2020


11 dicas sobre aparelhagem de som para curtir em casa

O isolamento social fez com que conforto e por ter mais qualidade em casa se tornassem uma prioridade. A consultoria GFK divulgou uma pesquisa, ainda no início da quarentena, afirmando que a venda de aparelhos eletrônicos subiu 85%

 

Se você ainda não atualizou os seus equipamentos e está à procura de uma boa aparelhagem de som, continue lendo este artigo. A seguir, vamos apresentar 11  dicas que vão te ajudar a escolher a opção mais adequada para as necessidades do seu lar. Aproveite! 

 

11 dicas para escolher a aparelhagem de som para sua casa

Caixas de som

 

Existem diferentes tipos de caixas de som no mercado, por isso a escolha pode ser um pouco difícil. Definir alguns critérios podem te ajudar: 

 

1. Posicionamento ambiente

 

Você pode posicionar as caixas de diferentes formas no ambiente, mas para isso é preciso escolher se elas ficarão presas na parede ou serão embutidas no forro. As caixas presas na parede são caixas acústicas e as caixas de embutir no forro são arandelas. 

 

Arandelas oferecem uma estética mais agradável para o local, mas é preciso ter um forro que aceite embuti-las.  As caixas acústicas de sobrepor são presas nas paredes ou nas colunas. O posicionamento desses produtos vai influenciar na qualidade sonora. 

 

2. Conectividade

 

Os modelos mais novos de caixas de som contam com todos os recursos mais modernos, como Wi-Fi, Wireless, Bluetooth, e também as mais tradicionais, como entrada P2. Na hora de escolher, tenha em mente as suas prioridades. As caixas mais modernas permitem o controle à distância, por meio de aplicativo, por exemplo, o que oferece muita comodidade no dia a dia. 

 

3. Compatibilidade com outros aparelhos

 

Antes de comprar um modelo específico de caixa para a sua aparelhagem de som, atente-se para a compatibilidade do aparelho com outros recursos que você pretende usar. Smartphones, TVs, computadores e outros dispositivos devem conversar com a sua aparelhagem de som.

 

4. Material e composição

 

Você vai usar as caixas de som em ambientes internos ou externos? Essa informação é muito importante, pois direciona o tipo de caixa que você precisa. No ambiente interno, as caixas não precisam atender nenhuma característica específica de resistência. Apenas, ser um produto de qualidade e com garantia do fabricante. Já na área externa, os modelos outdoor, que protegem de raios UV, poeira, jatos de água etc., são importantes para a durabilidade do produto.

 

5. Potência das caixas de som

 

A potência do som representa o volume que a caixa é capaz de alcançar, mas isso não significa, necessariamente, qualidade. Em ambientes residenciais, não é necessário investir em caixas de som muito potentes, pois o volume deve ser mais equilibrado. As potências mais elevadas são indicadas apenas para ambientes amplos e abertos ou que vão receber muitas pessoas. 

 

6. Quantidade ideal

 

O ambiente residencial não precisa de muitas caixas de som. Apenas projetos de home theater, onde o sistema pode  ser 5.1 ou 7.1, formados por 5 caixas ou mais. Em outros tipos de usos, com uma quantidade de caixas muito elevada, o resultado pode ser reverberação ou eco. O importante é que as suas necessidades sejam transmitidas ao profissional que orientar a sua compra para que ele lhe indique as melhores opções para o seu caso.

 

7. Tipo de uso e características

 

Dentro da aparelhagem de som relacionadas às caixas, existe ainda o modelo caixas amplificadas portáteis, aparelho que amplifica o som e pode ser conectado a outros dispositivos ou instrumentos. Além disso, a caixa amplificadora pode ser conectada a uma fonte de energia ou contar com uma fonte interna recarregável. A melhor forma de escolher dentre as alternativas de produtos deste tipo é entendendo exatamente para que tipo de uso ela será destinada.

 

Sound System

 

Sound System é uma aparelhagem de som que, em geral, fica posicionado em um ambiente da casa e é recomendado para quem prefere ouvir som em estéreo. O aparelho conta com apenas dois canais de áudio, por isso não é ideal para o uso combinado com TVs, mas sim para a reprodução de músicas em CDs e outros dispositivos

 

1. Tipos de ambiente

 

Na hora de escolher, é importante saber que existem algumas versões mini desse aparelho de som, que permitem o seu transporte. De forma geral, o sound system é um equipamento que o usuário não movimenta muito, mas pode acontecer nesses casos. Adeque à sua necessidade!

 

2. Conectividade

 

Embora seja um aparelho para a reprodução de CDs, os aparelhos sound system mais modernos contam com algumas opções de conectividade. Você pode encontrar um aparelho com conexão Bluetooth e entrada USB. 

 

3. Caixas adicionais

 

Alguns modelos de sound system permitem que outras caixas de som sejam acopladas. É uma solução interessante, caso você queira colocar uma caixa de som em outro ambiente, eventualmente.

 

4. Tamanho e potência

 

Antigamente, as pessoas tinham grandes aparelhos de sound system em casa. No entanto, o comportamento e os interesses do consumidor mudaram, e os usuários procuram agora produtos mais compactos. Assim, podem colocá-los em qualquer ambiente, sem interferir na estética do local.

 

É importante destacar que o tamanho do aparelho também influencia em sua potência. Quanto maiores os equipamentos, mais opções de níveis de potência você terá. No entanto, por ser uma aparelhagem de som utilizada, em geral, no ambiente residencial, não é recomendado que tenha volumes muito elevados. 

E agora, está preparado para fazer a sua escolha? Acesse o nosso site e encontre os melhores modelos de aparelhagem de som.

 

ciência por trás do som

Comentários