Depois de alguns anos vivendo em um mesmo local e estando diariamente nos mesmos ambientes, é normal acabar se “cansando” de alguns cômodos. Por isso, optar por uma reforma de sala é tão comum, afinal, é um dos lugares da casa onde passamos mais tempo.
Mas, apesar do desejo de renovar o ambiente, muita gente acaba adiando esse projeto por não querer gastar muito. Então, para te ajudar, selecionamos algumas dicas para uma reforma de sala com ótimo custo benefício e excelentes resultados. Continue a leitura:
9 dicas para reforma de sala sem gastar muito
Antes de iniciar uma reforma, seja da sala ou de qualquer outro ambiente, é necessário entender quais são seus objetivos e necessidades, ou o que mais te incomoda ali. Caso não haja nada tão específico, você pode verificar quais são as possibilidades para sua sala, dentro da sua realidade. Veja as dicas a seguir!
1. Renove a pintura da sala
Uma pintura nova faz qualquer ambiente parecer novo. Como passamos bastante tempo na sala, é comum que as paredes acabem ficando sujas, manchadas ou mesmo com pequenos defeitos. Além disso, pode ser que você tenha enjoado da cor que escolheu há alguns anos e queira mudar agora, o que é uma excelente estratégia para renovar sua sala.
2. Aplique papel de parede
Se acha que a pintura vai fazer muita sujeira ou, ainda, gostaria de um acabamento diferente na sala, os papéis de parede são ótimas opções. Você pode escolher entre modelos lisos, com estampas, ou mesmo aqueles que parecem acabamentos, como tijolinhos, madeira etc.
Para quem quer ousar um pouco mais, existem também os papéis de parede realistas, com imagens variadas, como florestas, fundo do mar, jardim vertical etc.
3. Modifique a iluminação
A iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente, principalmente naqueles que precisam ser mais aconchegantes, como sala e quartos. Se seu projeto de iluminação já é antigo, pode ser uma boa ideia renová-lo.
Caso sua sala já tenha um rebaixamento de gesso, você pode colocar luminárias embutidas, que trazem todo um charme para o ambiente. Caso contrário, apenas uma modernizada nas luminárias já pode ser suficiente. Investir em iluminação inteligente também é uma excelente ideia.
4. Invista em som ambiente para uma sala mais aconchegante
Se você usa a sala para assistir filmes, ouvir músicas ou receber os amigos, vale muito a pena investir em um bom sistema de som ambiente. A sonorização proporciona uma experiência de cinema em casa e você pode aproveitar seus filmes de forma muito mais imersiva e com mais qualidade de áudio.
E ao contrário do que muita gente pensa, sonorizar um ambiente como uma sala de estar não é um investimento alto. O custo-benefício é excelente e com certeza vai deixar sua sala muito mais aconchegante.
5. Crie uma área verde
Outra forma simples de renovar sua sala é criando uma área verde, que pode ser composta por um jardim vertical, algumas plantas ou um jardim de inverno, caso haja espaço. As plantas vão te conectar mais com a natureza e deixar o ambiente mais relaxante e acolhedor. Mas não se esqueça que, para mantê-las sempre bonitas, algum cuidado diário pode ser necessário.
6. Troque, reforme ou reorganize os móveis
Os móveis ocupam grande parte da sala. Por isso, é importante que você esteja satisfeito com todos eles. Caso algum te incomode ou não esteja mais combinando com o ambiente, trocá-los é uma boa opção. É claro que, quando falamos de móveis grandes, como sofás ou mesas, o custo pode ser um pouco mais alto.
Se comprar novos não for possível, você pode reformar aqueles que já tem em casa, mudando o estofado do sofá, por exemplo. Ainda, mudar o layout da sala reorganizando os móveis é uma forma mais econômica de renovar o ambiente.
7. Reforme o piso ou aplique um laminado
Se o piso da sua sala não está muito legal, o ideal é trocar o revestimento. A forma mais simples e econômica de fazer isso é aplicando piso laminado. Existem opções para aplicar diretamente em cima do revestimento atual, então nem é preciso quebrar o que já tem. Outra opção, principalmente para pisos de madeira, é reformá-los, lixando-os e envernizando-os.
8. Troque as cortinas
Depois de alguns anos, as cortinas vão ficando sujas, desalinhadas e podem trazer um ar de desleixo para a sala. Por isso, trocá-las por um modelo diferente e, claro, novinho, já vai mudar totalmente o ambiente.
9. Invista em uma boa tapeçaria
Por fim, você pode investir em um bom tapete, uma capa de sofá bem bonita e de boa qualidade ou mesmo em almofadas que vão deixar sua sala mais bonita e confortável. São apenas detalhes, mas que fazem toda a diferença.
Gostou das dicas? Então leia também nosso conteúdo com as principais tendências de decoração do momento.