A caixa de som para propaganda pode ser uma ótima estratégia para melhorar o seu marketing. Você já deve ter ouvido que a propaganda é a alma do negócio. Bastante popular, a frase mostra como a divulgação é importante para atrair clientes e estimular as compras.
No entanto, para garantir a efetividade das ações, contar caixa de som para propaganda pode ser fundamental. O uso desse tipo de equipamento especializado para sonorização comercial ajuda o seu estabelecimento a chamar atenção e ganhar o destaque desejado.
Neste artigo, você vai entender melhor como usar diferentes tipos de caixa de som propaganda e conhecer os benefícios que pode obter com esse recurso. Continue lendo o artigo e confira!
Leia também: O guia do som ambiente para lojas e ambientes comerciais
Benefícios de usar caixa de som para propaganda em ambientes comerciais
A sonorização para ambientes comerciais é tão importante quanto o uso de outros recursos, como câmeras e alarmes de segurança. Prova disso está na pesquisa da Swedish Retail Institute com a Soundtrack Your Brand que mostra como a música movimenta as vendas.
Os dados mostram que houve uma diminuição de 4,3% nas vendas do restaurante se a trilha sonora não for personalizada para a marca. No caso contrário, há um aumento de 4,8% das vendas. Ou seja, não dá para ignorar a identidade sonora de um comércio, não é mesmo?
A sonorização torna o ambiente mais agradável para quem o frequenta. Com isso, os clientes se sentirão mais motivados em ir até o estabelecimento. O tempo de permanência no local também aumenta quando a empresa investe em sonorização de ambientes.
Se o ambiente é agradável, o cliente terá vontade de ir até ele e passar mais tempo por lá.
Automaticamente, isso impacta no consumo, principalmente para bares e restaurantes, pois a tendência é que o cliente passe mais tempo no estabelecimento e consuma mais. Além disso, tendo uma boa experiência, naturalmente o cliente vai indicar o local.
A sonorização também pode ter caráter informativo e estimular vendas. Um supermercado, por exemplo, utiliza a sonorização para tornar o ambiente mais atrativo e agradável, tocando músicas, mas também para levar informações sobre seus produtos.
Como usar caixa de som em ambientes comerciais
O uso da caixa de som para propaganda faz parte da estratégia de sonorização comercial. Este tipo de sonorização de ambientes pretende trazer conforto sonoro, sensação de bem-estar e informações a lojas, restaurantes, supermercados, shopping centers e tantos outros tipos de estabelecimentos.
Para alcançar esses objetivos, deve-se ter o cuidado de garantir que o equipamento escolhido atende às necessidades do ambiente e é um recurso especializado para a sonorização de ambientes.
Ao utilizar caixas de som multiuso ou outros tipos de equipamentos portáteis, por exemplo, você pode não atingir os objetivos que deseja. Isso porque este tipo de caixa de som não foi desenvolvido para fins comerciais. Ou seja, suas configurações foram pensadas para outros tipos de ambiente.
A caixa de som ideal para propaganda é a passiva, ela pode ser usada de algumas formas, como:
- Na sonorização interna reproduzindo músicas que agradam o público;
- Na veiculação de anúncios e avisos dentro da loja;
- Para comunicar informações ou promoções importantes ao cliente;
- Atrair quem está do lado de fora da loja para alguma ação interna.
Nesse aspecto, a escolha dos equipamentos certos será fundamental. Um ambiente que será sonorizado internamente não vai utilizar os mesmos recursos que um ambiente que fará uma comunicação para atrair pessoas fora da loja. Por isso, planeje bem!
As caixas de som passivas são frequentemente recomendadas para estabelecimentos comerciais devido à sua versatilidade e capacidade de integração com outros equipamentos de sonorização, como amplificadores e subwoofers.
Saiba mais: Sonorização em ambientes comerciais
Equipamentos que devem ser utilizados na sonorização de ambientes comerciais
Na sonorização de ambientes comerciais, além das caixas de som, são necessários outros equipamentos essenciais, como amplificador, subwoofer e, em certos casos, um microfone. Cada um desempenha um papel específico para uma experiência sonora completa e adequada às necessidades do estabelecimento.
Se a ideia é fazer anúncios sonoros ao vivo ou transmitir mensagens importantes, por exemplo, é essencial conectar um microfone ao sistema de sonorização. Ligado às caixas de som por meio do amplificador, o microfone permite que a voz seja ouvida por todos os presentes, seja em lojas, supermercados, academias ou outros estabelecimentos.
Nesse sentido, é crucial ter um projeto de sonorização bem elaborado para dimensionar adequadamente a quantidade necessária de cada tipo de equipamento, determinar a melhor posição para as caixas de som, e garantir uma distribuição uniforme do som no ambiente.
Como escolher a caixa de som ideal para sonorização comercial
Existem vários aspectos a considerar na escolha da caixa de som. Em primeiro lugar, priorize caixas de som que ofereçam uma reprodução de áudio clara e precisa. Não esqueça de analisar a potência. Ela deve ser adequada para o tamanho do espaço e o volume sonoro desejado.
É importante verificar se as caixas de som para propaganda são compatíveis com os outros equipamentos de áudio que serão utilizados, como amplificadores, processadores de áudio e microfones.
Por fim, outro ponto essencial é comprar de fabricantes renomados e com boa reputação no mercado. Isso porque você terá maior confiança na qualidade do produto, além de uma assistência e suporte adequado, caso necessário.
Tenha todas as vantagens que uma caixa de som para propaganda pode oferecer. Confira nosso guia completo sobre sonorização de ambientes comerciais e aprenda a sonorizar o seu estabelecimento!
Aproveite e solicite um projeto personalizado e gratuito para o seu ambiente.