O guia do som ambiente para lojas e ambientes comerciais

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Existem inúmeros recursos que um estabelecimento comercial pode adotar para se destacar da concorrência e viabilizar o crescimento do negócio. Um deles, ainda pouco explorado por empresas de pequeno e médio porte, mas que pode proporcionar resultados expressivos a custo relativamente baixo, é o som ambiente para loja.

A procura por sonorização de ambientes em estabelecimentos comerciais têm crescido por conta dos benefícios que a iniciativa proporciona, principalmente no que se refere à atração de novos consumidores, aumento da permanência e satisfação dos frequentadores no ambiente. Isso pode contribuir para o aumento das vendas e experiência do cliente.

O motivo é científico: a música desperta sensações agradáveis e possibilita a criação de ambientes mais relaxantes. A trilha sonora escolhida para embalar os consumidores é uma das principais técnicas usadas no Marketing Sensorial. Essa metodologia tem como principal objetivo explorar os cinco sentidos humanos: olfato, tato, paladar, audição e visão para despertar o desejo de compra.

Investir nesse tipo de recurso para seu ambiente comercial pode ajudar em diferentes aspectos. Sendo assim, é importante conhecer seus benefícios, como acontece essa instalação e como você pode deixar seu espaço ainda mais aconchegante e especial para os seus clientes.

Continue a leitura deste artigo e veja um guia completo sobre o som ambiente para lojas e ambientes comerciais. Confira!

A importância do som ambiente para lojas

A música é algo muito presente na vida das pessoas, trazendo inúmeros benefícios aos seus usuários. Pode influenciar na saúde e no bem-estar devido a ações que promovem no corpo do indivíduo. Em um ambiente comercial, pode deixar o espaço mais aconchegante para seus visitantes, podendo até mesmo melhorar suas vendas.

Estudos científicos nacionais e internacionais apontam que os estímulos ambientais influenciam o comportamento dos clientes. É por esse motivo que um dos estímulos mais utilizados é o sonoro. Afinal, a aplicação de sonorização de ambientes nesse contexto podem modificar o comportamento do consumidor, ativando sensações de prazer e bem-estar. A formação de um “cenário” ideal deixa o indivíduo confortável e nessa circunstância, o ato de comprar torna-se mais impulsivo e irresistível.

A instalação de som ambiente pode ser incorporada por diferentes segmentos de negócios, como lojas, consultórios, restaurantes, bares, hotéis, escritórios de advocacia e imobiliárias. 

Mas para que um sistema de som ambiente funcione de forma eficaz, é imprescindível buscar no mercado um prestador que forneça um projeto personalizado de sonorização. Isso possibilita que cada componente do sistema e tecnologias adotadas sejam selecionados e instalados adequadamente para garantir um melhor desempenho sonoro.

Aquela sensação boa de entrar em uma loja e passar horas cantando a música ambiente, olhando mais peças e comprando mais, está relacionada a uma estratégia de neuromarketing aplicada com música no espaço.

O que é neuromarketing e qual sua relação com o som para lojas?

O neuromarketing busca compreender a lógica por trás do consumo e o porquê o consumidor se interessa por determinados produtos. Através da neurociência, é possível entender como o cérebro pode influenciar no poder de decisão do indivíduo.

Ouvir uma música pode despertar diversos sentimentos em uma pessoa, como alegria, tristeza, nostalgia, paixão e até raiva. Quem nunca chorou ouvindo algo específico, talvez sem nem saber o que diz a letra? Pensando nisso, é possível  usar esse fator ao seu favor e  aplicar técnicas de neuromarketing em seu negócio.

É importante conhecer seu público-alvo, entender suas preferências e gostos musicais, a fim de definir bem as playlists e o tipo de música que vai tocar  em sua loja. Desta forma, você pode usá-la de maneira correta a fim de deixar o ambiente mais agradável para seus clientes.

Além de proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, a música ambiente para lojas pode ser benéfica ao reforçar a imagem da marca de uma maneira positiva no mercado. É um recurso que demonstra personalidade e deixa uma lembrança na mente do cliente.

Usar a música em lojas e ambientes comerciais de forma incorreta pode ser também um tiro no pé. Não realizar a instalação adequada e usar o recurso de maneira errada pode desagradar os clientes. Sendo assim, esteja atento a todos os detalhes que podem te ajudar a aplicar o som ambiente de uma forma positiva.

Quer tornar sua loja atrativa para os clientes? Saiba como investindo em sonorização ambiente.

Cuidados para investir na sonorização para ambientes comerciais

Um dos fatores mais importantes para a sonorização de ambientes comerciais e lojas é que a trilha sonora escolhida tenha as músicas que possuam identificação com a marca e que também façam sentido para o público-alvo do negócio.

Por exemplo, uma loja de roupas femininas de alto padrão pode apostar em uma playlist de MPB, enquanto um supermercado de bairro pode dar preferência para músicas mais populares.

Outro ponto que merece atenção está diretamente ligado ao projeto de sonorização contratado. Nesse sentido, tanto a escolha do equipamento ideal como também a execução correta do projeto são de fundamental importância para garantir maior eficiência, qualidade e um acabamento perfeito na instalação do som ambiente.

Ao aplicar esse recurso sonoro na realidade de micro e pequenas empresas, torna-se viável aproveitar diversos benefícios para o negócio. Além disso, o custo-benefício da sonorização é um diferencial nesses casos, uma vez que você pode usufruir de todos os benefícios que ela oferece por um investimento mais baixo.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de se instalar um som ambiente para lojas.

Benefícios do sistema de sonorização para ambientes comerciais

Como já citamos anteriormente, o uso adequado do som ambiente em um estabelecimento comercial é capaz de aumentar o faturamento. Para garantir a efetividade dessa estratégia é necessário que o recurso seja utilizado da maneira adequada, respeitando o perfil do público. 

Atrai novos clientes

Uma boa imagem da sua marca pode fazer toda a diferença na hora de atrair mais clientes para a sua loja. Ter uma vitrine atrativa, um ambiente aconchegante e boas indicações pode fazer com que mais pessoas se interessem em entrar no espaço.

Além disso, a música ambiente pode ser o diferencial nesses casos, tornando-se um atrativo a mais para pessoas que passam pelo estabelecimento.  Se o espaço se mantém agradável, com pessoas felizes passando mais tempo por lá, é mais provável que outras pessoas também se interessem em entrar.

Aumenta o tempo de permanência dos clientes

Ao entrar em um ambiente aconchegante e agradável, a pessoa se sente bem e tende a passar mais tempo no local. O som ambiente para lojas pode ajudar nesse aspecto, fazendo com que o tempo de permanência do consumidor seja ainda maior.

Você sempre vai preferir ficar por mais tempo em um ambiente confortável e com uma boa música, certo? O seu cliente também é afetado positivamente pelas boas escolhas sonoras da sua loja, portanto, lembre-se sempre desse detalhe.

Influencia o comportamento do consumidor e aumenta as vendas

Considerando a influência que a música pode gerar no cérebro das pessoas, é importante destacar que ela pode afetar positiva ou negativamente o comportamento do consumidor em uma loja.

Ao se deparar com um espaço com uma boa música ambiente, e com a qual o consumidor se identifica, é possível que essa pessoa esteja mais aberta a conhecer os produtos e até mesmo realizar a sua compra.

Ou seja, o som ambiente para lojas, quando bem feito, auxilia também no aumento das vendas.  

Leia também: Qual a importância de um sistema de som para ambientes comerciais?

A escolha da música para o sistema de som ambiente

Para desfrutar de todas as vantagens que o som ambiente para lojas oferece, é importante se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença no resultado final do seu projeto. Entender seu público e escolher músicas adequadas para o espaço é o primeiro passo. 

Crie a identidade sonora da sua marca

Investir em uma identidade sonora da sua marca pode te ajudar muito nesse processo. Conheça seu público, entenda o que ele gosta, quais músicas são suas preferidas, qual estilo musical faz mais parte de sua vida. Dessa forma, é possível determinar quais músicas podem ser selecionadas para tocar em sua loja, a fim de agradar o consumidor.

Entenda como cada tipo de música influencia o consumidor

As músicas podem afetar o consumidor de maneiras diferentes, portanto, não é indicado o mesmo tipo de música para todas as lojas. Uma música mais calma, por exemplo, pode acalmar a pessoa, fazendo com que ela desacelere e inconscientemente passe mais tempo no espaço. Já uma música mais agitada pode estimular a compra por impulso, fazendo com que o consumidor pense menos antes de realizar a compra.

Saiba qual mensagem sua loja quer transmitir

A mensagem que você quer transmitir também influencia na hora de escolher os tipos de música para a sua loja. Em uma loja mais sóbria, como uma de roupas sociais, por exemplo, o jazz pode ser uma boa escolha por ser um estilo mais calmo e combinar mais com o ambiente.

Já uma loja de produtos esportivos transmite a ideia de que as pessoas devem se exercitar e estar mais animadas. Por isso, pode ser mais indicada a reprodução de músicas mais agitadas, como as eletrônicas, por exemplo.

A importância do projeto de sonorização personalizado para ambientes comerciais

É importante que um projeto de sonorização comercial seja feito por um profissional qualificado, que leve em consideração as suas necessidades, preferências e objetivos com esse tipo de instalação. Existem também alguns detalhes que devem ser considerados na hora de montar o seu projeto de som ambiente para lojas.

A avaliação do ambiente com uma análise de todo o espaço é fundamental para dar início a esse processo. Avaliar a altura do pé direito, acústica, formação de eco, pontos de instalação e se existe mais de um ambiente, são os pontapés iniciais  de um bom instalador.

Após uma boa análise do espaço e do seu objetivo com esse projeto, o instalador consegue dimensionar os locais e a quantidade de caixas a serem instaladas, bem como a forma como devem ser posicionadas para um melhor aproveitamento do som.

Levar em conta todos os detalhes do espaço, a sua finalidade com o som ambiente para lojas, o orçamento disponível e o seu gosto, pode fazer toda a diferença na hora de executar um projeto de sonorização. 

A Frahm oferece um serviço feito por profissionais qualificados da área, no qual eles realizam a produção de projetos de sonorização de forma personalizada e gratuita

O que você precisa saber sobre equipamentos de sonorização para lojas

Depois da definição do projeto, é a hora da escolha dos equipamentos para a sonorização da sua loja. Essa etapa é muito importante, pois materiais de qualidade influenciam positiva ou negativamente no resultado dessa instalação.

Existem alguns equipamentos básicos nesses casos:

  • Amplificador: equipamento projetado para aumentar o sinal elétrico recebido de uma fonte de áudio e enviá-lo para a caixa de som, elevando a potência e, consequentemente, o volume do som. 
  • Subwoofer: é um tipo de alto-falante feito especialmente para a reprodução de frequências mais baixas, as responsáveis pelos graves e subgraves de uma música;
  • Caixas de embutir: são caixas de som feitas para serem embutidas no gesso, na parede ou no teto do ambiente, deixando o espaço mais clean e com um design mais moderno;
  • Caixas de sobrepor: são as caixas de som que podem ser sobrepostas  em paredes, móveis ou colunas.

Ao escolher esse tipo de equipamento, deve-se considerar  alguns aspectos, como a qualidade dos aparelhos, potência oferecida, resistência do material, tipo de fornecedor, entre outros. 

Optar por marcas nacionais pode ser uma vantagem nesses casos, uma vez que oferecem um atendimento mais personalizado e um suporte facilitado. Caso seja necessária uma troca, por exemplo, esta será realizada de maneira muito mais rápida por serem equipamentos vindos de dentro do Brasil.

A qualidade e a resistência do material também podem influenciar na durabilidade do produto, fazendo com que seu investimento seja algo positivo. Materiais de qualidade podem garantir que o tempo de vida útil do seu sistema de som seja muito maior.

O projeto de som ambiente para lojas é algo que, se pensado com o devido cuidado e executado por profissionais qualificados, pode ser muito eficiente para o seu negócio. Por isso, é importante pensar nesses detalhes e buscar sempre o melhor para esse tipo de instalação.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o som ambiente para lojas, conheça também o guia definitivo para sonorização de ambientes comerciais e fique por dentro do assunto!

 

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